terça-feira, novembro 08, 2005

Nada de dramas

O FC Porto, tetracampeão nacional, defrontou no passado fim-de-semana o seu rival da Luz, regressando a casa com uma derrota. Em cinco jornadas os campeões perderam seis pontos, mas o capitão Filipe Santos fez questão de desdramatizar

Na qualidade de tetracampeão nacional, o FC Porto iniciou a nova época desportiva à procura de chegar ao "penta". Com o Nacional às portas da sexta jornada, os dragões somam duas derrotas e uma delas aconteceu no passado sábado, na Luz, frente ao Benfica. Os encarnados venceram por 6-2, deixando o FC Porto na quinta posição, com 9 pontos, e contando à sua frente Oliveirense (13 pontos), Juventude de Viana (12), Gulpilhares (12) e Benfica (11).

Nos últimos quatro anos, em que o FC Porto se sagrou campeão nacional, a equipa das Antas encontrou o Benfica por 21 vezes (15 para o Nacional, 4 para a Supertaça e duas para a Taça de Portugal), contabilizando oito empates, sete vitórias e seis derrotas. A última derrota sofrida frente à equipa da Luz deu-se em Abril deste ano, na 22ª jornada do último Nacional, quando o Benfica venceu por 5-4. Depois do resultado do passado fim-de-semana, o FC Porto continua com o saldo positivo relativamente aos confrontos com o rival da Luz, mas na altura de fazer as contas verifica que perdeu três pontos que poderão fazer falta nas contas do final de época. A pedido de O JOGO, o capitão portista Filipe Santos começou por explicar o deslize no Pavilhão Açoreana Seguros: "É preciso ter em conta que o FC Porto está sem um jogador importante [Emanuel Garcia], que pode fazer a diferença em jogadas dentro da área, e com um jogador novo [Jorge Silva] que ainda está em fase de adaptação. De resto, o Benfica entrou forte e o FC Porto começou mal e apático, daí que tenhamos sofrido logo três golos seguidos, ao mesmo tempo que falhámos numa altura crucial, com uma bola ao poste nos minutos inciais e tudo depende de como se começa o jogo".

Uma derrota por 6-2 não agradou ao capitão dos dragões, mas ao mesmo tempo este desdramatizou, ao recordar: "Ainda é muito cedo para avaliarmos estes pontos perdidos. Lembro que no ano passado a nossa primeira derrota foi com o Barcelos e depois com o Benfica e fomos campeões. Em 2001/02 também terminámos a época regular com 12 pontos de desvantagem para o Barcelos e fomos campeões. Acredito que este ano o campeonato será mais competitivo, mas nada está perdido".

"Penta" para arrancar a ferros

"Perder com o Benfica não é grave. Trata-se de um candidato ao título. Perder com o Alenquer é que não é normal", atirou Filipe Santos, avisando: "Todas as equipas jogam de maneira diferente com o FC Porto, porque somos campeões e todos nos querem ganhar. Connosco jogam de forma mais fechada, sempre à espera dos nossos erros. Nós é que temos de mostrar que somos tetracampeões".
No próximo dia 12, o FC Porto recebe o Gulpilhares, e apesar de em teoria o FC Porto ser favorito, Filipe Santos sublinhou: "É importante dizer que com equipas tão fortes como a Oliveirense, Barcelos, Benfica, Juventude de Viana, podemos perder pontos em qualquer lado, mesmo com as equipas mais pequenas, que são fisicamente tão evoluídas como a nossa. A diferença estará na qualidade técnica de alguns jogadores.Vai ser difícil ser pentacampeão".

Fonte: O Jogo

Sem comentários: