terça-feira, junho 27, 2006

Campeão apurado em playoff

I DIVISÂO MANTÉM 14 CLUBES

Uma longa maratona de dois dias ditou a alteração do quadro competitivo a começar já na época 2006/2007. Esta foi a principal decisão da assembleia geral da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), que decorreu no Luso e que reuniu todas as associações regionais e, ainda, treinadores e árbitros.

Assim, o campeão nacional da 1.ª Divisão passa a a ser apurado através de um playoff – à melhor de três jogos, com excepção da final, que será à melhor de cinco –, entre as oito primeiras equipas classificadas da 1.ª fase.

A novidade, em relação à proposta inicial da FPP, refere-se à manutenção dos 14 clubes na 1.ª Divisão, com os três últimos a serem despromovidos automaticamente.

No que diz respeito à 2.ª Divisão, o campeonato será dividido por duas séries de 16 equipas, jogando todas contra todas. Depois, os dois primeiros classificados – sobem à 1.ª Divisão – defrontam-se para apurar o campeão, enquanto os segundos classificados jogam entre si para apurar a terceira equipa que ascende à divisão maior e os três últimos disputam, na época seguinte, o Campeonato Nacional da 3.ª Divisão.

Também a Supertaça e a Taça de Portugal foram objecto de alterações. A Supertaça passa a disputar-se num só jogo, em campo neutro, enquanto na Taça de Portugal os 14 clubes da 1ª. Divisão só entram na prova nos 16 avos-de-final, deixando de haver a separação entre clubes do Norte e do Sul.

No sector feminino, desaparece a 2.ª Divisão, passando a existir um campeonato feminino único.

Fonte:Jornal Record

Sem comentários: