quinta-feira, março 24, 2005

Portosantense alvo de inquérito

Incidentes no jogo do Nortecoope do "nacional" de I Divisão de Hóquei em Patins

A Federação Portuguesa de Patinagem instaurou um inquérito disciplinar à Sociedade Anónima Desportiva do Portosantense. Por causa dos incidentes do jogo que a sua equipa de Hóquei em Patins disputou com o Nortecoope no dia 8 de Março e relativo ao Campeonato Nacional da I Divisão.
Segundo elementos que o DIÁRIO teve acesso, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Patinagem decidiu-se pela instauração de um inquérito à SAD, mandando abrir um processo disciplinar ao guarda-redes João Miguel.
A decisão foi tomada com base no relatório dos árbitros desse referido encontro, sabendo o DIÁRIO que estes declararam terem sido agredidos por um elemento do público, para além de que se sentiram ameaçados ao ponto de terem feito a deslocação entre o pavilhão e o aeroporto no carro da PSP.
Para a instauração do inquérito contribuiu, também, o facto do relatório do árbitro ter deixado expresso as circunstâncias difíceis que rodearam a saída do ringue, o que levou a graduada da PSP, de serviço no recinto, a solicitar a vinda de "reforços", actuação que na opinião do Conselho de Disciplina consubstancia uma situação de alguma gravidade.
Ou seja, a ter em conta o que os árbitros escreveram, viveram-se muitos complicados no Pavilhão do Sporting do Porto Santo, com um dos árbitros a se queixar, inclusive, que um dos adeptos locais seguiu a viagem do carro da PSP até ao aeroporto, para aí insultar os árbitros.
Já a situação do guarda-redes João Miguel é descrita como uma tentativa de agressão ao árbitro. O que leva à instauração de um processo disciplinar. O jogador já recebeu a sua nota de culpa - tal como a SAD - pelo que vai avançar com a sua defesa, sendo certo que vai explicar porque razão "tirou a máscara e avançou de forma intimidatória" para o árbitro, tal como é escrito no relatório do árbitro.
O DIÁRIO sabe, também, que a Polícia de Segurança Pública já terá enviado o seu relatório para a Federação Portuguesa de Patinagem. Neste, a pedido expresso dos árbitros que pediram a identificação do agressor, é descrito uma alegada agressão à chapada por parte de um adepto a um dos árbitros. Um relatório que não confirma a agressão, já que nenhum dos agentes em serviço no Pavilhão do Sporting viu a alegada agressão.
O jornalista apurou, ainda, que a SAD do Portosantense vai avançar com a sua defesa. E vai fazê-lo a partir da indicação de algumas dezenas de testemunhas, evocando ao mesmo tempo o relatório da PSP em que é explicado por razão foi pedido reforço, uma diligência da graduada de serviço e não um pedido formulado pelos árbitros, o que na opinião dos dirigentes do Portosantense SAD revela que os árbitros nunca se sentiram verdadeiramente inseguros, optando antes por um show-off.

Fonte :diario de noticias da Madeira

Sem comentários: