domingo, setembro 19, 2004

Espanha de Gala Portugal no Pódio

A Espanha venceu ontem o Europeu de Hóquei Patins realizado em La Roche sur Yon, França. A Itália perdeu com os ibéricos, que atiraram Portugal para a discução do 3º lugar com a modesta Suiça.
Numa final onde o hóquei espetáculo esteve sempre presente, os transalpinos, apesar de praticarem um bom hóquei, nunca tiveram argumentos para bater a poderosa Espanha, com Borregan e Panadero em expeccional forma. Foi um justo vencedor, sagrando-se assim tri-campeã europeia.

A Portugal restava, depois da eliminação nas meias finais com a Itália, a dignidade de vencer os suiços e chegar ao 3º lugar, um objectivo curto, para um selecção candidata ao título de campeã europeia. Talvez desmoralizada pela ausência na grande final, a equipa lusa entrou mal, muito desconcentrada e letárgica. Os helvéticos cientes das fraquezas de Portugal, fizeram delas as suas forças e partiram para cima do combinado luso. Ao intrevalo a Suiça vencia por 1-0, e perguntava-se onde estava o orgulho da nossa selecção. José Querido fez questão de o encontrar durante o intrevalo e a equipa regressou com outra postura, mais digna, paciente e assentando na pista um hoquei mais consentâneo com o seu real valor. Luís Viana apontou 2 golos e salvou a honra do convento, colocando Portugal na zona mais baixa do pódio.
José Querido adoptou um discurso de esperança no futuro, "É verdade que a primeira parte foi má demais, mas depois corrigimos e fizemos uma excelente segunda parte. Precisávamos de um golo mais cedo e talvez de outro discernimento. Depois de tanto tempo à procura do 2-1, quando o conseguimos procurámos salvaguardar o resultado, embora tenhamos consciência que toda a gente gosta é de ver golos. Falhámos neste Europeu muitas situações de bola parada mas não foi por falta de treino neste capítulo. Vamos acreditar que no futuro poderá ser diferente. Marcamos dois golos, mas as 25 a 30 oportunidades de golo criadas prova que não foi por falta de tentativas", referiu.
Luís Viana mostrava-se desiludido pelo 3º lugar alcançado, "Era o título europeu que queríamos disputar, mas sabemos que demos o nosso melhor. Podíamos ter ganho à Espanha na meia-final, isso não aconteceu, e acabámos por alcançar o objectivo do terceiro lugar. Não foi um grande jogo, depois de toda a adrenalina da véspera, mas ainda bem que acordámos a tempo. Tentei jogar mais para a equipa e desta vez as coisas saíram-me um pouco melhor. Mais importante do que os golos é a equipa. Quanto a este momento menos bom da Selecção, é algo natural que acontece com todas as equipas. Há sempre uma adaptação, mas não tenho dúvidas de que temos um grupo de grande valor".

Classificação final

1º Espanha
2º Itália
3º PORTUGAL
4º Suíça
5º Alemanha
6º França
7º Inglaterra
8º Holanda


MELHORES MARCADORES

Mirko Bertolucci (Ita) 13
Alessandro Michielon (Ita) 11
Reinaldo Ventura (Por) 11
Sergio Panadero (Esp) 8
Alberto Orlandi (Ita) 7
Alberto Borregan (Esp) 7
Ricardo Barreiros (Por) 6
...
Ricardo Pereira (Por) 4
Luís Viana (Por) 3
Filipe Santos (Por) 3
Valter Neves (Por) 2
Sérgio Silva (Por) 2


Sem comentários: