quinta-feira, março 03, 2005

Macau em vias de ser excluído do Mundial

PRESIDENTE ANTÓNIO AGUIAR DEMITE-SE DO CIRH

A selecção de Macau está em vias de ser excluída do Mundial A, a realizar em San Jose (EUA) em Agosto. Tudo por causa de uma exigência do presidente do Comité Internacional de Hóquei em Patins (CIRH), Harro Strucksberg, de obrigar a selecção macaense a utilizar apenas jogadores chineses.Esta intenção teve já uma consequência. Em total desacordo com Harro Strucksberg, o presidente da federação de Macau, António Aguiar, apresentou a demissão do cargo de vice-presidente do CIRH.“Perdi toda a confiança na sua capacidade de liderança e recuso-me a ser co-responsável por todos os erros que o comité cometeu e está a cometer”, defendeu António Aguiar.

Nacionalidades

O dirigente salienta que o presidente do CIRH, “ignorando as leis de Macau e a história da participação macaense em provas internacionais, quer obrigar a selecção a jogar só com chineses”, recordando que, em Macau, como em Hong Kong, “basta ser residente para que possa representar a região, independentemente da nacionalidade do cidadão e, por isso, a China, não distingue, para efeitos de representação, a nacionalidade dos residentes em Macau”, referiu o vice-presidente demissionário.Se a intenção do CIRH for aprovada, a participação de Macau no Mundial A fica inviabilizada, uma vez que os jogadores residentes são de nacionalidade portuguesa.

Macaenses apuraram-se à custa da Catalunha

Macau garantiu a presença do Mundial A, em San Jose (EUA) depois de a selecção da Catalunha – que venceu o Mundial B – ter sido excluída do FIRS. A equipa macaense classificou-se no quarto lugar no Mundial B – competição realizada em Macau em Outubro de 2004 –, atrás da Catalunha, Inglaterra e Andorra. Se a intenção do CIRH for aprovada, a selecção da Austrália, quinta classificada na competição, será apurada para o Mundial A. Recorde-se que a participação da selecção da Catalunha gerou grande controvérsia, uma vez que contou com a oposição de muitos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, Itália e Argentina.

Fonte: Jornal Record, Edição do dia 3 de Março de 2005

Sem comentários: