segunda-feira, abril 24, 2006

Iº Encontro da "Família" do Hockey Club de Sintra


No próximo dia 6 de Maio realiza-se o I Encontro da «Família» do H.C.S., que, entre outras acções, inclui um festival desportivo para «Recordar o Passado», a realizar no Parque da Liberdade a partir das 10,00 horas, a inauguração, nos cemitérios de Sintra, de obeliscos em memória dos sócios falecidos, que decorrerá a partir das 12,00 horas. O período da tarde daquele dia começará com um almoço de confraternização, pelas 13,30 horas, seguindo-se a inauguração, às 16,00 horas, de duas exposições, uma alusiva à actividade do H.C.S. desde 1940 e outra de artes plásticas denominada «Solidariedade e Amizade», e às 16,30 horas uma sessão solene para entrega de galardões, recepção do espólio do internacional Cipriano dos santos e lançamento do livro «Hockey Club de Sintra – Sessenta Anos ao Serviço do Desporto e do Concelho de Sintra – 1940-2000». O I Encontro da «Família» do H.C.S. termina com a celebração, às 19,00 horas, na Igreja de S. Miguel, de uma eucaristia por intenção dos sócios falecidos.

O PROGRAMA DO ENCONTRO
08H45 -
Concentração de sócios e amigos do Clube na esplanada do Palácio Valenças (onde funcionou a primeira sede do HCS);
09H00 - Pequeno almoço na Vila Velha (para recordar que a sede social do H.C.S. funcionou durante 50 anos no Centro Histórico de Sintra);
09H30 - «Recordar o Passado», no rinque do Parque da Liberdade
· Evocação dos momentos vividos pelo HCS no rinque do Parque da Liberdade;
· Descerramento de um memorial à realização do Encontro;
· Apresentação de todas as equipas de hóquei em patins, da classe de patinagem artística e da escola de patinagem;
· Jogo de hóquei em patins entre veteranos do H.C.S., com mais de 50 anos de idade;
· Encontros entre infantis C do H.C.S.;
· Patinagem artística;
11H30 - Inauguração de obeliscos em memória dos sócios falecidos (cemitérios de S. Marçal – 11,30 h., do Alto do Chão Frio -12,00 h. e do Alto da Bonita -12,30 h..
13H00 – Continuação do Encontro da «Família» do H.C.S., no pavilhão gimnodesportivo.
13H30 - Almoço de confraternização, no pavilhão gimnodesportivo
16H00 – Inauguração da exposição «H.C.S. – ao serviço do desporto e do concelho de Sintra» e da exposição de artes plásticas «Solidariedade e Amizade»;
16H30 – Sessão solene
· Entrega de emblemas a sócios com 25 e 50 anos de filiação;
· Entrega de «Emblemas de Dedicação».
· Entrega simbólica de diplomas de participação no I Encontro da «Família» do H.C.S.;
· Entrega, pela Família, do espólio desportivo de Cipriano dos Santos
· Apresentação do livro «HOCKEY CLUB DE SINTRA –SESSENTA ANOS AO SERVIÇO DO DESPORTO E DO CONCELHO DE SINTRA – 1940-2000».
19H00 - Participação na Eucarística da comunidade. Acção de graças e em memória dos sócios falecidos.

A MONOGRAFIA
O projecto de editar uma pequena monografia data do período em que o Hockey Club de Sintra comemorou o seu 50.º aniversário. Por razões diversas só agora foi possível, graças à reunião de um conjunto de boas vontades, promover a sua edição.
A monografia agora editada, intitulada «Hockey Club de Sintra – sessenta anos ao serviço do desporto e do concelho de Sintra – 1940-2000» faz referência à fundação do Clube, aos seus estatutos e regulamentos, símbolos e evolução das cores dos equipamentos e às instalações sociais e desportivas.
Descreve ainda a actividade do H.C.S. no hóquei em patins nacional e internacional, sem esquecer outras modalidades que foram praticadas no seu seio.
Completam a monografia capítulos sobre as actividades culturais e no âmbito da acção social e ainda acerca de sócios, atletas, técnicos e demais colaboradores, distinções honoríficas, momentos de festa e o relacionamento do H.C.S. com o poder local e a comunicação social.

O AUTOR DA MONOGRAFIA
Francisco Hermínio Pires dos Santos Natural e residente em Sintra. Admitido como sócio n.º 1.199, desde 4 de Setembro de 1951, cessou posteriormente a filiação no H.C.S. por se ter deslocado para Angola em finais de 1953. Inscreveu-se novamente como sócio em 5 de Julho de 1977, sendo actualmente o associado n.º 372. Exerceu as funções de presidente da direcção do H.C.S. de 31 de Agosto de 1978 a 10 de Setembro de 1981. De 11 de Setembro de 1981 a 3 de Setembro de 1984 assumiu o cargo de presidente do conselho fiscal. Desde 4 de Setembro de 1984 é presidente da assembleia geral. Em 1981 foi co-autor do «Projecto de Integração da Chamada Promoção do Hóquei em Patins na Associação de Patinagem de Lisboa». Foi membro das comissões de honra e organizadora das comemorações do cinquentenário do H.C.S. - 1990. Integrou as comissões promotoras da construção do pavilhão gimnodesportivo. Em 17 de Agosto de 1990 foi proclamado, pela assembleia geral, sócio honorário do Clube e em 10 de Março de 2006 foi-lhe concedido o «Emblema de Dedicação».

Fonte: www.aplisboa.com

Sem comentários: