segunda-feira, fevereiro 28, 2005
Colaborem...
Muito obrigado e por favor... colaborem!
Formação: Hóquei em Patins vai à Escola
domingo, fevereiro 27, 2005
ITÁLIA AUSENTE EM MONTREUX
Ainda não vai ser este ano que a selecção italiana, agora orientada pelo técnico português Cristiano Pereira, vai participar no Torneio de Montreux, naquela que é a 61.ª edição da prova e que este ano se vai disputar entre 25 e 28 de Março. Assim, os vice-campeões do Mundo e da Europa voltam a ser não constar entre os presentes no também denominado Torneio das Nações. Com isso, a «turma» transalpina adia a sua aparição pública de preparação para o Campeonato do Mundo da Califórnia, agendado para o mês de Agosto. No lugar dos italianos esperava-se a presença do Bassano, mas esta deve ser pouco provável. O Prato é agora a formação mais bem colocada para marcar lugar no evento. Assegurada, entretanto, está uma equipa dos EUA, ou não fossem os anfitriões, enquanto Andorra e Inglaterra, desta vez, não constam entre os participantes.
quinta-feira, fevereiro 24, 2005
PRÓXIMOS JOGOS
22ª jornada
Sábado, dia 26
CD.Nortecoope 2-3 Riba d'Ave
Juventude Viana 6-4 Ac.Cambra
CD.Paço D'Arcos 4-3 HC.Sintra
OC.Barcelos 5-3 FC.Porto
SL.Benfica 8-5 Sporting/Somague
Ac. Espinho 3-3 Gulpilhares
UD.Oliveirense 4-2 CD.Portosantense
4ª feira, dia 2 Março
Gulpilhares - SL.Benfica (em atraso 21ª jornada)
Campeonato Nacional Feminino - Fase Final
1ªJornada
Fundação Nortecoope 4-0 GDR."Os Lobinhos"
ACR.Gulpilhares 2-4 CD.Nortecoope
HC.Mealhada 1-2 CD.Portosantense
Alcobacense 6-3 HC.Marco
quarta-feira, fevereiro 23, 2005
Réus quer receber "final four"
GERARD ARAGONÉS SOLICITOU UMA REUNIÃO A CARLOS GRAÇA
O Réus, clube espanhol em que actua Ricardo Pereira, vai apresentar uma proposta ao Comité Europeu para receber a “final four” da Liga dos Campeões, no Palau d’Esports.Já apurado, mesmo com duas jornadas por disputar, o Réus, na pessoa do responsável pela secção, Gerard Aragonés, já pediu uma reunião com Carlos Graça, presidente do CERH. O dirigente português confirmou a solicitação, e deverá encontrar-se com Aragonés no dia 5 de Março, aproveitando uma deslocação a Barcelona. Carlos Graça adiantou, ainda, que “caso não cheguem mais propostas até final de Fevereiro, e se a petição do Réus preencher os requisitos necessários, a ‘final four’ realizar-se-á mesmo no Palau d’Esports”. A par do clube espanhol, apenas o FC Porto tem já garantida a presença na fase final – agendada para os dias 14 e 15 de Maio –, sendo que Barcelona, Igualada e Oliveirense (Grupo A) ainda lutam por um lugar.A edição transacta foi disputada em Viareggio (Itália).
Fonte: Jornal Record, Edição do dia 23 de Fevereiro de 2005
terça-feira, fevereiro 22, 2005
FCPorto vence Paço de Arcos
O jogo terminou com a vitória do FCPorto por 5-1.
Entretanto, esta 21ª jornada só amanhã ficará completa com os encontros Barcelos-Sporting, Gulpilhares-Benfica, Oliveirense-Ac. Espinho e Riba d'Ave-Cambra, este último também em atraso mas referente à 20ª ronda. Todos os jogos estão marcados para as 21 horas.
segunda-feira, fevereiro 21, 2005
Hóquei Feminino - Selecção prepara Europeu
sexta-feira, fevereiro 18, 2005
Clínicas de Verão
Pelo quinto ano consecutivo, Luis Duarte e Carlos Pires (treinador e guarda-redes do CDPA, respectivamente) realizam as Clínicas de Verão.
Aqui fica o site para todos aqueles que se queiram inscrever.
Um óptimo projecto para as férias dos mais novos que alia o desporto à diversão promovendo o Hóquei em patins conjuntamente com outras modalidades. É de felicitar esta iniciativa já que colmata a fraca aposta de muitos clubes na formação dos jovens atletas.
O HóqueiPT apoia este projecto.
Veja mais em Clínicas de Verão 2005
61ª Taça das Nações
De 25 a 28 de Março, vai disputar-se este importante torneio.
As equipas participantes estão divididas 2 dois grupos, que são os seguintes:
Grupo A
Portugal
Espanha
Alemanha
Montreux HC
Grupo B
Prato(???)
Suiça
França
USA
Para mais informações é so aceder a:
61º Torneio de Montreux
quinta-feira, fevereiro 17, 2005
Agenda de Jogos
21ª JORNADA
19.02.05
21:00 -
18:00 -
22.02.05
20:00 -
23.02.05
21:00 -
21:00 -
21:00 -
20ª JORNADA
23.02.05
21:00 -
Liga dos Campeões
19.02.05
Grupo A
Igualada HC. 16-0 RSC.Uttigen
UD.Oliveirense 3-6 FC.Barcelona
Grupo B
OC.Barcelos 0-5 Reus Desportiu
Roller Sallerno 0-4 FC.Porto
Taça CERS
19.02.05
CD.Portosantense 4-3 Roller Novara
CE.Noia 3-1 Hockey Prato (A.P.)
HC.Breganze 1-6 Bassano Hockey
20.02.05
17 Horas - Follonica 6-2 SL.Benfica (A.P.)
Meias - Finais:
Dias 5 e 19 de Março de 2005
Follonica Hockey - CE.Noia
CD.Portosantense - Bassano Hockey
Juventude de Viana elimina “crónico” candidato
O Óquei de Barcelos a jogar no seu pavilhão entrou disposto a controlar logo o jogo mas não conseguiu de imediato, uma vez que a Juventude aos poucos ia tomando as “rédeas” do encontro. No entanto, foi o Barcelos que por Tó Silva com um remate à barra da baliza de Ricardo Silva deixou o primeiro aviso aos vianenses.Com a Juventude a carregar o Óquei inaugurou o marcador contra a corrente do jogo com golo de Bruno Mendes, na sequência de um contra ataque de Luís Viana.
Com o golo inaugural os Barcelenses iam ganhando confiança e tentavam furar como podiam o esquema defensivo dos vianenses, que estava muito bem organizado. Contudo num remate de meia distancia, Bruno Mendes, lá conseguiu fazer o 2-0.
Sem nunca virar a cara à luta a formação orientada por Fernando Fallé continuava determinada em marcar, mas, umas vezes o guardião Paulo Matos inspirado outras os postes, iam evitando o golo dos de Viana do Castelo.
A segunda parte foi mais viva, bem mais emotiva e tudo por “culpa” da Juventude que entrou determinada em carimbar o “passaporte” para os quartos de final da competição.
Aos 27 minutos Carlitos com um remate violentíssimo de meia distancia fazia renascer a esperança dos visitantes, quase de imediato Rodrigo Sousa empatava o jogo (2-2) e Tiago Barbosa de grande penalidade, colocou a Juventude de Viana pela primeira vez na frente do marcador.
Depois de algumas mexidas na sua equipa, o treinador do Barcelos com o resultado desfavorável, voltou à forma inicial e por intermédio de Luís Viana o Óquei voltaria a empatar o jogo, com um golo muito contestado pelos vianenses considerando que o internacional português, jogou a bola para além da altura mínima.
Vítor Oliveira que pouco tem jogado na equipa de Fallé entrou e facturou logo que tocou na bola, colocando de novo a sua equipa na frente. Salinas não quis que o jogo ficasse assim e voltou a restabelecer a igualdade levando o encontro para prolongamento.
No tempo suplementar as duas equipas baixaram o ritmo, optaram por abdicar das balizas e fizeram pose de bola até ao fim.
Na decisão final (grandes penalidades) apenas Pedro Ascenção marcou, tornando-se ele e o guarda-redes Ricardo Silva (que defendeu os 5 penalties) nos homens do jogo.
Rego Lamela de Barcelos e Joaquim Pinto do Porto os árbitros do jogo tiveram em bom plano.
segunda-feira, fevereiro 14, 2005
Taça de Portugal
Ac.Cambra 1-3 FC.Porto
UD.Oliveirense 3-2 ACR.Gulpilhares
Sporting/Somague 1-2 SL.Benfica
CH.Carvalhos 3-2 CD.Nortecoope
OC.Barcelos 4-5 AJ.Viana (após G.P.)
