terça-feira, maio 31, 2005

Debandada na Squadra Azzurra

Os jogadores Dário Rigo, Alberto Orlandi, Máximo Cunegatti, Pierluigi Bresciani (todos do Bassano), Alex e Alberto Michielon, Alex e Mirko Bertolucci, Enrico Mariotti e Andrea Tosi (Todos do Follonica) decidiram abandonar a selecção Italiana não participando já no próximo mundial. Prevê-se uma tarefa difícil para Cristiano Pereira, pois perde toda a selecção que foi vice-campeã mundial em Oliveira de Azeméis.

Jogos do Fim de Semana

Campeonato Nacional Masculino
Sábado dia 4 de Junho de 2005
Poule A

18 Horas - UD.Oliveirense - OC.Barcelos

19H45M - FC.Porto - SL.Benfica

21 Horas - Juv.Viana - CD.Nortecoope

Poule B

18 Horas - HC.Sintra - CD.Portosantense

18 Horas - Ac.Espinho - Ac.Cambra

21 Horas - ACR.Gulpilhares - Riba D'Ave

Descansa: CD.Paço D'Arcos


Campeonato Nacional Feminino - Fase Final
Sábado dia 4 de Junho de 2005
ULTIMA JORNADA

18 Horas - Fundação Nortecoope - CD.Nortecoope
18 Horas - ACR.Gulpilhares - CD.Portosantense
18 Horas - HC.Mealhada - Alcobacense
18 Horas - GDR."Os Lobinhos" - HC.Marco

Vítor Hugo confirmado na selecção brasileira

Vítor Hugo vai mesmo ser o treinador da selecção no Brasil no Mundial de San José, que decorre em Agosto na localidade Califórnia. O actual seleccionador campeão do Mundo aceitou o convite dirigido pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação pelo que já em Julho dirigirá no Recife um estágio de duas semanas, regressando ao convívio dos brasileiros nos Estados Unidos, onde o Brasil deverá chegar uma semana antes do início do Mundial.

Fonte: Jornal OJOGO

segunda-feira, maio 30, 2005

Calendário do Mundial

Fica aqui desde já disponível o calendário para o Mundial (o Horário é o Local):


37th WORLD CHAMPIONSHIP 2005 - SAN JOSE (California) USA

Jogo grande com direito a TV

O jogo que pode distanciar definitivamente o FC.Porto ou aproximar o SL.Benfica perigosamente dos dragões terá honras de transmissão televisiva. Pena é que não seja transmitido em canal aberto para todo o pais conseguir ver o jogo. Sendo assim no próximo sábado dia 4 Junho às 19h45min na temos o grande clássico FC.Porto - SL.Benfica.

domingo, maio 29, 2005

Final Four de Juvenis e Juniores

Juvenis

3º e 4º Lugar
CD.Paço d’Arcos 5-4 FC.Alverca (a.p)

FINAL
OC.Barcelos 2-3 ACR.Gulpilhares

Classificação Final:
Campeão Nacional - ACR.Gulpilhares
2º- OC.Barcelos
3º- CD.Paço D'Arcos
4º- FC.Alverca

Juniores

3º e 4º Lugar
CD.Paço D'Arcos 6-1 ACR.Gulpilhares

FINAL
FC.Porto 5-1 HC.Sintra

Classificação Final:
Campeão Nacional - FC.Porto
2º- HC.Sintra
3º- CD.Paço D'Arcos
4º- ACR.Gulpilhares

Brasil quer Vítor Hugo

A Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação já escolheu o nome que gostaria de ver figurar nas fichas de jogos do Mundial'2005 como seleccionador do Brasil: Vítor Hugo. Numa altura em que a preparação dos "canarinhos" já vai na fase da pré-convocatória, a escolha do técnico nacional é uma questão em aberto, já que todos aguardam ainda pela resposta do antigo seleccionador português, que poderá ser positiva porque Vítor Hugo considera aliciante o convite.
Seria de facto um reforço de peso para um Brasil que conta para já com dois jogadores que actual no campeonato da I Divisão: Didi e Cacau. Na prática, estaria no banco o actual treinador campeão do Mundo e por isso uma mais-valia de experiência de uma selecção que surge no segundo patamar do hóquei em patins mundial, logo abaixo das quatro potências. No Mundial de Oliveira de Azeméis, o Brasil classificou-se no quinto posto.
Fonte: Jornal OJOGO

Chamados para o Mundial

A primeira lista de 14 jogadores que podem integrar a Selecção Nacional no próximo Mundial, em Agosto, nos EUA, já foram convocados pela FPP para os primeiros exames médicos.
À cabeça dos clubes surge o Benfica, com 5 pré seleccionados: Carlos Silva, Valter Neves, Rui Ribeiro, Pedro Afonso e Ricardo Barreiros. Do OC Barcelos, o seleccionador chamou: Joõ Pereira e Tó Silva e do FCP, Reinaldo Ventura e Ricardo Figueira; da Juventude de Viana, Carlitos; do Gulpilhares, Tiago Rafael; da Oliveirense, Guilherme Silva e do estrangeiro, Sérgio Silva (Prato) e Ricardo Pereira (Réus).

OK LIGA

Pela "vizinha" Espanha os resultados de ontem foram os seguintes:

LICEO 4 - FC BARCELONA 5
LLORET 0 - REUS 3
VILANOVA 3 - NOIA 4
VIC 8 - IGUALADA 3

O VILANOVA, de José Querido, foi eliminado mas conseguiu a manutenação...

Com estes resultados, as quatro equipas classificaram-se pela via mais rápida ao conseguir um claro 3-o no primeiro jogo dos play-off.
Agora restam as semi- finais do Campeonato OK LIGA.

Com: Nélson Alves

sábado, maio 28, 2005

Resultados do fim de semana

Poule A

OC.Barcelos 0-5 FC.Porto
SL.Benfica 5-3 CD.Nortecoope
AJ Viana 1 - 1 UD Oliveirense

Poule B

Ac.Cambra 7-3 HC.Sintra
CD.Paço D'Arcos 2-2 ACR.Gulpilhares
Ac.Espinho 7-3 Riba D'Ave

Femininos

CD.Nortecoope 7-0 Lobinhos
Alcobacense 0-3 ACR.Gulpilhares
CD.Portosantense 4-2 Fundação Nortecoope

Juniores

FC.Porto 8-3 CD.Paço D'Arcos
Gulpilhares 3-4 HC.Sintra


FCP goleia em Barcelos

O conjunto de Franklim Pais venceu ontem o OC Barcelos por 5 - o. Desta forma, o FCP continua cada vez mais líder.

CAMPEONATO ESTÁ AO RUBRO

Faltam quatro jornadas para o fim do Campeonato.
O FC Porto mantém intacta a liderança, mas ainda nada está definido. E hoje, há outro jogo grande.
A Oliveirense (3.º) ruma a Viana do Castelo... Apesar da sexta jornada da Poule final ter arrancado ontem, a verdade é que hoje há mais um jogo entre «grandes».
A Oliveirense, ainda com esperanças em conquistar o título, ruma a Viana do Castelo para defrontar, pelas 21h00, o conjunto da Juventude Viana. A partida vai pôr frente a frente quinto e terceiro classificado, respectivamente. Assim, apenas quatro pontos separam as duas equipas com a vantagem do lado do conjunto de Oliveira de Azeméis, que soma 37.
Mas o «outsider» de Viana é um «osso duro de roer» no seu recinto e continua apostado em conquistar o melhor lugar de todos os tempos e que lhe pode abrir as portas das competições europeias na próxima época.
Ambas as equipas vêm de uma derrota, dado que os vianenses perderam, por 6-2, em Barcelos, enquanto a formação comandada por António Vale claudicou na Luz, diante do Benfica, por quatro bolas a duas. Aliás, este é um dos momentos mais atribulados, em termos de resultados, dos pupilos da Oliveirense. Depois de ter conseguido um lugar na «final four» da Liga dos Campeões, a equipa perdeu, através da transformação de grandes penalidades, frente ao FC Porto, na meia-final. Esse afastamento acabou por se reflectir na ronda anterior, em que não conseguiu impor nem o seu ritmo, nem o seu jogo no confronto com os «encarnados». Numa altura me que a prova caminha a passos largos para o final, a Oliveirense não pode ceder mais terreno, dado que continua empenhada em chegar à conquista do título nacional.Benfica recebe Nortecoope.
Entretanto, na Luz, pelas 18h00, o vice-líder Benfica recebe a Nortecoope, que continua sem somar qualquer ponto nesta fase final.

In Norte Desportivo On line

sexta-feira, maio 27, 2005

Jornada do Fim de semana

Poule A

27 de Maio de 2005

21 Horas - OC.Barcelos - FC.Porto

28 de Maio de 2005

18 Horas - SL.Benfica - CD.Nortecoope

21 Horas - Juventude de Viana - UD.Oliveirense

Poule B

27 de Maio de 2005

21 Horas - Ac.Cambra - HC.Sintra

28 de Maio de 2005

18 Horas - Ac.Espinho - Riba D'Ave

19 Horas - CD.Paço D'Arcos - ACR.Gulpilhares

Descansa: CD.Portosantense


Campeonato Nacional Feminino - Fase Final

Dia 28 de Maio de 2005

18 Horas - CD.Nortecoope - GDR."Os Lobinhos"
16 Horas - Alcobacense - ACR.Gulpilhares

Dia 29 de Maio 2005

17 Horas - CD.Portosantense - Fundação Nortecoope
18 Horas - HC.Marco - HC.Mealhada

Cameonato Nacional de Juniores - Final Four

Dia 28 de Maio de 2005

Meias-Finais
16 Horas - FC.Porto - CD.Paço D’Arcos
17H30M - ACR.Gulpilhares - HC.Sintra

Dia 29 de Maio 2005

3º e 4º Lugar - jogo disputado às 10 Horas

Final - Jogo disputado às 16 Horas e 30 Minutos

Campeonato Nacional de Juvenis - Final Four

Dia 28 de Maio de 2005

20 Horas - OC.Barcelos - CD.Paço D'Arcos
21H30M - ACR.Gulpilhares - FC.Alverca

Dia 29 de Maio de 2005

3º e 4º Lugar - Jogo disputado às 11 Horas e 30 Minutos

Final - Jogo disputado às 15 Horas

quinta-feira, maio 26, 2005

Afinal quem tramou os jogadores do Sporting?

Os jogadores do Sporting estão indignados e, acima de tudo, tristes com a extinção da equipa sénior no clube. Todos eles marcaram presença numa conferência de imprensa que decorreu ontem no Pavilhão da Parede, local que acolheu a maioria dos jogos da equipa ao longo da época.

Os atletas "leoninos" não conseguem compreender como é que o clube tomou uma decisão destas de um dia para o outro e frisam que mereciam outro tipo de comportamento. Defendem que o Sporting tomou a decisão mais fácil e estranham que os responsáveis do clube e da Associação de Hóquei em Patins do Sporting não entrem em contacto com eles, para pelo menos explicarem a decisão. Atónitos ficaram também com o facto de o dinheiro dos dois patrocinadores - Somague e Grupo Ferpinta - ter terminado tão cedo e questionam-se para onde terão ido as verbas. Mas o que lhes custa mais é mesmo a desistência do campeonato, a cinco jornadas no fim. "Não é digno de um clube com a grandeza do Sporting", ouviu-se várias vezes.

O ex-treinador Miguel Bento também não foi poupado e sempre que o seu nome surgiu na conversa notaram-se esgares e sorrisos irónicos nas caras dos jogadores.

A inexistência de uma Associação de Jogadores de Hóquei em Patins deixa os atletas completamente desprotegidos nesta e em situações similares. O guarda-redes José Carlos reconhece o facto e lamenta que a ideia nunca tenha seguido para a frente.

Miguel Bento é um dos responsáveis pela Associação de Hóquei em Patins do Sporting. O ex-técnico dos "leões" diz que a mesma "não teve quaisquer responsabilidades na extinção da modalidade no clube". Quanto às acusações dos jogadores, preferiu não comentá-las, já que disse não ter conhecimento do que foi dito.

Responsáveis ligados às modalidades do Sporting contactados por O JOGO declinaram tecer comentários sobre o caso, defendendo que o hóquei em patins era uma modalidade que funcionava à parte do clube.

ANDRÉ CRUZ MARTINS, in O Jogo
José Carlos: "Somos pessoas e temos dignidade"

"Estamos aqui para transmitir a nossa indignação com o que aconteceu. Estamos tristes e surpresos com a decisão do Sporting. A Direcção foi célere para acabar com a modalidade, mas não para resolver os problemas financeiros que se arrastam há sete meses. Merecíamos outro tipo de atitude. Somos pessoas e temos dignidade. Sacrificámo-nos pelas nossas famílias e não queremos pensar que foi um esforço inglório. A Associação e o Sporting não nos dizem nada, e se assim continuar, teremos de tratar da nossa vida. Recurso aos tribunais? Não sei, talvez seja uma solução..."

Filipe Gaidão: "Miguel Bento mentiu-nos"

"Gostávamos de saber para onde foi o dinheiro dos patrocinadores. Teoricamente chegava para a época inteira... Miguel Bento prejudicou a vida de 12 ou 13 atletas, seccionistas, mecânicos e enfermeiros. Mentiu-nos e omitiu-nos coisas importantes. No Benfica, aconteceu uma situação semelhante, mas os sócios impediram que a modalidade acabasse. Vê-se agora onde o Benfica está e constata-se que tem um projecto com pernas para andar."

Pedro Pestana: "Vamos continuar a treinar"

"É uma falta de respeito para um grupo de trabalho que com seis meses de salários em atraso treinou à noite em locais diferentes e que deu tudo nos jogos e nos treinos. É um enorme desgosto para mim desistir de um campeonato a cinco jornadas do fim. Vamos continuar a treinar, porque amamos a modalidade e há aqui jogadores que vão participar no Campeonato do Mundo na Califórnia."

quarta-feira, maio 25, 2005

Jogos do Grupo B

Dia 25 de Maio de 2005

21 Horas - Riba D'Ave 5-5 CD.Paço D'Arcos

Dia 26 de Maio de 2005

18 Horas - HC.Sintra 2-1 Ac.Espinho

18 Horas - ACR.Gulpilhares 0-2 CD.Portosantense

Descansa: Ac.Cambra

terça-feira, maio 24, 2005

Candelária na 1ªDivisão

A Candelária foi a primeira equipa da 2ªdivisão a confirmar a subida ao escalão máximo do hoquei em patins português.
Desde já os nossos parabéns a todos os atletas, técnicos, dirigentes e aos "picarotos".

A equipa HoqueiPt

Sorteio da Taça de Portugal

Taça de Portugal Masculina(2 e 3 Julho–Pavilhão Municipal Entroncamento)
FC.Porto - UD.Oliveirense
SL Benfica - Juventude de Viana

Taça de Portugal Feminina(11 e 12 Junho–Pavilhão Municipal de Alcobaça)
CD Nortecoope - Maiacoope
ACR Gulpilhares - Fundação Nortecoope

Sporting baralha as contas

DESISTÊNCIA DOS LEÕES LEVANTA IMBRÓGLIO
A desistência do Sporting do Campeonato Nacional da I Divisão levantou um problema de ordem administrativa no que diz respeito à pontuação e consequente classificação das restantes equipas. É que, levando à letra o que está estabelecido no artigo 13.º do Regulamento de Provas e Competições da Federação de Patinagem de Portugal, todos os resultados obtidos até esse momento não são levados em consideração e, como o artigo não se refere às fases incluídas no sistema competitivo em curso, a classificação final da 1.ª fase do campeonato teria uma ordenação ligeiramente diferente mas suficiente para subverter a verdade desportiva, isto porque os regulamentos federativos, que não prevêem situações deste tipo, não foram actualizados.Na verdade, o Gulpilhares, que participa no Grupo B, passaria assim a integrar o Grupo A, por troca com a Nortecoope. É que, em igualdade pontual, a formação do Gulpilhares tem vantagem sobre o conjunto da Maia, em virtude de somar uma vitória e um empate no confronto directo.Perante este cenário, o Gulpilhares já tomou uma posição. Caso a FPP, no seu entender, não cumpra o que está regulamentado, fará todos os jogos sob protesto até final da campeonato. "Já confirmámos junto da federação o protesto do primeiro jogo [n.d.r. frente ao Cambra]. Sentimo-nos prejudicados por toda esta situação", disse-nos o presidente do Gulpilhares, Adriano Silva.


À espera


A Nortecoope, por seu turno, aguarda serenamente pela evolução do caso. "Não temos nada a ver com a situação. Não é nada connosco e não considero existir uma 'guerra' contra nós", referiu o presidente Joaquim Faria que enviou um recado à FPP. "A federação, quando os clubes não têm credibilidade, não deveria inscrevê-los. Devia exigir uma caução para a eventualidade de virem a desistir."Entretanto, Félix Carvalho, vice-presidente da FPP e responsável do Comité Nacional de Hóquei em Patins vai hoje, na reunião federativa, apresentar uma proposta sobre o caso. "A desistência do Sporting só vai afectar o Grupo B. É esta a proposta que irei apresentar à direcção. Se fôssemos mexer na prova toda, este ano não haveria campeão e, para a próxima época, não se disputaria a I Divisão", afirmou Félix Carvalho.


Félix Carvalho: «Só afecta o Grupo B»


Félix Carvalho, vice-presidente da FPP e responsável do Comité Nacional de Hóquei em Patins vai hoje, na reunião federativa, apresentar uma proposta sobre o caso das clasiificações. "A desistência do Sporting só vai afectar o Grupo B. É esta a proposta que irei apresentar à Direcção. Se fossemos mexer na prova toda, este ano não haveria campeão e, para a próxima época, não se disputaria a I Divisão", afirmou ao nosso jornal Félix Carvalho.


Fonte:Jornal Record

sábado, maio 21, 2005

Resultados

Poule A

SL.Benfica 4-2 UD.Oliveirense
FC.Porto 5-4 CD.Nortecoope
OC.Barcelos 6-2 Juventude de Viana


Poule B

CD.Paço D'Arcos 3-2 CD.Portosantense
HC.Sintra 3-2 Riba D'Ave
ACR.Gulpilhares 8-3 Ac.Cambra
Descansou: Ac.Espinho

Feminino:

Lobinhos 1-0 CD.Portosantense
ACR.Gulpilhares 3-1 HC.Mealhada
CD.Nortecoope 13-0 HC.Marco


Benfica vence Oliveirense

Na abertura de mais um fim de semana de hóquei em patins, o Benfica recebeu e venceu a Oliveirense por 4-2, com os golos a serem monopolizados por Ricardo Barreiros (os quatro do Benfica) e Vitor Fortunato (os dois da Oliveirense).
Com este resultado o Benfica ascende ao segundo lugar da tabela classificativa.

Ponto final no Sporting

A direcção do Sporting informou ontem a Federação Portuguesa de Patinagem (FPP) que a sua equipa sénior abandona o Nacional da I Divisão antes do final da época. O clube leonino mantém os escalões de formação, mas a equipa treinada por Pedro Trindade, e onde jogam nomes como Filipe Gaidão ou Paulo Almeida, é extinta, como assegurou a O JOGO o director-geral Pedro Batalha Ribeiro: "No princípio da época o Sporting deu a uma associação de sportinguistas o direito a utilizarem o nome do clube nas competições de hóquei em patins. Sucede que essa associação não foi capaz de angariar os patrocínios necessários para suportar as despesas até ao fim da época. E nesta situação o Sporting não pode ver o seu nome comprometido. Ou seja, no próximo ano a formação mantém-se, mas a equipa sénior termina".

Contactado por O JOGO, Fernando Claro, presidente da FPP, confirmou que por volta das cinco da tarde o comunicado entrou na Federação. "Vamos de imediato cancelar o encontro que o Sporting tinha agendado para amanhã (hoje) com o Espinho". A meio da tarde de ontem, o treinador do Espinho foi informado que já não teria de se deslocar ao Pavilhão da Parede, devido ao abandono do Sporting. "É uma má notícia. O Sporting faz falta", comentou António Pinto, treinador do Espinho.

Jogadores leoninos vão reagir em conferência de Imprensa

Por seu turno, os jogadores, que não recebem há seis meses, optaram por não reagir a quente e, enquanto se informam com o advogado, já agendaram uma conferência de Imprensa para a próxima quarta-feira (ainda sem hora nem local marcados). Em declarações a O JOGO, o guarda-redes José Carlos foi breve: "Estamos tristes. Diremos o que tivermos de dizer em conferência de Imprensa. Apenas posso dizer que vamos continuar a treinar". Recorde-se que na equipa do Sporting, apenas José Carlos, Bruno Adrião, Mário Conceição e Pedro Pestana têm uma segunda actividade profissional, enquanto de entre os restantes jogadores, alguns são estudantes ou vivem apenas do hóquei, como é o caso, por exemplo, de Filipe Gaidão e Paulo Almeida.

PAULA CAPELA MARTINS, in O Jogo

quinta-feira, maio 19, 2005

Macau renova título asiático de hóquei em patins

Macau revalidou no passado dia 14 de Maio, o título asiático de hóquei em patins ao vencer a seleção japonesa por 8-1 no último jogo do campeonato que está a ser disputado em Jeonju, Coreia do Sul.A formação masculina macaense, maioritariamente constituída por jogadores da Casa de Portugal, precisava apenas de um empate para levar a melhor nas contas do asiático de hóquei em patins, mas superou o seu adversário completando a ronda de cinco encontros com cinco vitórias e 15 pontos.O Japão é o vice-campeão asiático ao ter terminado o campeonato apenas com uma derrota frente à selecção macaense.Além de ter vencido o asiático, Alberto Lisboa, treinador e jogador da formação macaense conquistou também o título de melhor marcador do torneio.


Fonte: Nélson Alves com Lusa

Luís Filipe em Viana

Sem nenhuma confirmação oficial até ao momento, o HoqueiPt conseguiu apurar junto a uma fonte próxima do clube que Luís Filipe já assinou pela Juventude de Viana.

quarta-feira, maio 18, 2005

Agenda do fim de semana

Campeonato Nacional Masculino
Poule A

20/05, 19h45 - SL Benfica vs UD Oliveirense (em directo na Sport TV)
21/05, 16h30 - FC Porto vs CD Nortecoope
21/05, 21h00 - OC Barcelos vs AJ Viana

Campeonato Nacional Masculino
Poule B


21/05, 18h00 - Riba D'Ave HC vs HC Sintra (o jogo disputa-se em Sintra)
21/05, 18h00 - Sporting CP vs AA Espinho
21/05, 18h00 - ACR Gulpilhares vs HA Cambra
21/05, 19h00 - CD Paço de Arcos vs CD Portosantense

Campeonato Nacional Feminino
Fase Final

21/05, 15h00 - ACR Gulpilhares vs HC Mealhada
21/05, 18h00 - GDR "Os Lobinhos" vs CD Portosantense
21/05, 18h00 - CD Nortecoope vs HC Marco
22/05, 17h30 - F Nortecoope vs A Alcobacense

Fonte: ANAHP

Hóquei em Patins do Sporting em risco

SOS Sporting

As portas podem fechar em Alvalade. Os jogadores não recebem há seis meses e pagam do seu bolso para treinar e jogar. Quando faltam oito jornadas para o fim da época, o treinador Pedro Trindade admite o pior cenário, isto enquanto se assiste a um longo silêncio por parte dos dirigentes máximos do clube

Os jogadores do Sporting continuam sem receber e os ordenados em atraso no clube já se arrastam há seis meses, sem reacção dos responsáveis máximos do clube. O treinador Pedro Trindade, que substituiu Miguel Bento após ter sido denunciada publicamente a crise financeira, alertou para o facto de as portas poderem fechar mesmo antes do fim da época em curso: "Os jogadores estão há seis meses sem receber, estão a pagar do seu bolso para poderem continuar a treinar e representar o clube, há jogadores que já não conseguem cumprir o plano semanal de treinos, pelas despesas de deslocação que acarreta. Corremos o risco de não haver condições para concluir a actual época desportiva".

Segundo Pedro Trindade, o clube transmitiu aos jogadores que "está na disposição de manter o hóquei, desde que uma empresa queira patrocinar". Na última reunião, entre jogadores e representantes da SAD leonina, foi dada a garantia de que o clube tudo faria para regularizar as contas, mas Pedro Trindade disse a O JOGO que, na passada segunda-feira, "Gilberto Borges [dirigente da secção], que tem suportado as despesas de funcionamento da equipa e pago do seu bolso as dívidas existentes, nomeadamente o aluguer do Pavilhão da Parede, comunicou que não conseguiu os apoios que julgava serem possíveis".

Com o futuro incerto, o Sporting luta neste momento pela manutenção no Nacional da I Divisão, ocupando o quarto posto no Grupo B. A oito jornadas do fim da temporada, o Sporting encontra-se no último lugar que garante a permanência no campeonato principal da modalidade. Mesmo podendo ficar na I Divisão, Pedro Trindade admite: "Mesmo que haja sucesso, o futuro não está salvaguardado, correndo-se o risco do Sporting não ter equipa sénior na próxima época".
O hóquei leonino vive, assim, dias dramáticos, depois de ter conquistado sete títulos nacionais, quatro Taças de Portugal, três Taças das Taças, uma Taça CERS, além do título europeu, conquistado em 1977.

Paulo Almeida: "As coisas estão muito graves. Sinceramente com o passado que o Sporting teve na modalidade, e face a este momento, custa-me que o clube não pegue nisto e custa-me o estranho silêncio do clube. Somos profissionais, pais de família com filhos e estamos a passar mal. O engenheiro Gilberto Borges já nos disse que o dinheiro só dá até ao fim do mês. Organizar um jogo em casa custa 750 euros e nós nem sabemos se vamos poder jogar em casa daqui a umas jornadas"

Filipe Gaidão: "Preocupa-me o presente, porque com a actual situação não haverá futuro. Não há nada que se veja que possa apontar para a resolução do problema. Os jogadores estão saturados, até porque não há ninguém que queira salvar o Sporting e os únicos desgraçados somos nós. Vive-se já com dificuldade e há quem até já tenha a casa à venda e empréstimos em atraso"

PAULA CAPELA MARTINS, in O Jogo

Sporting pode parar neste mês

A situação vivida no seio da equipa sénior do Sporting agravou-se. Numa reunião realizada na segunda-feira entre o único dirigente que tem lutado para a sobrevivência do projecto, Gilberto Borges, e o plantel leonino, foi comunicado que as verbas existentes para as despesas correntes da secção estão esgotadas. Aliás, tem sido o próprio Gilberto Borges a despender do seu bolso o dinheiro para as deslocações.
No encontro com os jogadores, o dirigente leonino anunciou que todas as tentativas para encontrar patrocinadores falharam. “Esta é uma altura muito má. Todas as empresas já têm os seus orçamentos para este ano definidos. Neste último mês não consegui os apoios que esperava angariar. Nesta modalidade, assim como nas restantes consideradas amadoras, há cada vez menos gente interessada em ajudar. Tem sido um grande esforço pessoal. Não vou desistir e vou continuar a lutar para encontrar soluções mas nesta altura não posso fazer mais”, disse-nos Gilberto Borges.
Este dirigente, recorde-se, está ligado à formação do Sporting mas, a pedido dos jogadores, decidiu colaborar com a equipa sénior depois da saída do ex-técnico e director da secção, Miguel Bento.

O estado psicológico dos atletas encontra-se muito por baixo. Há jogadores que só participam em dois treinos por semana, por não terem condições para viajar diariamente para a Parede, local onde treinam e jogam.
“Isto está dramático. Gilberto Borges era a nossa esperança. Bateu em várias portas e todas se fecharam. Tem feito tudo para nos ajudar mas, agora, só aguenta até ao final do mês. Estamos com seis meses de atraso e não vemos soluções. Assim, corremos o risco de nem sequer marcar presença na próxima jornada fora de casa”, referiu o internacional e campeão do Mundo, Paulo Almeida.
Refira-se que o Sporting recebe, nas duas próximas rondas do Grupo B do Nacional da I Divisão, Sp. Espinho e Cambra, deslocando-se, no dia 28 deste mês, a Porto Santo.

O projecto do hóquei em patins do Sporting é independente do clube. A direcção do clube de Alvalade apenas disponibiliza apoio na cedência das carrinhas para as deslocações ao Norte do País, para os jogos do Nacional da I Divisão e apoio médico aos atletas. Todas a restantes despesas de gestão desportiva são da responsabilidade da secção, incluindo o aluguer do pavilhão da Parede, local onde efectuam os treinos e os respectivos jogos. Recorde-se que o Sporting esteve durante um período impedido de utilizar o recinto por incumprimento do acordo estabelecido com o clube da Parede.

O Sporting é das equipas portuguesas mais galardoadas ao nível da modalidade. Internamente, a equipa leonina soma sete títulos nacionais e quatro Taças de Portugal. A nível internacional, o Sporting venceu uma Taça dos Campeões europeus, três Taças das Taças e uma CERS.

O treinador Pedro Trindade está há um mês no Sporting e debate-se com os problemas que afligem os seus jogadores. “A minha situação como treinador está dependente da disponibilidade dos atletas, uma vez que não posso contar com todos nos treinos. É fácil perceber o que sentem ao ver as expectativas gorarem-se e constatarem que as soluções não aparecem. Tenho um plantel com valor para nos mantermos na I Divisão mas corremos o risco de não terminar a actual época desportiva devido às despesas da secção”, afirmou o técnico leonino Pedro Trindade.

VÍTOR VENTURA, in Record

terça-feira, maio 17, 2005

Viana dois anos no Bassano

Aos 28 anos, Luís Viana embarca na sua primeira aventura no estrangeiro. O avançado internacional português assinou um contrato de duas temporadas (mais uma de opção) com os italianos do Bassano, treinados por Carlos Dantas.

Dois anos depois de ter regressado ao Óquei de Barcelos, Luís Viana decidiu emigrar. A proposta veio de Itália, mais propriamente do técnico português ao serviço do Bassano, Carlos Dantas, que, curiosamente, já o tinha tentado contratar para o Benfica, quando o jogador terminou o vínculo com a Oliveirense. Gorada a possibilidade na altura, Viana segue agora viagem para Itália, materializando um namoro antigo do técnico português, que terá uma dupla lusa na frente de ataque do Bassano. É que Ricardo Pereira, actualmente ao serviço dos espanhóis do Réus, também já está confirmado na formação italiana. "É um novo desafio na minha carreira que, sinceramente, não estava a contar. Contudo, a proposta financeira era irrecusável e em Portugal não tinha condições para a estabilidade que todos os jogadores desejam", explicou o avançado. Luís Viana não está nada preocupado com as diferenças que terá de enfrentar e até coloca a fasquia dos objectivos no limite máximo. "Estamos a construir uma equipa forte e queremos ganhar todas as provas em que participarmos. Itália é um país que me atrai bastante, não só em termos culturais como na própria língua e gastronomia. Além disso, o Bassano é uma equipa onde se fala muito português: para além do treinador e do Ricardo Pereira, também Alberto Orlandi [n.d.r. ex-jogador do FC Porto] está à vontade!" Ainda com um ano de contrato para cumprir com o Óquei de Barcelos, Luís Viana conseguiu, na passada sexta-feira, a carta de desvinculação. Facto confirmado pelo vice-presidente do clube minhoto, José Augusto. "Foi a pedido do jogador, recebeu uma proposta melhor e não é nossa intenção reter ninguém no clube contrariado. No entanto, esta será a única saída a registar para a próxima época, uma vez que todo o plantel está seguro. O único que terminava contrato era Martin Payero, mas já renovou por dois anos", assegurou o dirigente. Entretanto, está assegurada a saída de Tiago Rafael do Gulpilhares para Barcelos, embora o treinador Vítor Silva ainda possa contar com mais um reforço para o próximo ano.

in A Bola

segunda-feira, maio 16, 2005

Pela última vez...

Mais uma vez e espero que seja a última, venho pedir-vos contenção, moderação e sobretudo Educação nos comentários.

O HoqueiPt pode condicionar o IP "mau" utilizador deste espaço como também apagar os comentários que não "respondam aos requesitos mínimos" de Educação, Respeito... alguns valores que por vezes alguns utilizadores se esquecem que existem. Temos evitado esta situação para não começarem com a história da liberdade de expressão, da censura...

Contudo, meses após meses temos assistido a ataques verbais e ofensas a pessoas que não se podem defender da mesma maneira, falo de atletas, dirigentes, clubes, instituições, etc..
É engraçado ver que por vezes comentários distintos surgem do mesmo IP, ou mais provavelmente da mesma pessoa, o que traduz a vontade de alguns em apenas "incendiar" e dar azo a discussões.
Peço desculpa a quem não se enquadra nesta chamada de atenção mas caso as coisas não melhorem vamos ser "obrigados" a terminar o espaço dos comentários.


Pela última vez... usem mas não abusem!
Abraços

Marina Alves - HóqueiPt

domingo, maio 15, 2005

Barcelona revalida título europeu

O Barcelona sucede ao... Barcelona na lista de vencedores da Liga dos Campeões de hóquei em patins. Na final disputada esta tarde no pavilhão de Réus, os catalães derrotaram os portugueses do FC Porto pela margem mínima (3-2).

Numa reedição da final do ano transacto, disputada em Viareggio (Itália), o Barcelona voltou a ser mais forte e não vacilou perante uma jovem e aguerrida equipa do Porto.
Os dragões ainda conseguiram incomodar os catalães, disputando o resultado até final, mas a experiente formação blaugrana manteve a preciosa vantagem de um golo, acrescentando ao seu já vasto palmarés mais uma Liga dos Campeões (a 16º). A última formação portuguesa a conquistar o máximo título europeu foi o Óquei de Barcelos na gloriosa e distante temporada de 90/91.

Palmarés - Barça lidera com 15 títulos europeus

CLASSIFICAÇÕES
Época Vencedor
1965/66 Voltregá (Espanha)
66/67 Réus (Espanha)
67/68 Réus (Espanha)
68/69 Réus (Espanha)
69/70 Réus (Espanha)
70/71 Réus (Espanha)
71/72 Réus (Espanha)
72/73 Barcelona (Espanha)
73/74 Barcelona (Espanha)
74/75 Voltregá (Espanha)
75/76 Voltregá (Espanha)
76/77 SPORTING (Portugal)
77/78 Barcelona (Espanha)
78/79 Barcelona (Espanha)
79/80 Barcelona (Espanha)
80/81 Barcelona (Espanha)
81/82 Barcelona (Espanha)
82/83 Barcelona (Espanha)
83/84 Barcelona (Espanha)
84/85 Barcelona (Espanha)
85/86 FC PORTO (Portugal)
86/87 Liceo da Corunha (Espanha)
87/88 Liceo da Corunha (Espanha)
88/89 Noia (Espanha)
89/90 FC PORTO (Portugal)
90/91 OC BARCELOS (Portugal)
91/92 Liceo da Corunha (Espanha)
92/93 Igualada (Espanha)
93/94 Igualada (Espanha)
94/95 Igualada (Espanha)
95/96 Igualada (Espanha)
96/97 Barcelona (Espanha)
97/98 Igualada (Espanha)
98/99 Igualada (Espanha)
99/2000 Barcelona (Espanha)
00/01 Barcelona (Espanha)
01/02 Barcelona (Espanha)
02/03 Liceo da Corunha (Espanha)
03/04 Barcelona (Espanha)

Clube Títulos
Barcelona (Esp) 15
Réus (Esp) 6
Igualada (Esp) 6
L. Corunha (Esp) 4
Voltregá (Esp) 3
FC Porto (Port) 2
OC Barcelos (Port) 1
Sporting (Port) 1
Noia (Esp) 1

Liga do Campeões Europeus

Resultados:

Meias-Finais:
FC.Barcelona- 5 / Réus -4 ( a.p ) no tempo regulamentar 4-4
UD.Oliveirense- 0 / FC.Porto-1 ( após penalties, no final do tempo regularmentar e prolongamento 4-4)

Final:
15/05/05
FC.Barcelona-FC.Porto (15h30 RTP1)

sábado, maio 14, 2005

Resultados 1ºDivisão poule B

1ºDivisão poule B

6ªJornada:

HC Sintra-3 / Sporting CP-1
AA Espinho-5 / ACR Gulpilhares-2
HA Cambra-6 / CD Paço d’Arcos-4
CD Portosantense-4 / Riba d’Ave HC-2

sexta-feira, maio 13, 2005

HC Sintra, 3 - Sporting CP, 1

O Sintra bateu esta noite no pavilhão de Monte Santos o Sporting por 3-1. A equipa da casa chegou a estar a vencer por 2-0, mas os leões lograram reduzir para a diferença minima antes do intervalo.
Na segunda parte, um tento solitário de Hugo Lourenço estabeleceu o resultado final.

quinta-feira, maio 12, 2005

João,Alan e Nuno renovam e técnico deverá continuar

A equipa de hóquei em patins do Portosantense começa a ganhar forma para a nova época


Começa a ganhar forma a equipa de hóquei em patins do Portosantense SAD para a nova temporada.
Apostada em manter a actual estrutura, a administração da sociedade desportiva da Ilha Dourada chegou a acordo com três jogadores para a prorrogação dos contratos. João Miguel e Nuno Almeida renovaram por mais três temporadas e Alan Fernandes vai permanecer no Portosantense por mais duas épocas, com mais uma de opção.
A manutenção do actual plantel é uma prioridade, daí que se perspectivem mais renovações nos próximos dias, aos quais se juntarão alguns reforços, embora em relação a esta matéria não exista nenhum nome confirmado.
Em relação à equipa técnica, tudo aponta para a continuidade de André Silva. O treinador nascido e criado no Porto Santo será também convidado a renovar contrato e a estruturar a nova temporada. Recorde-se que André Silva substituiu no cargo Paulo Baptista, técnico que iniciou a época no clube mas que o deixou meses.

Fonte: Diario de Noticias da Madeira

quarta-feira, maio 11, 2005

Paulo Almeida em Viana por duas épocas

O presidente da Ass. Juventude de Viana, Joaquim Viana da Rocha, confirmou em entrevista a uma rádio local a mais recente contratação do seu clube. Paulo Almeida, ex-OCBarcelos e actualmente a vestir a camisola do Sporting, assinou esta semana, por duas épocas, pelo clube alto-minhoto.
Questionado sobre a transferência de Carlitos para o clube da Luz, Viana da Rocha, adiantou que tudo depende do Benfica em aceitar as condições impostas pelo Viana. Para além do aspecto monetário, as "condições" incluem um jogo particular a disputar no início da próxima época. O Benfica ficou de dar a resposta no final do mês.

Jogos do Fim de Semana

Liga do Campeões Europeus

14 e 15 de Maio de 2005

Meias-Finais:
15H30M - FC.Barcelona - Reus (TV3, Catalunha)
17H15M - UD.Oliveirense - FC.Porto

A Final efectua-se às 15:30, com transmissão televisiva na RTP1 (Portugal) e na TV3 (Catalunha).

Para saber mais informação podem aceder ao site oficial da Final 4: Final 4 Reus 2005


Campeonato Nacional Masculino

Grupo B

21H30M - HC.Sintra - Sporting CP (Sexta-Feira dia 13)

18 Horas - Ac.Espinho - ARC.Gulpilhares

19 Horas - CD.Portosantense - Riba D'Ave

21 Horas - Ac.Cambra - CD.Paço D'Arcos



Campeonato Nacional Feminino

Fase Final

16 Horas - Alcobacense - Lobinhos

16 Horas - HC.Mealhada - Fundação Nortecoope

17 Horas - CD. Portosantense - CD.Nortecoope(Domingo dia 15)

18 Horas - HC.Marco - ACR.Gulpilhares(Domingo dia 15)

terça-feira, maio 10, 2005

Datas e Locais das Finais Four Nacionais

Foram aprovadas, em Reunião de Direcção da FPP, as datas e os locais de realização das Finais Four das Provas Nacionais:

Juniores e Juvenis
28 e 29 Maio – Pavilhão das Caldas das Taipas – AP MINHO

Iniciados e Infantis
25 e 26 Junho – Pavilhão Municipal Entroncamento – AP RIBATEJO

Taça de Portugal Seniores Femininos
11 e 12 Junho – Pavilhão Municipal de Alcobaça – AP LEIRIA

Taça de Portugal Seniores Masculinos
2 e 3 Julho – Pavilhão Municipal Entroncamento – AP RIBATEJO (podem aceder a este link para ver uma foto do pavilhão onde se vai realizar a final 4: Link Com foto do Pavilhão


SORTEIOS
FINAL FOUR - TAÇA DE PORTUGAL – SENIORES MASCULINOS
FINAL FOUR - TAÇA DE PORTUGAL – SENIORES FEMININOS

Os sorteios das provas em título, realizam-se no dia 20 de Maio de 2005, pelas 18:00 horas, na Federação Portuguesa de Patinagem.


Fonte: www.fpp.pt

José Querido "acaba" em 5º

APÓS VENCER LICEO POR 4-2

O seleccionador nacional José Querido conseguiu colocar a sua equipa, Vilanova, no quinto lugar da fase regular do OK Liga (Espanha), após vencer, na Corunha, o Liceo por 4-2.Contratado pela equipa espanhola para qualificar o Vilanova para o “playoff”, José Querido não só logrou atingir esse objectivo como deixou o conjunto catalão num lugar bem acima do oitavo posto.O adversário do Vilanova nos quartos-de-final do “playoff” é o Nóia, equipa que terminou a fase regular no quarto posto.


Grupo B acerta calendário


HC.Sintra e CD.Paço D'Arcos acertam hoje (21 horas) o calendário do Grupo B, do Campeonato Nacional da I Divisão – cujo líder isolado é o Portosantense (29 pontos) –, cumprindo o jogo em atraso relativo à quarta jornada.


Fonte: Jornal Record

segunda-feira, maio 09, 2005

Entrevista: Ricardo Santos, Treinador do Candelária

HPT- O que o levou a aceitar um projecto numa zona onde o hóquei ainda não tem muita visibilidade?
R: Nunca pensei dessa forma... para mim só existe uma forma de estar no hóquei que é para ganhar, como e onde estiver. Gosto de desafios, por isso quando me convidaram para este projecto, de forma muito objectiva e clara, analizei-o e aceitei com a sincera convicção de que era possível subir de divisão, que é o grande objectivo desta equipa, contudo o hóquei Açoreano começa aos poucos a ter mais visibilidade. Por exemplo para o ano os Açores vão ter 3 clubes a militar nos campeonatos nacionais (União MIcaelense, Santa Clara e Candelária) tal como a Madeira (Estreito, Maritimo e Portossantense). O problema da Região está na formação. Aí é que tem de se apontar novas estratégias, para que possa acompanhar o rápido evoluir das equipas séniores.

HPT- como jogador/treinador do Candelária como explicas esta boa forma que o Candelária atravessa?
R: Muito Trabalho, confiança e ambição. Para se ter noção do trabalho que se realiza nesta equipa, tivemos semanas a trabalhar todos os dias inclusivé ao domingo. Quando se trabalha, os resultados aparecem.

HPT - Sendo uma equipa insular que disputa várias vezes jornadas duplas, isto poderá de alguma forma prejudicar nas ultimas jornadas a forma física da equipa?
R: Tenta-se preparar as deslocações ao continente ao pormenor para minimizar as perdas físicas de um jogo para outro. Mas o que importa é não pensar nisso. Sabemos que temos de fazer dois jogos, por isso vamos jogar e ganhar! Por outro lado, temos fins de semana livres que dá para gerir o esforço. O desgaste aparece em qualquer equipa por muito bem preparada que esteja.

HPT - Lideram a fase final zona sul com mais um jogo que os vossos adversários neste momento com seis pontos de vantagem do segundo classificado, isto quer dizer que a aposta está na subida?
R: É o grande objectivo do Candelária para este ano. Todo o trabalho foi direccionado para aí, assumimos quando acabou a primeira fase esse objectivo.

HPT - As contratações do Candelária, Gustavo Dias e Jorge Maceda, relacionam-se com o objectivo do Candelária?
R: Certamente que sim. O Gustavo está desde o início da época e devido á sua experiência e num posto tão especifico como é o GR, é sem duvida uma aposta. A situação do Jorge é um pouco difierente porque apareceu apenas como reforço de Inverno e veio equilibrar o plantel. Juntando a isto já jogaram comigo, tenho uma óptima relação com eles, bons jogadores e principalmente já sabiam o que era viver numa Ilha, factor importantissimo para se tirar rendimento de um atleta, o facto de ele se adaptar ou não a uma nova realidade, a insularidade. Curiosamente estivemos na subida do Portossantense à 1ª divisão e se conseguir subir o Candelária, estaremos ligados às duas subidas, o que para nós será óptimo.

HPT - Como vês a eventual subida do Candelária sendo do Arquipelago dos Açores?
R: Exactamente da mesma forma que outra equipa. O Alentejo, o Algarve, as Beiras, os Açores, a Madeira são Regiões de Portugal, na Região Autonoma dos Açores todas as modalidades amadoras têm equipas na 1ª divisão, por isso, a subida do Candelária é perfeitamente normal. Quando o Porto Santo subiu também se perguntava e agora? As coisas decorreram com normalidade e tem o seu espaço no hóquei português. O Candelária na 1ª Divisão, quando lá chegar, porque ainda não o conseguiu, vai também naturalmente conquistar o seu espaço.

Com: Roberto Teixeira