quarta-feira, agosto 31, 2005

OC.Barcelos abdica da Taça CERS

DEVIDO A DIFICULDADES FINANCEIRAS
O realismo na análise da situação financeira obrigou os dirigentes do OC Barcelos a abdicarem da participação nas competições europeias, um direito desportivo adquirido na época transacta. "É com alguma tristeza que anunciamos que não vamos disputar a Taça CERS. Temos consciência dos pergaminhos do clube, mas, nesta altura, gastar entre 5.000 e 6.000 euros em cada jogo fora de casa é incomportável para as nossas possibilidades", explicou José Carvalho, presidente do grémio minhoto.Trata-se, de resto, da segunda época consecutiva em que os "galos" cortam 40% no orçamento, facto que ditou a saída de atletas como Pedro Alves, Luís Viana, Paulo Matos e Miguel Dantas – compensada com a chegada de Nuno Félix, Arnaldo Queiroz, Tiago Rafael, João Coelho e Jorge Correia, entre estreias no clube e regressos de atletas que já actuaram em Barcelos. O objectivo é garantir uma posição entre os seis primeiros enquanto se procede, simultaneamente, ao saneamento das contas.
Pagar dívidas
A ideia, como refere José Carvalho, é reequilibrar as contas para, a médio prazo, reocupar um lugar no topo da hierarquia nacional. "É importante não entrar em loucuras. Os erros do passado não se repetirão enquanto esta direcção estiver à frente dos destinos do clube. Primeiro vamos pagar todas as dívidas". O líder do clube acredita, no entanto, que a equipa (continuará a ser orientada por Vítor Silva) até já dá algumas garantias imediatas: "É um plantel renovado, que dá confiança. Trata-se de uma opção que já deveria ter sido feita há muito tempo: aproveitar os atletas que formamos".
Fonte:Jornal Record

terça-feira, agosto 30, 2005

Portugueses do Bassano já treinam

Os dois portugueses que reforçaram este ano o Bassano ja começaram a treinar, e já tem direito a alcunhas,se a de Ricardo Pereira já era conhecida (Peca-Peca) a Luis Viana, e derivado ao seu visual foi batizado de Zorro.

Mundial 2005 de hóquei em patins

Entre os dias 6 e 14 de Agosto de 2005 realizou-se o 37º Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins em São José, Califórnia. O grande vencedor desta prova foram os espanhóis, tendo vencido a selecção Argentina na final por 2 - 1.
Mas uma das finais antecipadas ocorreu nas meias-finais onde se defrontaram o detentor do último Campeonato da Mundo Portugal e Espanha. Neste confronto Ibérico saiu vencedor a selecção espanhola por 4 - 1. Num jogo onde Portugal cometeu alguns erros ao nível da recuperação defensiva, permitindo aos espanhóis em algumas das ocasiões vantagem numérica aquando na finalização, julgo, na minha modesta opinião que os erros cometidos devem-se essencialmente à "inexperiência" de alguns atletas que integram esta reformulada selecção neste tipo de competições. Como foi possível observar em alguns jogos disputados, estes por sua vez possuíam níveis de concentração, atitude, empenho, e acima de tudo, o grau de dificuldade dos jogos eram médio/baixa, com excepção do jogo contra a Suiça, onde a selecção portuguesa sentiu já algumas dificuldades, mas onde já apresentava uma atitude "arrojada". Não é o meu desejo, criticar o trabalho que tem sido desenvolvido pela equipa técnica Portuguesa, ou pelo conjunto de atletas que possui, uma vez que ficou demonstrado que a selecção necessitava de uma reformulação, pecando tardiamente talvez. Mas na minha opinião esta selecção deixou alguns indicadores positivos onde através de mais algum trabalho e competição terá capacidade de revalidar os próximos títulos, tais como o da Europa e do Mundo. Mas não esquecendo que a selecção deverá manter uma continuidade na aquisição de novos valores hoquistas. Este trabalho não passará apenas pela Instituição que rege esta modalidade como também pelo trabalho desenvolvido nos clubes nos respectivos escalões de formação. Apenas gostaria de acrescentar que a Instituição que rege a modalidade terá que rever os critérios de transferência nos escalões de formação, uma vez que grande parte dos Clubes tem deixado de investir neste tipo de formação, pois só ficam a perder.
Como podemos constatar a selecção de Espanha já algum tempo tem vindo a reformular a sua selecção, onde no último Campeonato do Mundo alguns comentadores desportivos comentavam a inexperiência da selecção espanhola e quanto jovem era.
Será que os espanhóis são os que estavam errados? O que verificamos é que os espanhóis a partir do último Campeonato do Mundo penas tem obtido vitórias nas diferentes Campeonatos.
Fora do campo desportivo, passando mais para o campo organizativo, julgo que este Campeonato do Mundo realizado nos Estados Unidos ficou muito aquém das expectativas de todos os intervenientes. Como observador indirecto julgo que o Estado seleccionado para a realização do mesmo, não foi o mais indicado, pois, num país onde a emigração foi/é uma constante e onde em alguns dos Estados existem grande população emigrante da Europa e outros continentes, poderia ter sido um dos factores para melhor aproveitar a promoção da modalidade, como também levar mais gente ao Pavilhão.
O que constatamos pelo único meio de comunicação que acompanhou este invento foi que os emigrantes PORTUGUESES e alguns adeptos desta modalidade que deslocaram-se até ao Estado de Califórnia para apoiar a nossa Selecção, caso contrário pouco ou quase ninguém assistiria.
É de notar que os desportos que maior projecção têm nos Estados Unidos são o Raqueby, Basquetebol, Beisebol, ficando o futebol em segundo plano. Deste logo constatamos que o Hóquei em Patins tentaria ser um fracasso no território Norte Americano. Sendo ainda mais, que o Hóquei em Patins ainda não atingiu o patamar Olímpico e onde os Estados Unidos da América pouco empenho têm demonstrado, caso contrário tornar seria um grande "aliado" junto ao Comité Olímpico.
Antes de mais gostaria de felicitar a selecção pelo seu terceiro lugar no pódio e desejar que futuramente possamos constituir uma selecção onde quer que participemos sairemos vencedores.

artigo de opinião de José Carlos Fagundes in DN Madeira

À procura de estabilidade

O Óquei de Barcelos apresentou ontem a sua equipa. Formada na base de jogadores jovens e, com um orçamento reduzido em cerca de quarenta por cento em relação ao da época anterior, os minhotos vão iniciar a nova época sem grandes veleidades.
Nuno Félix (Juventude de Viana) e Tiago Rafael (Gulpilhares), Jorge Correia e Arnaldo Queiroz, que estavam emprestados ao Famalicense, Joel Coelho (Portosantense) e os juniores Hélder Martins e José Soares são as novidades do plantel orientado por Vítor Silva, que continua, assim, como técnico principal do Óquei de Barcelos. O técnico disse a A BOLA que "o objectivo é atingir rapidamente o 6.º lugar para ganharmos estabilidade. A realidade do Óquei de Barcelos não é a mesma de outros anos, e como tal não podemos sonhar muito alto", refere o o treinador dos minhotos. Para já, não está nos planos do clube a contratação de mais jogadores, embora Vítor Silva acredite que Facundo Salinas, que abandonou a época passada, devido a problemas familiares, volte à equipa. No entanto, o jogador, com 34 anos de idade, não alimenta as esperanças do técnico, dizendo que não voltará aos rinques. "Tenho mais um ano de contrato com o Óquei de Barcelos, mas se vier a calçar patins, será apenas para jogar numa equipa de veteranos ", avança o jogador argentino.
Fonte:Jornal ABola

domingo, agosto 28, 2005

GULPILHARES REGRESSA AO TRABALHO

QUATRO REFORÇOS PARA A MANUTENÇÃO
Com corte no orçamento, e com todos os escalões a funcionar, o conjunto do Gulpilhares regressa ao trabalho, sob a batuta de David Reis, os gaeinses contam com quatro caras novas...

Apesar de admitir que as saídas de Jorge Silva, para o FC Porto, e de Tiago para o Óquei de Barcelos, o técnico do Gulpilhares David Reis acredita que as entradas de António Pinto, ex-Espinho, José Braga e Caio, ex-FC Porto, e Domingos Pinho, ex-Oliveirense, vão ajudar o clube de Vila Nova de Gaia a manter-se no escalão principal. O técnico ainda não fala das metas a que o Gulpilhares se propõe, porque isso “só fará depois de falar com todo o grupo” e esse encontro está apenas marcado para depois de amanhã, no Pavilhão Municipal, «casa» da colectividade liderado por Adriano Silva, mas admite que com um orçamento baixo e apostando, como é apanágio dos gaienses, na formação as aspirações mão podem ser muito elevadas. “As metas estão definidas, mas apenas vão ser tornadas públicas após nos reunirmos com todo o grupo e isso apenas vai acontecer na segunda-feira, o primeiro dia da temporada 2005/2006. Mas depois da saída de dois jogadores importantes, e com a chegada dos quatro reforços, assim como um orçamento baixo, sabemos que não podemos sonhar alto de mais”, disse ao ND o treinador David Reis.O técnico admite ainda que “espera um Campeonato muito competitivo”, antevendo mesmo “mais competição e dificuldades do que na época anterior”. Mas garante também que “a filosofia não vai mudar”, nem “tão pouco a postura”.Treinos bi-diários em GaiaAté perto das duas semanas do arranque da primeira fase do Campeonato Nacional, David Reis vai levar a efeito treinos bi-diários, que arrancam de imediato. De manhã os jogadores dedicar-se-ão à condição física, enquanto ao final da tarde vão calçar patins e, segundo o plano, terão o primeiro contacto com bola dois ou três dias após o arranque dos trabalhos. Eis o plantel dos gaienses, composto por 11 atletas, para a temporada que se avizinha – guarda-redes: Alexandre Saraiva e Domingos Pinho (ex-Oliveirense); jogadores de campo: Marco Dias, Nuno Freitas, Vasco Ferreira, Vítor Pinto, António Pinto (ex-AA Espinho), Nelson Gomes, José Braga e Caio (ambos ex-FC Porto) e Eduardo Brás. Fernando Almeida continua a adjunto e treina os guarda-redes.

Fonte:onortedesportivo

quinta-feira, agosto 25, 2005

Entrevista com Carlos Dantas



HoqueiPT - Qual a maior diferença entre o hóquei em Itália e em Portugal?
Carlos Dantas - Em termos tecnicos são muito parecidos ,em termos tacticos o hoquei italiano é superior, joga facilmente homem a homem e a zona, com boa interpretação de jogadores, estamos a falar de jogadores e equipas de topo, mas a nivel de competitividade o hoquei português e muito superior.

HPT - É verdade quando se diz que o hóquei italiano está em crise, e vai demorar muito tempo para voltar ao nivel atingido antigamente?
CD - Sim, o hoquei italiano esta em crise, e para atingir o nivel atingido nos anos 80 vai ser muito dificil. Embora exista uma geração de jogadores nascidos em 1986/87 que trabalhados de uma forma correcta podia atingir um nivel superior ao hoquei português e ao espanhol.Mas como infelizmente não vão ser trabalhados não vão estar ao nivel dos outros paises.

HPT - Como vê a ida de tantos jogadores portugueses para Italia na proxima época?
CD -
O que eu vejo é muitos jogadores portugueses a virem para Italia, não por uma questão de competitividade mas por uma questão monetaria. Porque Portugal em termos economicos esta a atravessar uma crise.

HPT - Reforçando-se com o Luis Viana e com o Ricardo Pereira a equipa do Bassano será a mais forte candidata ao titulo?
CD -
Não. A equipa com os dois os portugueses fica mais forte que o ano passado , mas a principal candidata continua a ser o Follonica, ainda mais com os reforços portugueses: Sergio Silva e Guilherme Silva.

HPT - O que acha das contratações do Sergio Silva e Guilherme Silva por parte do Follonia e do Filipe Gaidão e do Miguel Dantas por parte do Salerno?
CD -
As contrataçoes de Sergio Silva e Guilherme Silva por parte do Follonica foram feitas para uma aposta grande na liga dos campões, com o objectivo de a vencer.E tem grande possibilidades de a conquistar.
Em ralação ao Salerno penso que podem fazer uma época tranquila, mas depende sempre da contratação de um argentino de qualidade e de um ou dois italo-argentinos, ja que a equipa do Salerno não tem italianos de grande qualidade, para alem da possivel recuperação de Filipe Gaidão. É uma equipa para jogar para meio da tabela.

HPT - Voltaria a treinar o SL.Benfica?
CD - A resposta é obvia. O Benfica sempre. Já que as condições do último ano melhoraram substancialmente em relação aos 2 ultimos anos em que eu fui treinador . Agora há uma aposta definitiva e concreta , da parte da direção, sem grandes problemas financeiros, e com jogadores de largo futuro, que mesmo assim precisa de ser reforçada para atingir, os principais titulos da modalidade.

HPT - O que acha do nivel hoquistico do ultimo Mundial, e como viu a prestação da Selecção Portuguesa?
CD -
O nivel hoquistico foi bastante fraco.A unica equipa que esteve ao nivel habitual foi a Espanha.Sem portugueses o mundial ainda seria mais fraco,senao vejamos: O público era maioritariamente Português, as equipas técnicas eram quase 50 por cento portugueses, e 4 equipas eram constituidas por jogadores que iniciaram a sua actividade em Portugal.Quanto a prestação da selecção portuguesa penso que ficou um pouco aquem daquilo que se esperava, não so ao nivel exibicional como tambem ao nivel de resultados.

HPT - Aceitaria treinar a Selecção Nacional?
CD - Neste momento essa situação não se coloca uma vez que contratualmente estou ligado ao Bassano mas nunca se pode dizer desta água não beberei.Mas continuo a pensar que o cargo de selecionador nacional deverá ser um trabalho a full time, porque efectivamente temos exemplos (caso de Espanha) que desde a entrada de Ordeig que a Espanha domina o hoquei mundial, não so ao nivel senior mas também ao nivel juvenil e junior e a prespectiva de continuar a vencer por sua vez se Portugal não fizer um trabalho sério e continuado arrisca-se a não ter hegemonia do hoquei mundial por algum tempo. E neste momento já partimos com algum atraso.

HPT - Prespectivas para a proxima temporada, e projectos para o futuro.
CD -
Relativamente ao Bassano, e partindo do principio que o Follonica apostou para ganhar tudo resta-me tentar contrariar esses objectivos , e por consequente chegar aos titulos italianos e na europa tentar chegar a final four da liga dos campeões, dependendo sempre dos possiveis adversarios na fase de qualificação. Relativamente ao futuro e como o hoquei patins é uma modalidade que não se pode pensar muito a frente o importante e fazer o melhor possivel o dia a dia.

Aos leitores do blog : Iniciativas deste genero são sempre validas e importantes. seria bom que algumas pessoas com responsabilidades na modalidade vissem com atenção algumas propostas e comentarios que se fazem neste espaço. E evidente que nem e tudo é perfeito mas o “optimo e inimigo do bom.” Um abraço Carlos Dantas

SELECCIONADOR FAZ BALANÇO DO MUNDIAL

José Querido: «É urgente mudar o planeamento da época»
O seleccionador nacional, José Querido, já escalpelizou as razões do insucesso no último Campeonato do Mundo, realizado em San Jose (EUA). O técnico português, desde o passado dia 16, em Espanha, a trabalhar ao leme do Villanova, tendo em vista a próxima temporada, considera imprescindível a alteração do calendário competitivo português, para que a Selecção Nacional tenha mais tempo de trabalho."Trabalhámos com as condições possíveis. O tempo que dispusemos desde o final da Taça de Portugal, foi dedicado quase e só à recuperação física. Em Espanha, o campeonato terminou com um mês de antecedência do Mundial. Em Portugal, os jogadores chegaram à Selecção esgotados e perto da saturação", disse José Querido, apontando de imediato algumas soluções."Torna-se urgente alterar o planeamento da época. Sei que não é fácil, face ao excesso de jogos do campeonato português e também das competições europeias. Mas é fundamental encontrar-se uma solução", afirmou.
Miniestágios em equação
José Querido vai propor à FPP a possibilidade de se realizarem miniestágios para os jogadores que fazem parte da lista de seleccionáveis."Gostaria de realizar miniestágios com os jogadores da Selecção Nacional. Esses encontros decorreriam aos domingos e segundas-feiras, após as jornadas do campeonato. Para isso teria de ter a colaboração dos clubes. Sei que é muito complicado, até porque são os clubes que pagam aos atletas. Dos 14 jogadores que indiquei para o Mundial, 10 ou 12 são de três equipas que estão envolvidas nas competições europeias. No entanto, seria uma boa solução para manter os atletas da Selecção juntos", referiu o seleccionador.
Compromisso para manter
O acordo com a FPP é valido por quatro anos (até 2007), precisamente o período de gestão do presidente Fernando Claro. José Querido quer cumprir o compromisso. "Vou continuar a trabalhar com a Selecção Nacional. O próximo objectivo será o Europeu", relembrou.
Fonte:Jornal Record

quarta-feira, agosto 24, 2005

Paulo Batista deixa Voltregá

Ramón Rosanas substitui o português Paulo Batista

O Club Patin Voltregá viu-se obrigado a trocar de treinador no último momento. O português Paulo Batista deixou a equipa há alguns dias devido a uma oferta professional não prevista. Paulo Batista pertence à marinha mercante e recebeu uma oferta de trabalho por um ano que lhe permitirá chegar ao posto de capitão.

Apesar do inesperado da situação, a equipa de Sant Hipólit já encontrou um substituto. O eleito é Ramón Rosanas, até agora preparador fisico do Hormipresa Igualada.

Será que há por aí outro seleccionador?

Passada uma semana do términus do Mundial de San José ainda algumas polémicas estão por explicar.

Ficou-se agora a saber que no livro oficial do Campeonato Mundial a equipa nacional vinha com jogadores que não foram convocados para tal evento. Para espanto de todos na selecção nacional vinham os nomes de Carlos Martins e Carlos Silva no lugar de Pedro Afonso e João Pereira. Se à partida foi a Federação que disponibilizou os nomes dos 10 jogadores convocados, para constarem no livro, estranhamos o facto de ter acontecido tal erro.




clique para ampliar

TOTOHÓQUEI

No início desta temporada vai ser lançada uma nova iniciativa por este blog.
Consiste num jogo tipo Totobola mas destinado ao Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins.
Quem quiser participar vai poder fazer as suas apostas a partir de 4ª feira antes de cada jornada, até as 24H de 6ªfeira.

Será depois divulgada a pontuação e a classificação dos vários apostadores.

A Pontuação será a seguinte:
3 Pontos para quem tiver um palpite certo e 0 pontos para quem falhar.

Será também escolhido um jogo da jornada onde será atribuído mais 2 pontos a quem acertar no vencedor desse encontro e 5 pontos a quem acertar no vencedor e no resultado.

segunda-feira, agosto 22, 2005

TORNEIOS

JUVENTUDE DE VIANA JOGA «JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS»

A equipa de Fernando Fallé, Juventude Viana, foi convidada pela Federação de Angola, país que o técnico orientou no recente Mundial de San Jose – e conquistou um brilhante sétimo lugar –, para participar no Torneio José Eduardo dos Santos, inserido nas comemorações do aniversário do presidente. A equipa de Viana do Castelo aceitou e viaja depois de amanhã, sendo que o encontro com o conjunto angolano está marcado para a próxima sexta-feira. Entretanto, ainda não é certa a participação dos vianenses na Taça CERS, por falta de verbas. Nos Açores, Benfica, Oliveirense, Barcelos e Candelária vão disputar o Torneio das Vindimas, entre os dias 22 e 24 do próximo mês.

In ONorteDesportivo

- Notícias do FEMININO -

PAULO TORRES TREINA CENTRO DESPORTIVO

O ex-guarda-redes do Centro Desportivo Nortecoope, é o novo treinador do clube maiato, mas no escalão feminino. Paulo Torres aceitou o convite da Direcção e vai orientar a nova equipa, que esta temporada vai actuar, apenas, de forma amadora, depois de ter dominado o hóquei feminino nos últimos cinco anos. Entretanto, ao ND, Custódio Silva assegura que não recebeu qualquer convite da Fundação Nortecoope para assumir o comando técnico”, mas mostra-se “disponível” para continuar à frente dos destinos da equipa maiata.

EQUIPA FEMININA DESEJA CONTRATAR OUTRA INTERNACIONAL ESPANHOLA
SOLER NO GULPILHARES
O Gulpilhares continua a reforçar a equipa, que Jorge Lopes vai poder ter à disposição na próxima época. Depois de Diana Sousa e Cátia Gomes, é a vez de Marta Solero, ex-Igualada, assinar pelas gaienses.
Depois das saídas de Ana Gomes, Érica Silva e Telma ainda no decorrer da última temporada, foi com grandes esforço que o treinador Jorge Lopes conseguiu levar a equipa feminina do Gulpilhares a «bom porto». Terminou o Campeonato Nacional em segundo lugar, com os mesmos pontos que as pentacampeãs da Nortecoope, que venceram por um golo de diferença, e ainda foi finalista vencida – na marcação de grandes penalidades – da Taça de Portugal.Não é de estranhar, portanto, que a temporada 2005/2006 esteja a ser tratada com muito cuidado e ainda não esteja pronta, quer no que se refere a plantel, quer no que diz respeito ao plano de treinos, que, contudo, tem já agendado o dia 1 de Setembro como o primeiro da nova época. Asseguradas estão já as contratações da ex-guarda-redes da Fundação Nortecoope, Diana Sousa, assim como da ex-Marco Cátia Gomes. A grande surpresa, porém, dá pelo nome de Marta Soler. Internacional espanhola, que actuava no Igualada, vai vestir a camisola do clube de Vila Nova de Gaia, mas não deve ser a única, segundo confessa ao ND, o técnico Jorge Lopes: “O clube está a tentar contratar mais uma internacional de Espanha, mas não posso adiantar o nome, porque o negócio não está fechado. É uma hoquista que ocupa lugares mais defensivos, o nosso lugar com maior défice neste momento, e esta contratação deve encerrar o plantel”.Jorge Lopes desmentiu ainda que a nova coqueluche das gaienses seja Mónica Piosa, que se encontra livre, após a saída da Fundação. “Não, não é ela. Houve, de facto uma aproximação entre a jogadora e o clube, e vice-versa, mas equacionámos bem o investimento e concluimos que para as características que precisamos, esta não era a melhora aposta”, explica o técnico.Assim, e descartada a defesa/média Mónica Piosa, restam mais três «defense» internacionais do país vizinho. São elas: Natasha Lee e Tania Perdo, ambas do Biesca Gijón, e Cristina Barceló, ex-HC Salt. Ou haverá outro trunfo na manga?Regresso marcado para dia 31Entretanto, no próximo dia 31, as atletas encontram-se para o primeiro contacto da temporada, em que se incluem equipa técnica e direcção. Aí já vão estar disponíveis claramente os objectivos para 2005/2006, mas também todo o plano de treinos, que arranca no dia seguinte com testes de avaliação física, após o merecido período de férias. Segundo adianta ao ND o treinador, só aí vão existir dados mais concretos face às metas para a temporada que arranca em meados de Outubro. “Depois da avaliação do plantel é que determinaremos os nossos objectivos, mas é certo, que depois do que conseguimos na última época, só podemos iniciar a próxima com o propósito de estar ao nosso melhor nível em todas as provas nacionais e, se o regulamento assim permitir, participar, também, na Taça Europeia de Clubes, que vai existir pela primeira vez”, acrescenta Jorge Lopes
GAIENSES CONQUISTARAM TÍTULO AUSTRALIANO

Não, não é engano. O Gulpilhares, a convite da Federação local participou, no passado mês de Julho, no Campeonato australiano e venceu. Jorge Lopes conta-nos como tudo aconteceu: “Este foi o «prémio» que a Direcção do clube decidiu dar às jogadoras pelo que fizeram na época anterior. Tínhamos sido convidados e aceitámos, porque lá é permitido participarem equipas de outros paises. Assim, foi e vencemos, depois de realizarmos oito jogos. Apesar de existirem grandes desnivelamentos com o hóquei que se pratica em Portugal, acabámos por conseguir, com isso, deixar o nosso perfume. E fomos convidados para participar na próxima edição”.



In NorteDesportivo

quinta-feira, agosto 18, 2005

José Querido promete mudanças no tipo de trabalho da selecção

José Querido assumiu a selecção nacional há cerca de dois anos depois do Mundial de 2003 em Oliveira de Azeméis, substituindo no cargo Vítor Hugo, mas desde então a sua tarefa não tem sido fácil.
Vítor Hugo já tinha iniciado a renovação da selecção, mas é José Querido que se vê obrigado a mexer mais na equipa. Pedro Alves e Paulo Almeida deixam a selecção para se dedicarem de corpo e alma aos clubes que representam. E do último mundial permanecem apenas Guilherme Silva, Sérgio Silva, Reinaldo Ventura, Ricardo Pereira e Ricardo Figueiras. Ou seja, 50 por cento da equipa que se apresentou na Califórnia são atletas novos na selecção e alguns deles muito novos em termos de idade e com pouca experiência em termos de hóquei em patins de primeiro nível.
Seja como for, a verdade é que José Querido em três provas (Campeonato da Europa, Torneio de Montreux e agora Campeonato do Mundo) ainda não conquistou qualquer troféu. O treinador sabe que, por norma, quem sofre quando os resultados desportivos não surgem são os treinadores, mas acredita que o acordo com o presidente da F.P.P. é para cumprir.

"situações a ser analisadas para continuar na selecção"

"Há várias situações em causa, como sabem neste momento estou a trabalhar em Espanha, em princípio a minha decisão ainda não está tomada, está em stand-by. O presidente da F.P.P. sabe da minha situação, sabem o meu compromisso e o acordo que têm comigo. Eu tenho um compromisso com a F.P.P. de quatro anos, que é o mandado do presidente Fernando Claro, e, em princípio, penso que o vou manter".
No entanto "vamos mudar algumas coisas a nível de tipo de trabalho que eu tenha que fazer, pois terei que ter um objectivo mais forte, tentar estar mais presente em algumas situações e, por isso, terei que ter um apoio da própria federação para me ajudar mais na questão, por exemplo, de visionamento de jogos".

in Correio do Minho [14.08.2005]

quarta-feira, agosto 17, 2005

JOSÉ FERNANDES CRÍTICO SOBRE OS MOLDES DO MUNDIAL

É ISTO UM CAMPEONATO DO MUNDO?
O técnico José Fernandes, despedido surpreendentemente do Cambra, há poucas semanas, acedeu comentar ao ND o Campeonato do Mundo

“Como é possível que, chegando às meias-finais, um dos eternos candidatos fique já pelo caminho, sem ter defrontado um dos outros dois?”. É desta forma que o técnico José Fernandes questiona mais um Campeonato do Mundo. Para o treinador português – e tendo em conta que Portugal e Espanha se defrontaram na primeira meia-final e um deles ficou pelo caminho, seja qual fôr o resultado, nem sequer chegou a jogar contra outros dois candidatos: Itália e Argentina, que disputam a outra meia-final. Para José Fernandes isso é inadmíssivel. “Antes do jogo entre Portugal e Espanha, a nossa Selecção fez três treinos com Angola, Chile e Macau e um mais duro, com a Suíça. Nada mais. Entretanto, ao perder com Espanha fica fora do título. Isto é um Campeonato do Mundo? Onde estão as dificuldades e a competitividade? Assim é impossível. Os moldes desta prova têm que ser alterados, caso contrário, quem sai prejudicada é a modalidade”, desabafa o «mister», que apesar de ter feito um «brilharete» no Hóquei de Cambra acabou dispensado. Mas as críticas são precedidas de sugestões e claras: “Se se fizesse um Campeonato do Mundo, numa primeira fase, com os carismáticos candidatos mais, por exemplo, a Suíça e a França, tudo seria diferente se se jogasse a duas voltas. Ou então, uma prova entre as quatro melhores equipas, em que todos jogariam contra todos e, no final, a selecção que mais pontos somasse sagrar-se-ia campeã”.

O que faz Macau no Mundial?

E prossegue, sem rodeios: “O que é que uma equipa como Macau faz num Mundial? É um prémio? Mas estes prémios não se podem dar num Campeonato do Mundo”. Ainda a gozar férias e continuando “à espera de alguma convite” para regressar à actividade, José Fernandes destaca, entretanto, pela positiva, “a prestação da Itália”. Uma selecção “nova, sem qualquer rodagem, nem em Mundiais, nem em Europeus” e que tem conseguido “boas prestações”, o que “é muito bom para o hóquei italiano”. Por fim, José Fernandes comenta ainda a desorganização da organização: “Sempre que a organização não está ao cargo de Portugal, Espanha, Itália ou Argentina, há sempre asneiras, porque as pessoas não sabem, nem conhecem. Aliás, estamos num Mundial, nos EUA, e nem se vêem americanos”.

In Norte Desportivo

domingo, agosto 14, 2005

Espanha arrebata título mundial

A selecção espanhola é a nova campeã mundial de hóquei patins, sucedendo a Portugal na galeria dos vencedores.
No jogo mais importante e decisivo do torneio, os espanhóis derrotaram a Argentina por 2-1.
A selecção portuguesa também fez valer o seu favoritismo no jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, apesar de ter precisado de suar bastante para vencer (4-3) a formação transalpina, comandada pelo português Cristiano Pereira.

Classificação final do Mundial

Resultados:
CHILE 3 - 5 ALEMANHA
INGLATERRA 3 - 0 HOLANDA
USA 6 - 1 ANDORRA
MOÇAMBIQUE 9 - 4 MACAU
BRASIL 2-6 ANGOLA
SUIÇA 5-1 FRANÇA
PORTUGAL 4-3 ITÁLIA
ESPANHA 2-1 ARGENTINA

1º - ESPANHA - CAMPEÃ MUNDIAL
2º - ARGENTINA
3º - PORTUGAL
4º - ITÁLIA
5º - SUIÇA
6º- FRANÇA
7º - ANGOLA
8º - BRASIL
9º - ALEMANHA
10º - CHILE
11º - USA
12º - ANDORRA
13º - INGLATERRA
14º - HOLANDA - Desce ao Mundial B
15º - MOÇAMBIQUE - Desce ao Mundial B
16º - MACAU - Desce ao Mundial B

Fotos de Portugal:
Portugal-Itália

sábado, agosto 13, 2005

Sport Lisboa e Benfica e Associação Juventude de Viana

Comunicado de Imprensa

Os Presidentes do Sport Lisboa e Benfica e da Associação Juventude de Viana, respectivamente Luís Filipe Vieira e Joaquim Viana da Rocha, reuniram-se na passada quarta-feira no Estádio do Sport Lisboa e Benfica à luz das excelentes relações institucionais entre os dois clubes.
Entre outros assuntos, ambos os dirigentes analisaram os acontecimentos ocorridos antes da partida para o Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins que opôs o Benfica a Juventude de Viana, no passado dia 18 de Junho.
Recorde-se que, nessa altura, os jogadores Mariano Velásquez (Benfica) e Tiago Barbosa (Juventude de Viana) estiveram envolvidos numa intensa discussão, tendo inclusivamente ocorrido altercações de carácter físico. Na sequência destes acontecimentos, o atleta Tiago Barbosa apresentou uma queixa-crime contra o jogador Mariano Velasquez.
Ambos os Presidentes lamentam o sucedido, embora reconhecendo as atenuantes que se prendem com a forma intensa e empenhada como estes dois grandes profissionais defendem as suas camisolas e se entregam ao jogo. De modo a contribuir para um clima de paz, serenidade e sã competitividade no hóquei em patins nacional, o caso foi considerado encerrado entre as duas instituições.
Na sequência deste entendimento entre os clubes, o atleta da Associação Juventude de Viana decidiu abandonar a queixa que levantou contra Mariano Velásquez. Por seu lado, o capitão do Benfica lamenta o sucedido e reconhece o seu erro e a nobreza do gesto do seu colega de profissão.


CD.Nortecoope contratou argentino
A Nortecoope, que na próxima temporada continuará a ser orientada por Hélder Ferreira, contratou o avançado argentino Luciano di Foe. Esta aquisição encerra o plantel 2005/06 do emblema maiato, que nas suas fileiras contará ainda com os irmãos Rui Miguel Gomes e Rui André Gomes, reforços contratados à Académica de Espinho. No próximo dia 6, a Nortecoope defronta o Liceo da Corunha, em jogo que serve de apresentação dos espanhóis aos seus associados.
Fonte:Jornal OJogo

Resultados do Mundial

Meias Finais
Portugal 1-4 Espanha
Argentina 7-1 Itália

Fotos de Portugal:
Portugal-Espanha

3º e 4º Lugar
Portugal - Itália(na madrugada de 13 para 14 às 0H30Min na RTP1)

Final
Argentina - Espanha

5º ao 8º Lugar
Brasil 1-5 Suiça
França 5-2 Angola

5º e 6º Lugar
Suiça - França

7º e 8º Lugar
Brasil - Angola

Luta pela manutenção no Mundial A
Andorra 1-2 Alemanha
Macau 6-7 Holanda
Chile 2-0 USA
Moçambique 2-4 Inglaterra

9º ao 16 Lugar
Macau - Moçambique
USA - Andorra
Inglaterra - Holanda
Chile - Alemanha

Portugal não revalida título mundial

A selecção portuguesa de hóquei em patins viu fugir-lhe a possibilidade de revalidação do título mundial, ao perder (4-1) com a Espanha no jogo de acesso à final do Campeonato do Mundo da modalidade.
Se o resultado e a exibição ao intervalo ainda permitiam sonhar, a segunda parte mostrou uma Espanha mais consistente que, aproveitando erros consecutivos na defensiva portuguesa, não teve dificuldade em ganhar uma vantagem confortável no marcador.
Portugal tenta amanhã às 00h30 um lugar no pódio deste evento. O adversário será o derrotado do Itália - Argentina, que se joga neste momento. O sucessor de Portugal será encontrado a partir das 2 da manhã.

A meio da "meia"

Resultado ao intervalo: 1-1 (Ordeig e Sérgio Silva)

Breves notas:
- resultado justo;
- boa resposta da equipa portuguesa perante desvantagem no marcador;
- Espanha quebra psicologicamente com o desenrolar da partida;
- a RTP precisa urgentemente de uma "reciclagem" nos seus quadros profissionais (?)
- Dupla de arbitragem sem coragem, apita de modo defensivo e falha redondamente no capítulo disciplinar;
- Pedro Gil, por muito de genial que lhe possam apontar, não faz falta nenhuma a um evento de hóquei em patins que se pretende sério.

sexta-feira, agosto 12, 2005

Resultados do Mundial

Quartos de Final
Portugal 3-2 Suiça
Espanha 13-1 Brasil
Itália 2-1 Angola
Argentina 6-0 França

Fotos de Portugal:
Portugal - Suiça

Meias Finais
Portugal - Espanha (Na madrugada de 12 para 13 às 0H30Min na RTP1)
Itália - Argentina


Luta pela permanencia no Mundial A
Inglaterra 3-5 USA
Andorra 9-3 Macau
Chile 4-3 Moçambique
Alemanha 8-0 Holanda

Proximos Jogos
Moçambique - Inglaterra
Holanda - Macau
Chile - USA
Andorra - Alemanha

quinta-feira, agosto 11, 2005

Em dia de descanso protagonismo foi para dirigentes

Ontem foi dia de descanso no Mundial de San Jose, mas o Comité Internacional de Hóquei em Patins reuniu com algumas alterações às regras de jogo em cima da mesa.
A aprovação da proposta da Real Federação Espanhola de Patinagem de "golo de ouro" nos prolongamentos (que no futebol teve "morte súbita") e a rejeição da permissão do corte intencional com o patim foram as principais decisões tomadas.
Ainda em cima da mesa, mas com decisão final adiada, esteve uma proposta sobre a marcação das grandes penalidades durante o decorrer do tempo normal de jogo que conta com o apoio da Federação de Patinagem de Portugal. A alteração proposta impede o jogador de tentar driblar o guarda-redes, sendo forçado a rematar directamente. Com a Espanha a opôr-se à alteração, a votação não foi conclusiva.

terça-feira, agosto 09, 2005

Resultados da 3ª Jornada do Mundial

Angola 1-1 Chile
Suiça 3-0 Andorra
França 2-2 Holanda
Alemanha 2-2 Brasil
Portugal 20-1 Macau
Espanha 4-1 Inglaterra
Itália 13-2 Moçambique
Argentina 14-0 USA

Fotos de Portugal:
Portugal - Macau

Quartos de Final
Portugal - Suiça (Na madrugada de 11 para 12 as 0H30Min, na RTP1)
Itália - Angola
Argentina - França
Espanha - Brasil

Luta para não descer ao Mundial B (descem os três ultimos classificados)
Chile - Moçambique
Andorra - Macau
Inglaterra - USA
Alemanha - Holanda

Resultado do Inquerito

Quem vai vencer o Mundial de San José?
1º - Portugal - 49% - 161 Votos
2º - Argentina - 21% - 69 Votos
3º - Espanha - 19% - 61 Votos
4º - Outra Selecção - 8% - 25 Votos
5º - Itália - 4% - 12 Votos
Total: 328 Votos

segunda-feira, agosto 08, 2005

Resultados da 2ªJornada do Mundial

Angola 21-3 Macau
Moçambique 2-3 Andorra
PORTUGAL 8-1 Chile
Inglaterra 1-2 França
Argentina 7-0 Alemanha
Holanda 1-8 Espanha
Suiça 2-5 Itália
USA 1-4 Brasil


Fotos dos jogos de Portugal:
Portugal - Angola
Portugal - Chile

Resultados da 1ª Jornada do Mundial

Brasil 3-6 Argentina
Alemanha 4-0 EUA
França 0-5 Espanha
Andorra 1-4 Itália
Chile 11-2 Macau
Holanda 0-4 Inglaterra
Suiça 7-0 Moçambique

Em dia de folga para a selecção portuguesa

Espiar para dominar

Ontem foi dia de folga para a Selecção Nacional que se encontra em São José, no estado americano da Califórnia, a disputar o 37.º Campeonato do Mundo de hóquei em patins. E se uns aproveitaram para descansar, depois do desgaste da véspera na vitória sobre Angola, outros dedicaram-se a uma missão de espionagem ao jogo Chile-Macau, referente ao grupo A, o mesmo de Portugal. Foi o caso de José Querido, o seleccionador nacional, que considera Portugal uma das "potências mundiais do hóquei em patins" e se mostra esperançado em revalidar o título conquistado há dois anos em Oliveira de Azeméis. "É para isso que temos trabalhado", diz. A fórmula para chegar ao título passa por "respeitar todos os adversários", a começar pelo Chile, que defronta hoje Portugal. "Vamos tentar ganhar mais ritmo competitivo e adaptarmo-nos às diversas situações de jogo", confidenciou José Querido. E uma das situações que mais críticas têm merecido por parte de todos os participantes implica mesmo uma grande necessidade de adaptação. É ideia corrente que o piso utilizado no pavilhão onde se disputa o Campeonato Mundial "não é o melhor para atletas deste nível, que disputam campeonatos Mundiais e Europeus", mas ainda assim, "é igual para todos".

No rescaldo da vitória sobre Angola, por 5-1, o técnico nacional considera que Portugal fez um "bom jogo" e teve o mérito de "marcar os golos no momento certo e soube controlar a partida", mostrando-se, por isso, satisfeito com a prestação dos seus jogadores. "Toda a gente jogou e têm todos o mesmo nível. Não fiz nenhuma renovação. Apenas considero que estes são os dez que me dão confiança para o futuro", afirmou José Querido.

Fonte: jornal "O Jogo"

domingo, agosto 07, 2005

Selecção portuguesa acarinhada nos EUA

Comunidade lusa tem dado grande atenção à presença dos hoquistas


A imensa comunidade portuguesa residente no estado da Califórnia, nos EUA, tem mostrado incansável apoio à selecção lusa presente no Mundial de hóquei em patins de São José.
Os campeões mundiais, que têm o consistente hábito de ganhar sempre as provas realizadas em solo lusitano (dez títulos em dez possíveis), vão jogar praticamente em casa, já que a organização espera forte apoio dos cerca de 400 mil portugueses residentes em São José.
O português Vítor Almeida, convidado pela organização americana para divulgar o Mundial junto dos emigrantes lusos, lembra que os horários dos jogos não são os mais indicados para boas assistências (15:00 e 16:30 locais), mas acredita esperar "casa cheia" nos jogos de Portugal.
A organização do 37º campeonato do Mundo tem demonstrado grande força de vontade, mas também muita desorganização e alguma falta de profissionalismo.
Apesar da imponência do recinto - Centro de Desportos da Universidade de São José - a comunicação social encontra-se instalada em bancadas altamente desniveladas e as linhas telefónicas, momentos antes do início do campeonato, ainda estavam desactivadas.
Pela primeira vez nos EUA, o Mundial de hóquei em patins tem provocado constantes discussões entre comité local, voluntários e jornalistas, acabando sempre por não se saber quem realmente coordena e superintende a organização.


COMUNIDADES LUSAS COM COBERTURA RÁDIO
Duas estações de rádio, direccionadas para as comunidades lusas vão cobrir "a par e passo" o Mundial de Hóquei em Patins, com dois jornalistas não profissionais residentes na Califórnia.

Fonte:Jornal Diáro de Notícias da Madeira

SELECCIONADOR SATISFEITO APÓS VITÓRIA

José Querido: «Fizemos um jogo de paciência»

José Querido considerou, no final do jogo com a Angola, que a vitória foi "fundamental" para as ambições de Portugal. De acordo com o seleccionador nacional de hóquei em patins, tratou-se de "um jogo de paciência", revelando a equipa das quinas "muita ambição e determinaçao"."Apesar de termos rodado toda a equipa, para darmos minutos aos jogadores, mantivemos sempre o mesmo nível e isso deixa-me satisfeito para o resto da competição", referiu.Reinaldo Ventura, por sua vez, mostrou-se preocupado com o piso embora crente na conquista do Mundial. "Sabemos que no primeiro jogo existe sempre ansiedade e algum nervosismo, mas, com paciência, conseguimos ultrapassar Angola, que é sempre uma equipa muito difícil. Temos capacidade para sermos de novo campeões, mas estamos preocupados com o piso, que pode ser determinante. No entanto, é este o piso e será assim para todas as selecções", disse. Ricardo Figueira assumiu idêntica ambição a Reinado Ventura ."Estamos no bom caminho para renovar o título. O trabalho que fizemos nos estágios foi muito positivo e começamos agora a recolher os frutos. O importante é ganhar, mas claro que fico satisfeito quando marco golos. Temos de manter a concentração, porque queremos renovar o título mundial", explicou.

Fonte:Jornal Record

Portugal estreia-se a vencer Angola

A Selecção Nacional de hóquei em patins venceu a de Angola, por 5-1, no jogo de abertura do Campeonato do Mundo, que se disputa em San José, na Califórnia (Estados Unidos). Aos dez minutos Reinaldo Ventura, abriu o marcador e cinco minutos mais tarde esteve na origem da recarga para golo de Tó Silva. Portugal fez o terceiro através de Ricardo Pereira, que com poucos minutos em campo marcou à boca da baliza. A Angola demonstrou debilidades defensivas que o campeão do Mundo em título não perdoou, pelo que logo depois do descanso os africanos sofreram mais dois golos (Ricardo Barreiros da meia-distância e Ricardo Figueira na cara do guarda-redes). O angolano António Gaspar, num remate com alguma sorte, surpreendeu o guardião português.
Portugal alinhou e marcou: Guilherme Silva; Sérgio Silva, Reinaldo Ventura (1), Tó Silva (1), Valter Neves, Ricardo Pereira (1), Ricardo Figueira (1), Ricardo Barreiros (1) e Pedro Afonso.
Hoje é dia de descanso para Portugal.

Fonte:Jornal OJogo

Cambra garante promessa argentina

O Hóquei Académico de Cambra garantiu o concurso do argentino Ariel Romero, jogador que deverá fechar o plantel para 2005/06. "Romerito", como também é conhecido, é capitão da selecção sub-20 da Argentina e conta já com internacionalizações pelo seleccionado absoluto, tendo marcado presença nos jogos sul-americanos e Pan-americanos. A sua valia levou-o a ser integrado nos pré-seleccionados para o Mundial de San José mas a sua tenra idade terá sido determinante para não constar numa lista definitiva onde não falta talento no ataque.
Com 20 anos, o atacante alinhava no Concepcion onde com 20 golos em 13 jogos era o segundo melhor marcador do campeonato e é considerado a par de Pablo Alvarez e Carlos Nicolia uma das maiores promessas do hóquei argentino.

sexta-feira, agosto 05, 2005

Super Taça

Já são conhecidas as datas para a disputa dos dois jogos da Super Taça de seniores masculinos
1 de Outubro - 18 horas - SL.Benfica - FC.Porto
5 de Outubro - 18 horas - FC.Porto - SL.Benfica
Já são conhecidas as datas para a disputa dos dois jogos da Super Taça Feminina
8 de Outubro - 18 horas - CD.Nortecoope - ACR.Gulpilhares
15 de Outubro - 18 horas - ACR.Gulpilhares - CD.Nortecoope

quinta-feira, agosto 04, 2005

A nova batalha do Campo de Ourique

O Clube Atlético de Campo de Ourique (CACO) está de regresso ao hóquei em patins no escalão sénior. Depois de duas épocas apenas ligado à modalidade com os escalões de formação, o CACO conseguiu reunir as condições necessárias para voltar a disputar o Campeonato Nacional da terceira divisão. O grupo de trabalho já está formado e prepara-se agora para o grande combate: voltar e conseguir ficar.
Em 2003 a equipa sénior do Campo de Ourique foi despromovida à 3ª Divisão o que acabou por ditar a extinsão do escalão no clube. “Não tinhamos dinheiro para manter a equipa porque numa terceira divisão gasta-se no mínimo cerca de 8 mil contos. O Campeonato está muito mal feito. Devia de haver mais zonas e mais pequenas porque as deslocações são muito longas”, explica o presidente.
Após alguns esforços, este ano o Campo de Ourique conseguiu reunir as condições económicas necessárias para voltar a participar no campeonato. “É uma aposta que nos custa muito financeiramente mas com a ajuda da Santimel e com algumas poupanças que conseguimos fazer nestas duas épocas que estivemos afastados, temos seguramente condições para disputar o campeonato e subir porque é esse o nosso único objectivo”. Segundo o presidente, o clube tem uma verba de cerca de 12 mil contos para esta “aventura”. “Vamos arriscar com jogadores que já cá estavam quando acabamos com o escalão e com outros que não se davam bem onde estavam. Construímos um grupo de trabalho com atletas acima da média. Alguns já jogaram na primeira divisão outros são da segunda”.
Para este dirigente, o investimento no escalão sénior passa também por outro objectivos. “É um incentivo às camadas jovens porque iniciam-se aqui na modalidade e precisam de ter um seguimento. Infelizmente 90 por cento dos atletas terminam a carreira quando concluem o escalão de juniores”. Para além deste aspecto também o bairrismo do clube não foi esquecido. “Um clube sem seniores morre em todos os sentidos porque as pessoas não vêm aos jogos. Nos escalões infantis vêm os familiares mas não é a mesma coisa, os seniores trazem muita gente, vem a vizinhança, adeptos do clube e até ex-praticantes da modalidade É como um ponto de encontro”.
Com as dificuldades que encontrou enquanto presidente, Alípio Capela sugere algumas alterações. “O hóquei em patins precisa de ser repensado. Sou totalmente a favor de uma restruturação da modalidade. Cada vez teremos menos equipas porque se chega a uma altura que não há verbas e as modalidades acabam”. Felizmente em Campo de Ourique ainda há a força da tradição. Curiosamente, Carlos Benardino, mais conhecido por “Camané”, filho da velha glória do clube com o mesmo nome, é quem vai assumir o comando técnico da equipa em busca dos sucessos do passado.
Historial de sucessos, presente de dificuldades

Fundado em 1922 por um grupo de dissidentes do Sport Lisboa e Benfica, o Clube Atlético de Campo de Ourique afirmou-se em modalidades como o Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins. Situado em pleno bairro de Campo de Ourique, no centro de Lisboa, pelo CACO passaram grandes estrelas do hóquei nacional. Carlos Benardino, Vaz Guedes, António Matos, José Pereira, Realista e Luís Nunes, todos campeões europeus e alguns mundiais, vestiram a camisola deste emblemático clube. A sala de trofeus é um bom exemplo da antiguidade e dos sucessos do passado desta colectividade. De entre os inúmeros trofeus, medalhas e fotos dos tempos áureos do clube, que tentam em vão esconder as paredes invadidas pela humidade, destacam-se a Taça de Campeão Nacional em 1954 e a Taça Teresa Herrera, actual Liga dos Campeões, conquistada em 1955 e única em Portugal.
Os fracos recursos econónicos, como é natural em clubes como o Campo de Ourique, reflectem-se no pavilhão. Com um piso com apenas cinco anos, óptimo para a prática da modalidade, a cobertura já ressente o peso da idade. O presidente, Alípio Capela, explica as dificuldades. “O clube está em degradação até chove cá dentro".


Plantel 2005/06


Nuno Capela, Álvaro Ferreira, Luís Paixão e André Sousa – AA Amadora
Serrano e Pedro Santana – Lisnave
Pedro Bagão – ex-CACO
Filipe – Sesimbra
Tójo – Fabril
Nélson, Tiago Almeida – CACO
Nuno Vaz – Algés
Tiago Martins – Lobinhos
Rui – Física de Torres Vedras

Treinador – Carlos Benardino

In Jornal Record, edição de 3 de Agosto de 2005

Selecção da Holanda

Treinador: Luis Novais

1. Harold de Wit- RESG Walsum (D)
2. Luuk Bischoff -VFB Remscheid 06/08 (D)
3. Marty van den Brand -HSV Krefeld (D)
4. Robbie van Dooren - RESG Walsum (D)
5. Michel van Gemert -RG Iserlohn (D)
6. Michel van Gompel - RC de Lichtstad
7. Lowie Boogers -Roller Novara (I)
8. Erik Habraken -HSV Krefeld (D)
9. Arjan van Gerven - ERG Iserlohn (D)
10. Johan Opsteegh - AGOR

Barracada no mundial

A organização do mundial não autoriza as selecções a treinarem no pavilhão onde vai ser disputado o mundial, nem mesmo para adaptação ao piso.
Portugal, Espanha e a Argentina já fizeram demonstrar o seu desagrado para tal situação. Todas as delegações colocam em causa se vale a pena se deslocar para disputar um mundial nestas condições, tendo todas elas de treinar a mais de 20Km do local onde se vai disputar esta competição, num piso diferente do que vai ser usado no mundial, ainda para um piso plástico não usado nos campeonatos destes países.
Agora as duvidas de sem é pensar que um dos motivos para este mundial se jogar nos EUA é tentar promover o hóquei em terras norte americanas, mas muitos se perguntam se eles entendem deste desporto….

quarta-feira, agosto 03, 2005

Mundial na TV

Todos os Jogos de PORTUGAL serão transmitidos pela RTP 1.

Livro homenageia heróis do Mundial de hóquei em patins de 2003

O café-teatro do Cine-Teatro Caracas de Oliveira de Azeméis é o palco para o lançamento, este sábado, do livro ‘Mundial de Ouro’.
Da autoria de Altino Pires, o livro tem prefácio de Hermínio Loureiro e é um documento onde o autor regista os factos mais significativos do 36º Campeonato Mundial de Hóquei em Patins realizado em 2003 na cidade de Oliveira de Azeméis onde Portugal se sagrou campeão mundial pela 15ª vez.
O lançamento, marcado para as 18h00 deste sábado, 6 de Agosto, contará com a presença de Vítor Hugo, ex-seleccionador nacional, e ocorre no mesmo dia em que tem início nos Estados Unidos da América mais um Campeonato Mundial onde a selecção portuguesa vai tentar defender o título conquistado há dois anos em Oliveira de Azeméis.
A aposta no grafismo e na fotografia é a característica dominante da obra a ser lançada este sábado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. A edição do livro nesta altura pretende ser uma homenagem a todos os jogadores portugueses que, há dois anos, inscreveram mais uma página de ouro na história do hóquei em patins.
Ao longo das 164 páginas que compõem o livro Altino Pires relata os momentos mais marcantes que envolveram a prova realizada em 2003. Caracterizada pela qualidade das fotografias o documento apresenta alguns depoimentos destacando-se uma entrevista ao ex-seleccionador Vítor Hugo.
O antigo técnico nacional conta a sua experiência que foi estar ao serviço da selecção nacional e o ambiente adverso que encontrou em Oliveira de Azeméis, ultrapassado de forma brilhante pelos jogadores. Os restantes capítulos abordam aspectos relacionados com a organização do evento, a construção do maior stick do mundo, o pavilhão onde decorreu a prova e o percurso da selecção de Portugal até atingir a final disputada contra a Itália.
O livro faz ainda referência a todos os títulos conquistados por Portugal desde o primeiro Campeonato realizado em 1936 na cidade de Stuttgard, na Alemanha.

terça-feira, agosto 02, 2005

Sesimbra vai receber Europeu de Juvenis em 2006.

Sesimbra está de parabéns, pois vai receber no próximo ano de 2006, mais propriamente entre 24 e 30 de Julho, o CAMPEONATO EUROPEU DE HÓQUEI EM PATINS DE JUVENIS.

Com esta distinção o Comité Europeu de Rink Hóquei, aceitou a proposta da Federação de Patinagem de Portugal, tendo Sesimbra a responsabilidade de organizar um evento de grande categoria Internacional e que desde 1993 (Campeonato Europeu de Juniores), não visitava Sesimbra.

Um evento desta envergadura vai merecer especial atenção por parte do Grupo Desportivo de Sesimbra que em conjunto com a Câmara Municipal de Sesimbra, vão fazer do Europeu de 2006, o melhor e mais bem organizado EUROPEU.

Fonte: GD.Sesimbra

Horario dos jogos de Portugal

Portugal - Angola dia 6 as 23 Horas
Portugal - Chile dia 8 as 0H30Min (madrugada de 8 para 9)
Portugal - Macau dia 9 as 0H30Min (madrugada de 9 para 10)
Quartos de Final - Dia 11 as 0H30Min (madrugada de 11 para 11)
Meias Finais - Dia 12 as 0H30Min (madrugada de 12 para 13)
Final - dia 13 as 2 Horas da Manha (madrugada de 13 para 14)

Tudo isto tendo fé que vamos estar na final do Mundial

segunda-feira, agosto 01, 2005

Reinaldo Ventura na comitiva

Reinaldo Ventura (FC Porto) fez parte da comitiva portuguesa que partiu na madrugada de hoje para São José da Califórnia (Estados Unidos) onde vai defender o título mundial de hóquei em patins na 37ª edição do Campeonato do Mundo, a jogar entre 6 e 13 deste mês.
O defesa-médio falhou os últimos treinos de preparação devido a uma otite aguda, mas "após efectuar exames de reavaliação, foi considerado apto", confirmou, ontem, o chefe da comitiva lusa, Fernando Graça. "Embora com precauções, que vão levar a que o atleta tenha mesmo de ser tratado durante os voos, está apto", explicou o mesmo dirigente.
Entre os outros jogadores, há apenas "pequenas mazelas", mas todos os dez eleitos do seleccionador nacional José Querido estão prontos para participar na prova.
Na primeira fase, a selecção lusa está integrada no grupo A, juntamente com Angola (frente à qual se estreia, a 6 de Agosto), Chile e Macau.

Fonte:Jornal OJogo