terça-feira, março 29, 2005

Espanha mais feliz

Ao cabo do 0-0 no final do tempo regulamentar e do prolongamento a "lotaria" das grandes penalidades contemplou a Espanha, que marcou duas contra uma de Portugal


A Espanha voltou a vencer o Torneio de Montreux, desta vez ao derrotar Portugal por 2-1 nas grandes penalidades. O desfecho final não premeia a melhor selecção, que foi a portuguesa, mais rematadora e com melhores oportunidades de golo na segunda parte e no prolongamento.
A arbitragem desagradou aos responsáveis lusos, com o seleccionador José Querido a dizer no final que a actuação dos juízes "Podia ter afectado. Há um penalti inventado contra nós e um lance sobre o António Silva que não tenho qualquer dúvida ter sido penalti. Infelizmente alguns dos árbitros que eu vi aqui a apitar não sabem sequer as regras", considerou.
Mais táctico de que o primeiro encontro entre as duas equipas (3-0 para a Espanha), o jogo começou cauteloso, de parte a parte, com ataques de um e outro lado e alguns contra-ataque rápidos.
A Espanha subiu mais no primeiro tempo, causando mais perigo junto da baliza portuguesa, com Portugal a jogar mais lento e com menos trocas de bolas do que nos seus últimos dois encontros - ainda assim rematou com perigo por várias vezes e criou mesmo duas oportunidades flagrantes de golo.
Na segunda parte Portugal manteve uma melhor troca de bola, rodando bem na área espanhola, com José Querido a pedir mais movimentação e mais subidas, o que se traduziu em ataques mais intensos e regulares de Portugal.
Perante falhas importantes da arbitragem - que ignorou pelo menos duas penalidades sobre jogadores portugueses - a Selecção Nacional manteve a pressão, procurando espaços, com a Espanha a agir essencialmente em contra-ataque. Aos três minutos do prolongamento, o árbitro assinalou uma grande penalidade contra Portugal - apesar de a falta ter ocorrido significativamente fora da área -, mas os espanhóis não conseguiram concretizar.
Na "lotaria" das grandes penalidades, os espanhóis acabaram por marcar duas contra a única concretizada por Portugal.

Sob a arbitragem de Mark Lewis (Suíça) e Martin Lehn (Alemanha), as equipas alinharam;


Espanha: Guillem Trabal, Josep Maria Ordeig, Edouard Fernandez, Iluis Teixido e Sergi Panadero - cinco inicial. Jogaram ainda Jordi Bargallo e Marc Gual,


Portugal: Guilherme Silva, Valter Neves, Sérgio Silva, Ricardo Barreiros e António Silva - cinco inicial. Jogaram ainda André Moreira e Carlos Martins.

No final do tempo regulamentar: 0-0

No desempate por grandes penalidades: 2-1 (1-0, Josep Maria Ordeig; 1-1, Sérgio Silva; 2-1, Sergi Panadero).

Classificação final
1º Espanha
2º Portugal
3º Prato
4º Suíça
5º Alemanha
6º França
7º Montreux
8º Estados Unidos

Palmarés (últimos dez anos)

Ano Vencedor
2005 Espanha
2003 Espanha
2001 Espanha
1999 Espanha
1997 Portugal
1995 Barcelona
1994 Portugal
1993 Argentina
1991 Espanha
1989 Argentina

Fonte: Jornal OJogo, Edição de 29 de Março de 2005
Fotos: http://www.coupedesnations.ch/photos.html

Sem comentários: