quinta-feira, agosto 04, 2005

A nova batalha do Campo de Ourique

O Clube Atlético de Campo de Ourique (CACO) está de regresso ao hóquei em patins no escalão sénior. Depois de duas épocas apenas ligado à modalidade com os escalões de formação, o CACO conseguiu reunir as condições necessárias para voltar a disputar o Campeonato Nacional da terceira divisão. O grupo de trabalho já está formado e prepara-se agora para o grande combate: voltar e conseguir ficar.
Em 2003 a equipa sénior do Campo de Ourique foi despromovida à 3ª Divisão o que acabou por ditar a extinsão do escalão no clube. “Não tinhamos dinheiro para manter a equipa porque numa terceira divisão gasta-se no mínimo cerca de 8 mil contos. O Campeonato está muito mal feito. Devia de haver mais zonas e mais pequenas porque as deslocações são muito longas”, explica o presidente.
Após alguns esforços, este ano o Campo de Ourique conseguiu reunir as condições económicas necessárias para voltar a participar no campeonato. “É uma aposta que nos custa muito financeiramente mas com a ajuda da Santimel e com algumas poupanças que conseguimos fazer nestas duas épocas que estivemos afastados, temos seguramente condições para disputar o campeonato e subir porque é esse o nosso único objectivo”. Segundo o presidente, o clube tem uma verba de cerca de 12 mil contos para esta “aventura”. “Vamos arriscar com jogadores que já cá estavam quando acabamos com o escalão e com outros que não se davam bem onde estavam. Construímos um grupo de trabalho com atletas acima da média. Alguns já jogaram na primeira divisão outros são da segunda”.
Para este dirigente, o investimento no escalão sénior passa também por outro objectivos. “É um incentivo às camadas jovens porque iniciam-se aqui na modalidade e precisam de ter um seguimento. Infelizmente 90 por cento dos atletas terminam a carreira quando concluem o escalão de juniores”. Para além deste aspecto também o bairrismo do clube não foi esquecido. “Um clube sem seniores morre em todos os sentidos porque as pessoas não vêm aos jogos. Nos escalões infantis vêm os familiares mas não é a mesma coisa, os seniores trazem muita gente, vem a vizinhança, adeptos do clube e até ex-praticantes da modalidade É como um ponto de encontro”.
Com as dificuldades que encontrou enquanto presidente, Alípio Capela sugere algumas alterações. “O hóquei em patins precisa de ser repensado. Sou totalmente a favor de uma restruturação da modalidade. Cada vez teremos menos equipas porque se chega a uma altura que não há verbas e as modalidades acabam”. Felizmente em Campo de Ourique ainda há a força da tradição. Curiosamente, Carlos Benardino, mais conhecido por “Camané”, filho da velha glória do clube com o mesmo nome, é quem vai assumir o comando técnico da equipa em busca dos sucessos do passado.
Historial de sucessos, presente de dificuldades

Fundado em 1922 por um grupo de dissidentes do Sport Lisboa e Benfica, o Clube Atlético de Campo de Ourique afirmou-se em modalidades como o Andebol, Ciclismo e Hóquei em Patins. Situado em pleno bairro de Campo de Ourique, no centro de Lisboa, pelo CACO passaram grandes estrelas do hóquei nacional. Carlos Benardino, Vaz Guedes, António Matos, José Pereira, Realista e Luís Nunes, todos campeões europeus e alguns mundiais, vestiram a camisola deste emblemático clube. A sala de trofeus é um bom exemplo da antiguidade e dos sucessos do passado desta colectividade. De entre os inúmeros trofeus, medalhas e fotos dos tempos áureos do clube, que tentam em vão esconder as paredes invadidas pela humidade, destacam-se a Taça de Campeão Nacional em 1954 e a Taça Teresa Herrera, actual Liga dos Campeões, conquistada em 1955 e única em Portugal.
Os fracos recursos econónicos, como é natural em clubes como o Campo de Ourique, reflectem-se no pavilhão. Com um piso com apenas cinco anos, óptimo para a prática da modalidade, a cobertura já ressente o peso da idade. O presidente, Alípio Capela, explica as dificuldades. “O clube está em degradação até chove cá dentro".


Plantel 2005/06


Nuno Capela, Álvaro Ferreira, Luís Paixão e André Sousa – AA Amadora
Serrano e Pedro Santana – Lisnave
Pedro Bagão – ex-CACO
Filipe – Sesimbra
Tójo – Fabril
Nélson, Tiago Almeida – CACO
Nuno Vaz – Algés
Tiago Martins – Lobinhos
Rui – Física de Torres Vedras

Treinador – Carlos Benardino

In Jornal Record, edição de 3 de Agosto de 2005

Sem comentários: