sexta-feira, abril 07, 2006

Opinião: "O Hóquei em Patins já não é o que era!"

"Há uns anos atrás, nos meus tempos de jogador de hóquei em patins, lembro-me que eu, os meus colegas de equipa e os meus colegas adversários, entravamos em campo apenas com pensamento em jogar o jogo pelo jogo, praticar desporto por paixão e nem sequer
sonhávamos, quanto mais pensávamos, em jogar hóquei em patins por questões financeiras ou estéticas. Jogávamos também porque nos diziam que fazia bem à saúde e porque sabíamos na ponta da língua o verdadeiro significado de “jogar por amor à camisola”.
Agora que olho para esse não longínquo tempo, vejo o quanto ele foi e é importante para minha formação profissional e humana e claro está, para a dos meus colegas. Concluo, com o meu exemplo e dos meus colegas, o quanto foi importante para nós a prática desportiva, no verdadeiro significado da palavra desporto. Ainda hoje é o dia que somos todos amigos, apesar dos diferentes ramos profissionais que cada um ocupa e de vez em quando lá estamos nós sentados à mesa de um café ou de um restaurante a beber um copo e a sorrir, porque estamos a recordar grandes momentos que passamos juntos no desporto.
Ou seja, a palavra desporto continua a estar presente, porque o desporto significa partilha e amizade. Aliás, hoje em dia, alguns de nós que jogamos juntos, somos agora treinadores de diferentes equipas e quando nos encontramos como treinadores adversários, tudo fazemos para vencer uns aos outros. Não viéssemos todos da mesma escola e do tempo em que desporto era
mesmo desporto. E quando chega o fim do jogo, independentemente de quem tenha saído vencedor, saudamo-nos com um abraço, uma sorriso e um quando é que apareces para tomar um copo? E como nós muitas outras equipas, pessoas e modalidades…
Passados alguns anos e não muitos, estando agora no papel de quem tenta transmitir o mesmo significado da palavra desporto que me incutiram a mim e aos meus colegas, ou seja no difícil papel de treinador e continuando ligado à mesma modalidade (a tal que me formou a mim e aos meus colegas como Homem), verifico sem sombra de dúvidas que o verdadeiro significado da palavra desporto já não existe. E digo-o com muita tristeza!
Sem possuir provas científicas, mas tendo em minha posse dados bastantes credíveis, concluo que actualmente pratica-se desporto ou nomeadamente hóquei em patins por uma questão financeira ou uma questão de estética. Por questões financeiras ainda consigo perceber, porque implica praticar desporto tendo como objectivo uma contrapartida financeira, mas por questões estéticas… não consigo perceber.
Perante uma sociedade cada vez mais materialista e que nos obriga a afirmar a qualquer custo no seio de um determinado grupo, na tentativa de se ser o centro das atenções perante os que nos rodeiam, a maior parte dos praticantes de desporto e os de hóquei em patins não fogem a essa regra, há quem utilize o desporto para atingir esses fins que eu denomino de questões estéticas…
Não passa tudo de uma pratica desportiva egocêntrica. Hoje em dia é muito mais importante dizer que se pratica desporto, num determinado clube e que até joga numa equipa de top, do que se dizer que se joga por gosto, porque faz bem à saúde e acima de tudo porque dá prazer e
satisfação! É mais importante não jogar, mas equipar um equipamento de jogo de um clube de maiores dimensões, do que realmente jogar num clube de dimensões menores.
No meu tempo, tudo era motivo para se treinar ou jogar. O importante era reunir a equipa ou malta e colocar a bola no centro do campo e jogar. Actualmente, tudo é motivo para se faltar aos treinos e aos jogos e nunca se está satisfeito se não existir uma afirmação de quem se diz desportista se não estiver a conseguir afirmar-se no seio do “seu grupo”. Tudo é motivo para torcer o nariz, para criticar os colegas de equipa, para criticar o treinador, para criticar os dirigentes, para criticar os pais dos outros e até para criticar o próprio desporto. Perante este cenário, é caso para perguntarmos onde está o prazer da prática desportiva?
Não sei se fui eu que no meu tempo de jogador fiquei a perceber mal o significado da palavra desporto, ou se nos tempos actuais, o desporto é que está mesmo em decadência no verdadeiro significado da expressão. Pessoalmente penso que seja mais esta última suposição. Mas quem sou para afirmar tal coisa? É que nos tempos actuais, os chamados outros do meu tempo é que estão enganados… Cada dia que passa, vejo a tarefa de um treinador muito difícil no que toca a
trabalhar a mentalidade sã e desportiva de um atleta. Aqui quando me refiro a um treinador, refiro-me aos treinadores de todas as modalidades que pensam o desporto da mesma forma que eu, sobretudo aos que estão ligados à formação de jovens atletas.
O que havemos nós de fazer? Lá voltamos nós às questões financeiras ou às questões estéticas… Se calhar, também é por isso que antigamente os pavilhões estavam sempre cheios e hoje em dia é o que se vê. Pelo menos para já ainda se vai vendo os familiares nas bancadas a assistir aos jogos nem que seja apenas para criticar treinadores, pais de outros atletas ou árbitros. É a realidade, é o desporto que temos e é com isso que temos de saber lidar. Seguindo o mesmo contexto, aqui deixo-vos exemplos bizarros pelos quais atletas meus já se desculparam para não treinarem ou jogarem. É mesmo caso para dizer que no meu tempo não era nada disto…
- “Treinador hoje há liga dos campeões, por isso não vou ao treino”
- “Treinador amanhã vou ver um jogo de futebol ao vivo e por isso não venho ao treino”
- “A partir de agora só vou treinar uma vez por semana, porque não me dá muito jeito vir aos outros dias”
- “Treinador, o treino é muito tarde (21:30), ou muito cedo (19:30), por isso não me dá jeito treinar”
- “Treinador, está a chover e por isso não vou ao treino”
- “Treinador, tenho um jantar de amigos, por isso não vou treino”
- “Treinador, hoje vou ao treino, mas não me peça para esforçar muito, porque estou cansado”
- “Treinador, eu não me esforço mais nos treinos, porque não quero tirar o lugar na equipa inicial ao jogador Y”
- “Treinador, hoje não treinar porque não me dá jeito nenhum”
- “Treinador, esqueci-me das meias, por isso não treino”
- “Treinador vim só treinar porque, porque…”
- “Não fui ao treino porque adormeci”
- “Não fui ao treino porque não sabia a que horas era?”
- “Treinador, hoje faço nos e por isso não treino”
Enfim, mais palavras para quê? E aqui não são contabilizadas as desculpas que muitas vezes não se dão…
Resta-me a satisfação de ter sido praticante de desporto em muito bom tempo… Eu e muitos outros já tiramos muitas lições positivas de vida à custa do verdadeiro significado da palavra desporto, é pena que actuais atletas não queiram ter essas mesmas aprendizagens, porque praticar desporto é muito mais do que vencer jogos e vestir uma camisola…"

Prof. Hélder Antunes do Hóquei Clube Marco - in Jornal A Verdade e

posteriormente no site da Associação Nacional de Árbitros.

Gentilmente enviado por Rui Rodrigues

Sem comentários: