domingo, abril 30, 2006
Vitória do FC Porto deixa Benfica a oito pontos dos dragões (4-0
Esta é a história de um clube tetracampeão, de um guarda-redes, do seu goleador e do treinador deles! Uma história que se repete há quatro anos e parece estar a repetir-se este ano, transformando o prefixo tetra em penta. Ninguém consegue tirar as quinas do braço esquerdo do equipamento do FC Porto. Ontem, em Fânzeres, os dragões deram um passo de gigante para a revalidação - pela quarta vez consecutiva - do título de campeão nacional, ao receber e vencer o segundo classificado, o Benfica, aumentando para oito pontos a distância entre ambos. E tudo por culpa do guarda-redes, Edo Bosch, e do goleador Pedro Gil. Um a defender e o outro a marcar golos, o FC Porto até parece não precisar de mais ninguém. A diferença entre as duas equipas esteve mesmo aqui: nem Carlos Silva é Edo Bosch, nem Ricardo Barreiros é Pedro Gil. O exemplo mais flagrante deu-se aos nove minutos de jogo - já Gil tinha inaugurado o marcador aos 4 num remate de ângulo qua se impossível - quando Mariano Velasquez e Ricardo Barreiros surgem de frente a Edo Bosch, só com Pedro Gil pelo meio. O melhor que o avançado das águias fez foi rematar para a defesa fácil do catalão. O primeiro tempo terminou com uma grande penalidade convertida por Reinaldo Ventura, depois de Valter Neves (até foi uma das águias mais esclarecidas...) ter feito falta sobre Jorge Silva. No segundo tempo, os dragões abrandaram o ritmo e até chegaram a dar algumas abertas na defesa, que os homens da Luz não aproveitaram: nem a pontaria estava afinada e Bosch fez questão que o adversário fosse para casa a zero! Os jogadores do Benfica eram os primeiros a ter consciência da importância da viagem a Fânzeres. Ainda que a matemática o permite, depois desta derrota, recuperar oito pontos aos dragões é esperar que a equipa que menos erros comete em competições de longo percurso o faça nos últimos seis jogos. Para o FC Porto, este foi o melhor tónico para a final da Liga dos Campeões. Esse sim, o verdadeiro desafio!
in jornal A Bola
sexta-feira, abril 28, 2006
Jogos do Fim de Semana
Poule A
18 Horas -
18 Horas -
21 Horas -
Poule B
17 Horas -
18 Horas -
18 Horas -
21 Horas -
Campeonato Nacional da 2ªDivisão
Poule A - Norte
21H00 - ACADÉMICO FC - J OURIENSE
21H00 - RIBA DE AVE HC - HC MARCO
21H30 - CRPF LAVRA - AD VALONGO
18H00 - AA COIMBRA - CA FEIRA
18H00 - SC MARINHENSE - AA ESPINHO
Poule A - Sul
21H00 - HC TURQUEL - GDS CASCAIS
18H00 - HC SINTRA - AJ SALESIANA
18H00 - CS MARÍTIMO - AD OEIRAS
18H00 - AE FÍSICA D - PAREDE FC
18H00 - GD SESIMBRA - UDC NAFARROS
Poule B - Norte
18H00 - HC MEALHADA - ESCOLA LIVRE A
18H00 - AD BARCELOS - CI SAGRES
18H00 - VSC BARCELINHOS - CD CUCUJÃES
16H30 - CD POVOA - SC TOMAR
18H00 - AD SANJOANENSE - CH CARVALHOS
Poule B - Sul
18H00 - GD ESTREITO - CD SANTA CLARA
18H00 - FC ALVERCA - J AZEITONENSE
21H00 - SC TORRES UD - VILAFRANQUENSE
18H00 - VASCO DA GAMA AC - CD SÃO ROQUE
18H00 - AA AMADORA - CF ESTREMOZ
Campeonato Nacional da 3ªDivisão
Zona Norte
19H00 - CA Bragança - Seixas HC
21H00 - ACDR "Olá Mouriz" - AD Pasteleira
21H00 - GFDC Fânzeres - OC Paço do Rei
18H00 - Pessegueiro do Vouga - FC Oliveira Hospital
18H00 - CAR Taipense - Estrela Vigorosa S
21H00 - FC Bom Sucesso - GD Sobreira
Zona Centro
21H00 - Os Corujas - SCL Marrazes
21H00 - Biblioteca IR - CN Rio Maior
21H00 - ACR Santa Cita - CAC Ourique
19H00 - SCE Bombarralense - HC Tigres
18H00 - HC Caldas - C Stella Maris
18H00 - GD Vialonga - UF Entroncamento
Zona Sul
18H00 - FC Castrense - LMR Algés
18H00 - Seixal FC - GD Diana
19H00 - CD Boliqueime - CR Grandolense
21H00 - CD Portosantense B - GC Olhanense
18H00 - HC Portimão - SR 9 de Abril
18H00 - CU Micaelense - Galpenergia
Campeonato Nacional da 1ªDivisão Feminina
17H30 - FUNDAÇÃO NORTECOOPE - GDR "OS LOBINHOS"
18H00 - CD NORTECOOPE - AF ARAZEDE
17H00 - HC MEALHADA - ACR GULPILHARES
21H00 - HC MARCO - CD PORTOSANTENSE
Taça de Portugal Masculina
Quartos de Final
Dia 1 de Maio de 2006
18H00 - GDS.CASCAIS - ACADÉMICO FC
18H00 - GD SESIMBRA - SL BENFICA (DIA 6 DE MAIO)
21H00 - S ALENQUER B - AJ VIANA
18H00 - ACR GULPILHRES - FC PORTO
Taça de Portugal Feminina
Quartos de Final
Dia 1 de Maio de 2006
16H00 - HC MEALHADA - AF ARAZEDE
21H00 - ACR GULPILHARES - CD NORTECOOPE
20H00 - CD PORTOSANTENSE - GDR “OS LOBINHOS” (dia 6 de Maio)
17H00 - CD BOLIQUEIME - FUNDAÇÃO NORTECOOPE
quinta-feira, abril 27, 2006
Crise no Paço de Arcos
A situação no clube da Linha agravou-se pelo facto de não ter existido lista às eleições, em Janeiro, depois de terminado o mandato do último presidente, Valentim Veiga da Silva. Houve, por isso, necessidade de constituir-se uma Comissão Administrativa (CA) para gerir os destinos do clube por 90 dias - prazo que termina a 10 de Maio -, liderada pelo presidente da Assembleia Geral, Armindo Azevedo. Desde então o plantel sénior do Paço de Arcos está sem receber ordenados, como explica Carlos André, membro da CA e responsável pelo hóquei do clube. "Aguardamos a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal de Oeiras, respeitante à prática desportiva e formação de atletas. Um compromisso camarário de cada mandato autárquico, mas cujas verbas, desta vez, têm demorado a chegar". O mesmo responsável reconhece que esta instabilidade tem reflexos na equipa, mas adverte: "Os jogadores não podem jogar em função de receber ou não ordenado, quando o panorama é o que se conhece. No entanto, estamos a fazer tudo para regularizar a situação o mais rápido possível." O treinador da equipa, Lúcio Morais, não faz comentários sobre a situação, mas adianta: "É complicado gerir a cabeça dos jogadores nestes casos e os resultados estão à vista. Temos uma equipa jovem e os ordenados fazem falta. Mas posso garantir que temos um grupo unido e não há dia nenhum que não se discuta a situação entre nós."
Fonte:Jornal ABola
segunda-feira, abril 24, 2006
Iº Encontro da "Família" do Hockey Club de Sintra

No próximo dia 6 de Maio realiza-se o I Encontro da «Família» do H.C.S., que, entre outras acções, inclui um festival desportivo para «Recordar o Passado», a realizar no Parque da Liberdade a partir das 10,00 horas, a inauguração, nos cemitérios de Sintra, de obeliscos em memória dos sócios falecidos, que decorrerá a partir das 12,00 horas. O período da tarde daquele dia começará com um almoço de confraternização, pelas 13,30 horas, seguindo-se a inauguração, às 16,00 horas, de duas exposições, uma alusiva à actividade do H.C.S. desde 1940 e outra de artes plásticas denominada «Solidariedade e Amizade», e às 16,30 horas uma sessão solene para entrega de galardões, recepção do espólio do internacional Cipriano dos santos e lançamento do livro «Hockey Club de Sintra – Sessenta Anos ao Serviço do Desporto e do Concelho de Sintra – 1940-2000». O I Encontro da «Família» do H.C.S. termina com a celebração, às 19,00 horas, na Igreja de S. Miguel, de uma eucaristia por intenção dos sócios falecidos.
O PROGRAMA DO ENCONTRO
08H45 - Concentração de sócios e amigos do Clube na esplanada do Palácio Valenças (onde funcionou a primeira sede do HCS);
09H00 - Pequeno almoço na Vila Velha (para recordar que a sede social do H.C.S. funcionou durante 50 anos no Centro Histórico de Sintra);
09H30 - «Recordar o Passado», no rinque do Parque da Liberdade
· Evocação dos momentos vividos pelo HCS no rinque do Parque da Liberdade;
· Descerramento de um memorial à realização do Encontro;
· Apresentação de todas as equipas de hóquei em patins, da classe de patinagem artística e da escola de patinagem;
· Jogo de hóquei em patins entre veteranos do H.C.S., com mais de 50 anos de idade;
· Encontros entre infantis C do H.C.S.;
· Patinagem artística;
11H30 - Inauguração de obeliscos em memória dos sócios falecidos (cemitérios de S. Marçal – 11,30 h., do Alto do Chão Frio -12,00 h. e do Alto da Bonita -12,30 h..
13H00 – Continuação do Encontro da «Família» do H.C.S., no pavilhão gimnodesportivo.
13H30 - Almoço de confraternização, no pavilhão gimnodesportivo
16H00 – Inauguração da exposição «H.C.S. – ao serviço do desporto e do concelho de Sintra» e da exposição de artes plásticas «Solidariedade e Amizade»;
16H30 – Sessão solene
· Entrega de emblemas a sócios com 25 e 50 anos de filiação;
· Entrega de «Emblemas de Dedicação».
· Entrega simbólica de diplomas de participação no I Encontro da «Família» do H.C.S.;
· Entrega, pela Família, do espólio desportivo de Cipriano dos Santos
· Apresentação do livro «HOCKEY CLUB DE SINTRA –SESSENTA ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO E DO CONCELHO DE SINTRA – 1940-2000».
19H00 - Participação na Eucarística da comunidade. Acção de graças e em memória dos sócios falecidos.
A MONOGRAFIA
O projecto de editar uma pequena monografia data do período em que o Hockey Club de Sintra comemorou o seu 50.º aniversário. Por razões diversas só agora foi possível, graças à reunião de um conjunto de boas vontades, promover a sua edição.
A monografia agora editada, intitulada «Hockey Club de Sintra – sessenta anos ao serviço do desporto e do concelho de Sintra – 1940-2000» faz referência à fundação do Clube, aos seus estatutos e regulamentos, símbolos e evolução das cores dos equipamentos e às instalações sociais e desportivas.
Descreve ainda a actividade do H.C.S. no hóquei em patins nacional e internacional, sem esquecer outras modalidades que foram praticadas no seu seio.
Completam a monografia capítulos sobre as actividades culturais e no âmbito da acção social e ainda acerca de sócios, atletas, técnicos e demais colaboradores, distinções honoríficas, momentos de festa e o relacionamento do H.C.S. com o poder local e a comunicação social.
O AUTOR DA MONOGRAFIA
Francisco Hermínio Pires dos Santos Natural e residente em Sintra. Admitido como sócio n.º 1.199, desde 4 de Setembro de 1951, cessou posteriormente a filiação no H.C.S. por se ter deslocado para Angola em finais de 1953. Inscreveu-se novamente como sócio em 5 de Julho de 1977, sendo actualmente o associado n.º 372. Exerceu as funções de presidente da direcção do H.C.S. de 31 de Agosto de 1978 a 10 de Setembro de 1981. De 11 de Setembro de 1981 a 3 de Setembro de 1984 assumiu o cargo de presidente do conselho fiscal. Desde 4 de Setembro de 1984 é presidente da assembleia geral. Em 1981 foi co-autor do «Projecto de Integração da Chamada Promoção do Hóquei em Patins na Associação de Patinagem de Lisboa». Foi membro das comissões de honra e organizadora das comemorações do cinquentenário do H.C.S. - 1990. Integrou as comissões promotoras da construção do pavilhão gimnodesportivo. Em 17 de Agosto de 1990 foi proclamado, pela assembleia geral, sócio honorário do Clube e em 10 de Março de 2006 foi-lhe concedido o «Emblema de Dedicação».
Fonte: www.aplisboa.com
Jogos de 3ªFeira
Poule A
18H30M -
21 Horas -
21 Horas -
Poule B
18 Horas -
20 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
Campeonato Nacional da 2 Divisão
Poule A - Norte
18H00 - J OURIENSE 9-7 RIBA DE AVE FC
18H30 - AD VALONGO 4-3 ACADÉMICO FC
18H00 - CA FEIRA 4-3 CRPF LAVRA
18H00 - AA ESPINHO 10-0 AA COIMBRA
18H30 - HC MARCO 5-1 SC MARINHENSE
Poule A - Sul
18H00 - GDC CASCAIS 1-6 HC SINTRA
18H00 - AD OEIRAS 2-4 HC TURQUEL
18H00 - PAREDE FC 1-2 CS MARÍTIMO
18H00 - UDC NAFARROS 2-3 AE FÍSICA D
18H00 - AJ SALESIANA 4-2 GD SESIMBRA
Poule B - Norte
18H00 - ESCOLA LIVRE A 3-1 AD BARCELOS
21H00 - CD CUCUJÃES 2-3 HC MEALHADA
18H00 - SC TOMAR 8-1 VSC BARCELINHOS
18H30 - CH CARVALHOS 4-3 CD POVOA
18H30 - CI SAGRES 3-3 AD SANJOANENSE
Poule B - Sul
18H00 - CD SANTA CLARA 3-3 FC ALVERCA
18H00 - UD VILAFRANQUENSE 9-4 GD ESTREITO
18H00 - CD SÃO ROQUE 8-7 SC TORRES
18H00 - VASCO DA GAMA AC 11-4 CF ESTREMOZ
21H00 - AA AMADORA 5-4 J AZEITONENSE
Campeonato Nacional 1ªDivisão Feminina
15H15M - CD.Portosantense 2-3 Fundação Nortecoope
domingo, abril 23, 2006
FALLÉ E AS RAZÕES DA SAÍDA DA JUVENTUDE DE VIANA
Fonte:O Norte Desportivo
sexta-feira, abril 21, 2006
Jogos do Fim de Semana
Poule A
21H30M -
18 Horas -
21 Horas -
Poule B
18 Horas -
18 Horas -
18 Horas -
21 Horas -
Campeonato Nacional da 2ªDivisão
Poule A - Norte
18H30 - HC MARCO 6-4 J OURIENSE
18H30 - AD VALONGO 6-3 RIBA DE AVE HC
18H00 - CA FEIRA 9-4 ACADÉMICO FC
18H00 - AA ESPINHO 2-6 CRPF LAVRA
18H00 - SC MARINHENSE 1-0 AA COIMBRA
Poule A - Sul
18H00 - AJ SALESIANA 9-6 GDS CASCAIS
18H00 - AD OEIRAS 4-0 HC SINTRA
18H00 - PAREDE FC 0-3 HC TURQUEL
18H00 - UDC NAFARROS 5-5 CS MARÍTIMO
18H00 - GD SESIMBRA 1-4 AE FÍSICA D
Poule B - Norte
18H30 - CI SAGRES 5-5 ESCOLA LIVRE A
21H00 - CD CUCUJÃES 4-2 AD BARCELOS
18H00 - SC TOMAR 3-2 HC MEALHADA
18H30 - CH CARVALHOS 9-3 VSC BARCELINHOS
18H00 - AD SANJOANENSE 5-1 CD POVOA
Poule B - Sul
18H00 - UD VILAFRANQUENSE 2-2 FC ALVERCA
18H00 - CD SÃO ROQUE 1-4 GD ESTREITO
18H00 - CF ESTREMOZ 10-2 SC TORRES
18H00 - AA AMADORA 6-5 VASCO DA GAMA AC
Campeonato Nacional da 3ªDivisão
Zona Norte
21H00 - J Pacense - CA Bragança
21H00 - Seixas HC - ACDR "Olá Mouriz"
17H30 - AD Pasteleira - GFDC Fânzeres
21H00 - OC Paço do Rei - Pessegueiro do Vouga
21H00 - FC Oliveira Hospital - CAR Taipense
18H00 - Estrela Vigorosa S - FC Bom Sucesso
Zona Centro
21H00 - AF Arazede - Os Corujas
17H00 - SCL Marrazes - Biblioteca IR
20H00 - CN Rio Maior - ACR Santa Cita
18H00 - CAC Ourique - SCE Bombarralense
20H00 - HC Tigres - HC Caldas
18H00 - C Stella Maris - GD Vialonga
Zona Sul
18H00 - CP Beja - FC Castrense
18H00 - LMR Algés - Seixal FC
18H00 - GD Diana - CD Boliqueime
18H00 - CR Grandolense - CD Portosantense B
21H00 - GC Olhanense - HC Portimão
21H00 - SR 9 de Abril - CU Micaelense
Campeonato Nacional da 1ªDivisão Feminina
18H00 - GDR "OS LOBINHOS" 1-2 CD NORTECOOPE
15H00 - ACR GULPILHARES 2-3 FUNDAÇÃO NORTECOOPE
16H00 - CD PORTOSANTENSE 1-0 HC MEALHADA
19H00 - AF ARAZEDE 3-3 HC MARCO
Fallé deixa Viana e Neto é sucessor
Fonte: Jornal OJogo
quinta-feira, abril 20, 2006
TotoHóquei - 2ªJornada - 2ªFase
OC BARCELOS - UD OLIVEIRENSE
SL BENFICA - AJ VIANA
HC BRAGA - FAMALICENSE AC
CD PAÇO ARCOS - S ALENQUER B
ACR GULPILHARES - CD PORTOSANTENSE
CD NORTECOOPE - HA CAMBRA
Jogo da Jornada
SL BENFICA - AJ VIANA
As apostas terminam Sábado as 17Horas
Pontuação:
- Aposta Correcta - 3pts
- Resultado do jogo da jornada - 3pts
Um pedido:
- Utilizem nick's faceis de memorizar para depois de fazer a classificação, não utilizem smiles se faz favor.
- Nick's com o nome de anonymous não serão contabilizados.
Informação:
- Não serão aceites pedidos de rectificação de apostas, a primeira é que será valida.
Boa sorte a todos!
quarta-feira, abril 19, 2006
Paulo Batista: «Quero jogar outra vez com a Espanha»
Apesar do 2.º lugar na Taça Latina, que se disputou no fim-de-semana em Viareggio (Itália), Paulo Batista faz um balanço positivo da prestação portuguesa: “O primeiro jogo foi como um soco no estômago para nós [n.d.r. derrota por 0-6 com a Espanha], mas soubemos reagir e mostrar consistência nos jogos seguintes”, justifica o seleccionador nacional, imperturbável com o volume do desaire: “Quero voltar a jogar com eles! Não foram capazes de ganhar à Itália, como o fizemos, e só marcaram 4 golos aos franceses, enquanto nós marcámos 9.”O que terá, então, corrido mal? Paulo Batista enumera vários factores: “A perder 1-0 sofremos um autogolo e, no nosso melhor período, encaixámos o terceiro contra a corrente do jogo. A partir daí houve algum desnorte e o resultado avolumou-se”, adianta.
Fonte:Jornal Record
terça-feira, abril 18, 2006
Mexico: primeiros àrbitros de hóquei estão formados!
A Noticia desta semana da Liga Pro-hockey mexicana tem dois nomes próprios: Juan Carlos Islas e Rafael Guerrero. Tratam-se dos nomes dos dois àrbitros que nesta jornada 10 do campeonato estrearam-se como juizes em três encontros sem serem jogadores de nenhuma equipa.
Ambos os àrbitros são estudantes da Escola Superior de Educação Física da capital mexicana que participaram num programa de aprendizagem dirigido pelo ex – guarda-redes do Reus Ploms, o catalão Guillem Alcón.
Segundo palavras do organizador do Pro-hockey, o ex-jogador internacional mexicano Juan Carlos Trejo, “sentimo-nos muito orgulhosos por estes rapazes fazerem parte da primeira geração do colégio de àrbitros”.
A liga pro-hockey é disputada por sete equipas da capital do México, com jogadores de todas as idades. Apesar de não ser oficialmente reconhecida pela Federação Mexicana (FEMEPAR), esta é a única competição disputada em formato de liga regular em todo o país.
Clínicas de Verão 2006

Pelo 6º ano consecutivo, Carlos Pires e Luis Duarte organizam mais uma edição das "Clínicas de Verão".Pelo segundo ano consecutivo, o HóqueiPt não podia deixar de se associar a esta iniciativa colaborando na sua divulgação.
Assim, vimos informar a todos os interessados que já se encontram abertas as inscrições.
Para se inscrever basta aceder ao site: http://clinicasdeverao.no.sapo.pt
Mais informações serão dadas brevemente.
Reinaldo e FC Porto juntos mais dois anos
Durante meses o nome de Reinaldo Ventura foi sendo ligado a uma eventual transferência para o Bassano, mas a especulação terminou com o acordo alcançado entre o jogador e o FC Porto para a renovação do actual contrato por mais duas temporadas. A história da carreira do avançado continuará ligada, pelo menos até 2008, ao clube que conhece há 15 anos, à equipa sénior onde está agora a cumprir a nona temporada.
A hipótese de Reinaldo Ventura mudar de clube e de país foi bem real. Bassano e jogador conversaram diversas vezes, o jogador foi tentado por um contrato aliciante em termos financeiros, mas acabou por dizer não ao clube italiano onde jogam os portugueses Luís Viana e Ricardo Pereira e até bem pouco tempo treinado por Carlos Dantas.
O FC Porto também não quis perder o subcapitão. Aos 28 anos, Reinaldo Ventura é um dos portadores da tal mística de que a secção se gaba e por isso Ilídio Pinto interessou-se pessoalmente pela renovação do contrato que a ser cumprido na íntegra elevará para 17 anos o período de ligação do avançado ao FC Porto.
Recuperado e apto para o Candelária
Acordada a renovação, Reinaldo Ventura volta também a estar apto a jogar pelo FC Porto. Depois de um mês parado em virtude da lesão numa perna, o avançado recebeu esta semana a boa notícia contida no resultado de um exame: está apto a ser utilizado por Franklim Pais. Daí que o mais certo é que sábado seja utilizado contra o Candelária em jogo a contar para a fase final do Nacional da I Divisão.
"Ser campeão europeu este ano e revalidar o título nacional"
A explicação está contida numa frase: "Normal é continuar no FC Porto, anormal seria sair". Reinaldo Ventura encara com naturalidade a renovação do contrato com os portistas, referindo que depois de começarem a falar "tudo foi muito rápido e o acordo fácil de alcançar". O desejo de ficar num dos "melhores do Mundo" fez o avançado recusar a boa proposta do Bassano e referir agora que "se tivesse saído seria apenas por uma questão financeira".
A razão para prolongar 15 anos de ligação tem razões sentimentais - "o principal é tratar-se do FC Porto", explica - mas também motivos desportivos, como o caso de o clube permitir-lhe, como sucede este ano "lutar para ser campeão da Europa". O título europeu ainda a fugir a Reinaldo e aos companheiros, mas a final four em Torres Novas, de 5 a 7 de Maio, é vista como "uma grande oportunidade para o conquistar finalmente". Ainda assim, o primeiro objectivo da época é, à imagem de anos anteriores, "a conquista do título nacional", o que a concretizar-se permitirá a este plantel festejar o pentacampeonato.
Fonte:Jornal OJogo
segunda-feira, abril 17, 2006
Taça Latina: Portugal derrota Itália
No outro jogo a Espanha bateu a França por 4 bolas a zero.
Classificação final:
1º Espanha
2º Portugal
3º Itália
4º França
domingo, abril 16, 2006
Taça Latina: Selecção de Sub-23 derrota França
Hoje, pela Selecção Nacional alinharam e marcaram: Nélson Magalhães (gr), Tiago Resende (1), Pedro Moreira (1), Jorge Silva (2), Vítor Hugo (2), André Centeno (1), André Moreira (1), Gonçalo Suissas (1), Nélson Ribeiro e Pedro Cubelo (gr).
A Espanha e a Itália empataram a 1 golo.
sábado, abril 15, 2006
Taça Latina
Portugal 0-6 Espanha
Itália 3-3 França
Portugal Alinhou com:
Nelsom Magalhaes,Jorge Silva,Pedro Moreira,Tiago Resende e Vitor Pinto fui o 5 inicial jogaram ainda Andre Moreira,Andre Centeno
quinta-feira, abril 13, 2006
30º TORNEIO INTER-REGIÕES
1º AP MINHO
2º AP AVEIRO
3º AP PORTO
4º AP RIBATEJO
5º AP LEIRIA
6º AP LISBOA
7º AP SETUBAL
8º AP ALENTEJO
9º AP COIMBRA
10º AP MADEIRA
11º AP AÇORES
12º AP ALGARVE
Melhor Marcador:
JOÃO SILVA AP PORTO 15 golos
JOÃO JESUS AP COIMBRA 11 golos
CARLO RESENDE AP AVEIRO 8 golos
MIGUEL ANGELO AP AVEIRO 7 golos
5 IDEAL
Filipe Miranda AP Minho
João Coelho AP Porto
Carlos Resende AP Aveiro
José Costa AP Minho
Marco Gatinho AP Lisboa
Constituição das Selecções Nacionais de Juvenis e Séniores Femininos para o Torneio de Sesimbra.
Ana Santos (Alcobacense), Marta Castro (Nortecoope), Ligia Oliveira (Nortecoope), Gisela Honorio (Nortecoope), Bruna Honorio (Fundação), Vânia Ribeiro (Gulpilhares), Raquel Rodrigues (Paço Arcos), Neuza Pebre (Alcobacense), Andreia Afonso(Portosantense) e Dina Tavares (Mealhada).
Juvenis:
Leonardo Pais (Porto), Diogo Fernandes (Porto), Francisco Silva (I. Sagres), José Pereira (Barcelos), Ruben Pereira(Gulpilhares), Filipe Vaz (Mealhada), Pedro Santos (Sporting), Diogo Alves (Benfica), João Rodrigues ( Paço Arcos) e Paulo Passos(Alcobacense).
Fonte: FPP
quarta-feira, abril 12, 2006
Definidos os dez para Viareggio
Hoje, serão efectuados mais dois treinos, no culminar de duas curtas etapas de preparação do agrado do novo técnico nacional: "A equipa tem potencial, há agora que optimizá-la do ponto de vista táctico", referiu, confiante, Paulo Batista.
A comitiva segue amanhã viagem, estando o primeiro desafio agendado para sexta-feira, frente à Espanha. Já no sábado, os lusos defrontam a França, e no domingo a anfitriã Itália.
Fonte:Jornal OJogo
A Comitiva Nacional é a seguinte:
Chefe da Comitiva: Fernando Graça
Coordenador: Vítor Grilo
Seleccionador Nacional: Paulo Batista
Preparador Físico: Paulo Figueiredo
Médico: João Melo
Massagista: Valter Pacheco
Mecânico: Hermínio Carrilho
Selecção Nacional:
1 - Pedro Pereira
2 - André Centeno
3 - Tiago Resende (Sub Capitão)
4 - Vítor Pinto
5 - André Moreira
6 - Gonçalo Suissas
7 - Pedro Moreira
8 - Jorge Silva (Capitão)
9 - Nelson Ribeiro
10- Nelson Magalhães
Fonte: www.fpp.pt
Calendário
1ª Jornada - 14.04.2006
Portugal - Espanhaa
Italia - França
2ª Jornada - 15.04.2006
França - Portugal
Italia - Espanha
3ª Jornada - 16.04.2006
Espanha - França
Portugal - Italia
terça-feira, abril 11, 2006
Taça CERS
O Vilanova, de José Querido, deslocou-se ao recinto do Barcelona para disputar a primeira mão da final da Taça CERS, saindo derrotado (1-3). O Barcelona, campeão europeu em título, e este ano afastado da Liga dos Campeões pelos italianos do Follonica, conseguiu partir para o encontro da segunda mão - agendado para o dia 23 - em vantagem.
Entretanto, na OK Liga, a equipa de José Querido (quinta classificada) já está apurada para os "play-off", quando faltam duas jornadas para o fim da fase regular, sendo que uma delas se disputa hoje (21h30 locais), com o Vilanova a receber o Réus (segundo classificado).
Fonte:Jornal OJogo
domingo, abril 09, 2006
Resultados
UD.Oliveirense 1-5 FC.Porto
Juventude de Viana 2-1 OC.Barcelos
Candelária SC 1-3 SL.Benfica
1ªDivisão
Poule B
S. Alenquer Benfica 4-3 HC Braga
Ac. Cambra 2-2 CD.Paço D'Arcos
Famalicense AC 6-5 ACR Gulpilhares
2ª DIVISÃO – FASE II – POULE A – ZONA NORTE
J. Ouriense 3-2 AD Valongo
Riba d’Ave HC - CA Feira
Académico FC 4-1 AA Espinho
CRPF Lavra 2-1 SC Marinhense
AA Coimbra 3-3 HC Marco
2ª DIVISÃO – FASE II – POULE A – ZONA SUL
GDS Cascais 4-3 AD Oeiras
HC Sintra 2-1 Parede FC
HC Turquel 3-5 UDC Nafarros
CS Marítimo 0-2 GD Sesimbra
AE Física Desportiva 4-3 AJ Salesiana
2ª DIVISÃO – FASE II – POULE B – ZONA NORTE
Escola Livre A 4-4 CD Cucujães
SC Tomar 9-3 AD Barcelos
HC Mealhada 5-1 CH Carvalhos
VSC Barcelinhos 2-8 AD Sanjoanense
CD Póvoa 3-3 C Infante Sagres
2ª DIVISÃO – FASE II – POULE B – ZONA SUL
CD Santa Clara 3-3 UD Vilafranquense
FC Alverca 7-3 CD São Roque
GD Estreito 6-4 CF Estremoz
SC Torres 2-5 AA Amadora
Vasco Gama AC 7-2 J. Azeitonense
3ª DIVISÃO – ZONA NORTE
ACDR Olá Mouriz 3-5 Juventude Pacense
GDC Fânzeres 2-5 Seixas HC
Pessegueiro Vouga 2-8 AD Pasteleira
CAR Taipense 14-2 OC Paço de Rei
FC Bom Sucesso 3-2 FC Oliveira Hospital
GDCP Sobreira 6-7 Estrela Vigorosa S
3ª DIVISÃO – ZONA CENTRO
Biblioteca IR 11-2 AF Arazede
ACR Santa Cita 6-4 SC Leiria Marrazes
SCE Bombarralense 3-0 CN Rio Maior
HC Caldas 3-12 CA Campo Ourique
GD Vialonga 3-2 HC Os Tigres
UF Entroncamento 9-0 C. Stella Maris
3ª DIVISÃO – ZONA SUL
Seixal FC 8-1 CP Beja
CD Boliqueime 3-6 LMR Algés
CD Portosantense B - GD Diana
HC Portimão 3-5 CR Grandolense
CU Micaelense 4-5 GC Olhanense
C. Galpenergia 8-5 SR 9 de Abril
1ª DIVISÃO FEMININA – FASE NACIONAL
AF Arazede 4-5 GDR Os Lobinhos
CD Nortecoope 1-1 ACR Gulpilhares
HC Marco 6-5 HC Mealhada
sexta-feira, abril 07, 2006
Opinião: "O Hóquei em Patins já não é o que era!"
sonhávamos, quanto mais pensávamos, em jogar hóquei em patins por questões financeiras ou estéticas. Jogávamos também porque nos diziam que fazia bem à saúde e porque sabíamos na ponta da língua o verdadeiro significado de “jogar por amor à camisola”.
Agora que olho para esse não longínquo tempo, vejo o quanto ele foi e é importante para minha formação profissional e humana e claro está, para a dos meus colegas. Concluo, com o meu exemplo e dos meus colegas, o quanto foi importante para nós a prática desportiva, no verdadeiro significado da palavra desporto. Ainda hoje é o dia que somos todos amigos, apesar dos diferentes ramos profissionais que cada um ocupa e de vez em quando lá estamos nós sentados à mesa de um café ou de um restaurante a beber um copo e a sorrir, porque estamos a recordar grandes momentos que passamos juntos no desporto.
Ou seja, a palavra desporto continua a estar presente, porque o desporto significa partilha e amizade. Aliás, hoje em dia, alguns de nós que jogamos juntos, somos agora treinadores de diferentes equipas e quando nos encontramos como treinadores adversários, tudo fazemos para vencer uns aos outros. Não viéssemos todos da mesma escola e do tempo em que desporto era
mesmo desporto. E quando chega o fim do jogo, independentemente de quem tenha saído vencedor, saudamo-nos com um abraço, uma sorriso e um quando é que apareces para tomar um copo? E como nós muitas outras equipas, pessoas e modalidades…
Passados alguns anos e não muitos, estando agora no papel de quem tenta transmitir o mesmo significado da palavra desporto que me incutiram a mim e aos meus colegas, ou seja no difícil papel de treinador e continuando ligado à mesma modalidade (a tal que me formou a mim e aos meus colegas como Homem), verifico sem sombra de dúvidas que o verdadeiro significado da palavra desporto já não existe. E digo-o com muita tristeza!
Sem possuir provas científicas, mas tendo em minha posse dados bastantes credíveis, concluo que actualmente pratica-se desporto ou nomeadamente hóquei em patins por uma questão financeira ou uma questão de estética. Por questões financeiras ainda consigo perceber, porque implica praticar desporto tendo como objectivo uma contrapartida financeira, mas por questões estéticas… não consigo perceber.
Perante uma sociedade cada vez mais materialista e que nos obriga a afirmar a qualquer custo no seio de um determinado grupo, na tentativa de se ser o centro das atenções perante os que nos rodeiam, a maior parte dos praticantes de desporto e os de hóquei em patins não fogem a essa regra, há quem utilize o desporto para atingir esses fins que eu denomino de questões estéticas…
Não passa tudo de uma pratica desportiva egocêntrica. Hoje em dia é muito mais importante dizer que se pratica desporto, num determinado clube e que até joga numa equipa de top, do que se dizer que se joga por gosto, porque faz bem à saúde e acima de tudo porque dá prazer e
satisfação! É mais importante não jogar, mas equipar um equipamento de jogo de um clube de maiores dimensões, do que realmente jogar num clube de dimensões menores.
No meu tempo, tudo era motivo para se treinar ou jogar. O importante era reunir a equipa ou malta e colocar a bola no centro do campo e jogar. Actualmente, tudo é motivo para se faltar aos treinos e aos jogos e nunca se está satisfeito se não existir uma afirmação de quem se diz desportista se não estiver a conseguir afirmar-se no seio do “seu grupo”. Tudo é motivo para torcer o nariz, para criticar os colegas de equipa, para criticar o treinador, para criticar os dirigentes, para criticar os pais dos outros e até para criticar o próprio desporto. Perante este cenário, é caso para perguntarmos onde está o prazer da prática desportiva?
Não sei se fui eu que no meu tempo de jogador fiquei a perceber mal o significado da palavra desporto, ou se nos tempos actuais, o desporto é que está mesmo em decadência no verdadeiro significado da expressão. Pessoalmente penso que seja mais esta última suposição. Mas quem sou para afirmar tal coisa? É que nos tempos actuais, os chamados outros do meu tempo é que estão enganados… Cada dia que passa, vejo a tarefa de um treinador muito difícil no que toca a
trabalhar a mentalidade sã e desportiva de um atleta. Aqui quando me refiro a um treinador, refiro-me aos treinadores de todas as modalidades que pensam o desporto da mesma forma que eu, sobretudo aos que estão ligados à formação de jovens atletas.
O que havemos nós de fazer? Lá voltamos nós às questões financeiras ou às questões estéticas… Se calhar, também é por isso que antigamente os pavilhões estavam sempre cheios e hoje em dia é o que se vê. Pelo menos para já ainda se vai vendo os familiares nas bancadas a assistir aos jogos nem que seja apenas para criticar treinadores, pais de outros atletas ou árbitros. É a realidade, é o desporto que temos e é com isso que temos de saber lidar. Seguindo o mesmo contexto, aqui deixo-vos exemplos bizarros pelos quais atletas meus já se desculparam para não treinarem ou jogarem. É mesmo caso para dizer que no meu tempo não era nada disto…
- “Treinador hoje há liga dos campeões, por isso não vou ao treino”
- “Treinador amanhã vou ver um jogo de futebol ao vivo e por isso não venho ao treino”
- “A partir de agora só vou treinar uma vez por semana, porque não me dá muito jeito vir aos outros dias”
- “Treinador, o treino é muito tarde (21:30), ou muito cedo (19:30), por isso não me dá jeito treinar”
- “Treinador, está a chover e por isso não vou ao treino”
- “Treinador, tenho um jantar de amigos, por isso não vou treino”
- “Treinador, hoje vou ao treino, mas não me peça para esforçar muito, porque estou cansado”
- “Treinador, eu não me esforço mais nos treinos, porque não quero tirar o lugar na equipa inicial ao jogador Y”
- “Treinador, hoje não treinar porque não me dá jeito nenhum”
- “Treinador, esqueci-me das meias, por isso não treino”
- “Treinador vim só treinar porque, porque…”
- “Não fui ao treino porque adormeci”
- “Não fui ao treino porque não sabia a que horas era?”
- “Treinador, hoje faço nos e por isso não treino”
Enfim, mais palavras para quê? E aqui não são contabilizadas as desculpas que muitas vezes não se dão…
Resta-me a satisfação de ter sido praticante de desporto em muito bom tempo… Eu e muitos outros já tiramos muitas lições positivas de vida à custa do verdadeiro significado da palavra desporto, é pena que actuais atletas não queiram ter essas mesmas aprendizagens, porque praticar desporto é muito mais do que vencer jogos e vestir uma camisola…"
Prof. Hélder Antunes do Hóquei Clube Marco - in Jornal A Verdade e
posteriormente no site da Associação Nacional de Árbitros.
Gentilmente enviado por Rui Rodrigues
Jogos do Fim de Semana
Poule A
Domingo, 9 de Abril de 2006
17 Horas -
17 Horas -
Terça-Feira, 11 de Abril de 2006
21 Horas -
Poule B
Sábado, 8 de Abril de 2006
18 Horas -
20 Horas -
21 Horas -
Domingo, 9 de Abril de 2006
17 Horas -
Campeonato Nacional da 2ªDivisão Masculina
Poule A - Norte
18H00 - J OURIENSE - AD VALONGO
21H00 - RIBA DE AVE HC - CA FEIRA
21H00 - ACADÉMICO FC - AA ESPINHO
21H30 - CRPF LAVRA - SC MARINHENSE
18H00 - AA COIMBRA - HC MARCO
Poule A - Sul
18H00 - GDS CASCAIS - AD OEIRAS
18H00 - HC SINTRA - PAREDE FC
21H00 - HC TURQUEL - UDC NAFARROS
18H00 - CS MARÍTIMO - GD SESIMBRA
21H00 - AE FÍSICA D - AJ SALESIANA
Poule B - Norte
18H00 - ESCOLA LIVRE A - CD CUCUJÃES
18H00 - AD BARCELOS - SC TOMAR
18H00 - HC MEALHADA - CH CARVALHOS
18H00 - VSC BARCELINHOS - AD SANJOANENSE
16H30 - CD POVOA - CI SAGRES
Poule B - Sul
18H00 - CD SANTA CLARA - UD VILAFRANQUENSE
18H00 - FC ALVERCA - CD SÃO ROQUE
18H30 - GD ESTREITO - CF ESTREMOZ
21H00 - SC TORRES - AA AMADORA
20H30 - VASCO DA GAMA AC - J AZEITONENSE
Campeonato Nacional da 3ªDivisão Masculina
Zona Norte
21H00 - ACDR "Olá Mouriz" - J Pacense
21H00 - GFDC Fânzeres - Seixas HC
18H00 - Pessegueiro do Vouga - AD Pasteleira
18H00 - CAR Taipense - OC Paço do Rei
21H00 - FC Bom Sucesso - FC Oliveira Hospital
21H00 - GD Sobreira - Estrela Vigorosa S
Zona Centro
21H00 - Biblioteca IR - AF Arazede
21H00 - ACR Santa Cita - SCL Marrazes
19H00 - SCE Bombarralense - CN Rio Maior
18H00 - HC Caldas - CAC Ourique
18H00 - GD Vialonga - HC Tigres
18H00 - UF Entroncamento - C Stella Maris
Zona Sul
18H00 - Seixal FC - CP Beja
19H00 - CD Boliqueime - LMR Algés
20H00 - CD Portosantense B - GD Diana
18H00 - HC Portimão - CR Grandolense
18H00 - CU Micaelense - GC Olhanense
21H00 - C Galpenergia - SR 9 de Abril
Campeonato Nacional da 1ªDivisão Feminina
19H00 - AF ARAZEDE - GDR "OS LOBINHOS"
15H00 - ACR GULPILHARES - CD NORTECOOPE
18H00 - CD PORTOSANTENSE - FUNDAÇÃO NORTECOOPE (adiado para dia 25 de Abril)
21H00 - HC MARCO - HC MEALHADA