CS.Marítimo 6-9 UDC.Nafarrros
01/03/2005 - 21:00 - S.Alenquer B. - CD.Portosantense
1ª Divisão: FC.Porto, UD.Oliveirense, SL.Benfica, Juventude de Viana
2ª Divisão: CH.Carvalhos, UDC.Nafarros, AD.Oeiras
Grande espectáculo de hóquei em Viana do Castelo
A equipa minhota, por intermédio de André Azevedo inaugurou o marcador aos 13 minutos de jogo, com remate (já dentro do quadrado) forte ao ângulo superior direito da baliza do Porto, não dando hipótese de defesa ou guarda-redes Espanhol.
Cinco minutos mais tarde Reinaldo Ventura restabeleceria a igualdade de grande penalidade (bem assinalada), com alguma sorte à mistura, uma vez que o primeiro remate foi bem defendido por Ricardo Silva, nas na recarga o “veterano” do F.C.Porto, lá conseguiu marcar.
Seria de novo Reinaldo Ventura aos três minutos do segundo tempo a colocar o Porto, pela primeira vez à frente no marcador com remate de meia distancia, mesmo ao seu estilo.
O golo do empate, apontado por Tiago Barbosa, chegaria com toda a justiça a 13 minutos do final da partida.
Sem nada ter a perder, as duas equipas entregaram-se completamente ao jogo e brindaram os muitos espectadores presentes no Pavilhão de Monserrate com um grande jogo de hóquei, a Juventude de Viana pode ainda queixar-se da falta de sorte, já que na melhor oportunidade para ganhar o jogo, Tiago Barbosa num livre directo, sentou Edo Bosch, mas a bola saiu com a direcção errada, bateu na trave.
Este empate acaba por ser um resultado justo, já que a entrega total dos jogadores no ringue, foi sempre espectacular, para isso contribuiu também a dupla de árbitros, Jorge Emídio e Alcides Pires, que realizaram uma excelente arbitragem.
domingo, fevereiro 13, 2005
Porto regista segundo empate, Benfica sorri na frente
Quem também aproveitou o empate do Viana, foi o Óquei de Barcelos. O actual quinto classificado venceu o anterior sexto (Gulpilhares) por 2-0 e parece ter reencontrado alguma regularidade.
O muito perseguido sexto lugar é agora pertença de Portosantense. Os insulares só jogam para a 20ª jornada na próxima quarta-feira mas devido ao compromisso para a CERS no próximo fim de semana, realizaram já o jogo da 21ª jornada tendo a equipa de Porto Santo vencido o Riba d'Ave por 7-3. O Portosantense tem agora um ponto de vantagem sobre Nortecoope e Gulpilhares. Se os de Gaia sairam derrotados na deslocação a Barcelos, os maiatos não tiveram problemas em vencer o penúltimo da classificação, HC Sintra, por 5-1.
Quem se deixou atrasar na luta pela poule A, foi o Sporting. Porventura afectados pelos problemas financeiros vindos a público, os leões saíram vergados de Paço de Arcos por um pesado 8-2 que tira, provisoriamente, o emblema da Linha da zona de despromoção. Nos quatro amaldiçoados lugares está agora o HA Cambra, mas com menos um jogo, acertando o calendário na próxima quarta-feira com a deslocação a Riba d'Ave. Também com menos um jogo (com o Portosantense) está o Espinho que encabeça um trio (com Sintra e Riba d'Ave) cada vez mais isolado no fundo da classificação.
sexta-feira, fevereiro 11, 2005
Sporting em colapso
Num momento crucial do campeonato de hóquei em patins, em que o Sporting tenta alcançar um lugar no lote das seis equipas que na segunda fase da prova lutam pelo apuramento do campeão nacional, a turma leonina vive tempos conturbados. O facto é que existem dois meses de salários em atraso, o que, naturalmente, está a criar um certo desconforto para os jogadores, que têm tentado alhear-se das dificuldades financeiras já admitidas entre o plantel. No entanto, as perspectivas parecem não ser as mais animadoras para a equipa. É que, segundo A BOLA apurou, todas as verbas inerentes do acordo de patrocínio, celebrado entre a secção de hóquei em patins do Sporting e a Somague – principal mecenas dos leões –, estão saldadas, estando assim esgotada a principal fonte de receitas do Sporting que, tal como o próprio Miguel Bento admitiu no início da temporada, não incluiu os eventuais direitos de transmissão televisiva no seu Bussiness Plan, isto é, no seu orçamento anual. A situação tem vindo a agravar-se desde que o pagamento dos ordenados relativos ao mês de Dezembro falhou. Os jogadores, desde então, têm confrontado o técnico com o cenário possível para o desfecho da crise, mas sem sucesso.Problemas sérios no hóquei em patins do Sporting, depois de ter sido feito um esforço considerável para que a secção renascesse em Alvalade, curiosamente uma das modalidades que mais prestígio deu ao clube, por onde passou um dos nomes mais sonantes do hóquei português: António Livramento. Na verdade, o responsável pelo regresso do Sporting ao escalão principal do hóquei em patins nacional é Miguel Bento que, contudo, parece estar a sentir algumas dificuldades em contrariar a fase mais negativa do Sporting esta época. Entretanto, o plantel aguarda com alguma ansiedade o desfecho da crise agora instalada.
Fonte: Jornal ABola, Edição de 11 de Fevereiro de 2005
quinta-feira, fevereiro 10, 2005
Espinho bate Benfica em véspera de duelo entre seis primeiros
Com a vitória sobre o Paço de Arcos, o Gulpilhares isolou-se no muito concorrido sexto lugar. Entre os seus concorrentes directos, o Sporting perdeu em casa com a Juventude de Viana, a Nortecoope perdeu em Fânzeres, e o Portosantense empatou em Vale de Cambra. O pontinho valeu ao Académico de Cambra alargar a vantagem sobre a linha de água para dois pontos, ainda insuficiente para respirar com tranquilidade.
Nos primeiros lugares, o Porto continua sem a excepção que confirma a regra da vitória e a Oliveirense venceu, no jogo grande da jornada o Barcelos, aproveitando para ganhar três pontos também ao Benfica, equipa que defronta no próximo fim de semana. Quem também aproveitou o deslize dos encarnados, foi a Juventude de Viana que está agora a meros dois pontos. Os barcelenses, pese a normalidade de uma derrota entre iguais, têm os aguerridos concorrentes ao sexto lugar cada vez mais perto...
Na próxima jornada antevêm-se jogos de grande interesse no topo da classificação, com a visita do lider ao rinque do Viana (4º) e do "vice-lider" ao rinque do Benfica (3º). Seguindo a classificação, e não com menos interesse, encontramos um duelo entre quinto (Barcelos) e actual sexto (Gulpilhares) que pode dar azo a mexidas na tabela. Até porque à espreita estão Portosantense, que visita o moralizado Espinho, Sporting, com uma complicada deslocação a Paço de Arcos, e Nortecoope, que deverá ter a tarefa mais simples na recepção ao Sintra. Sobra o jogo entre Riba d'Ave e Académico de Cambra para confirmar a fuga, ponto a ponto, dos de Vale de Cambra sobre a linha de água ou para definir cada vez mais um grupo de cinco onde só um se salvará...
Centro de Treino
CD.Nortecoope(2) - Sandra Fernandes(GR), Raquel Pinto(DEF);
Fundação Nortecoope(4) - Diana Sousa(GR), Ana Filipa Gonçalves(DEF), Ana Lopes(AV), Claudia Rego(AV);
Maiacoope(1) - Vania Azevedo(DEF);
Alcobacense(2) - Ana Santos(GR), Neuza Pebre(AV);
ACR.Gulpilhares(3) - Vania Ribeiro(DEF/AV), Ana Gomes(AV), Ana Patricia Emilio(AV)
Fonte: www.fpp.pt
Jogos do fim de semana
Sábado, 12 de Fevereiro de 2005
18 Horas -
18 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
Campeonato Nacional Feminino
Zona Norte
Sábado, 12 de Fevereiro de 2005
16 Horas - CH.Carvalhos - Maiacoope
Domingo, 13 de Fevereiro 2005
16 Horas - HC.Viseu - CD.Nortecoope
17H30M - HC.Marco - CP.Alfena
18 Horas - Fundação Nortecoope - ACR.Gulpilhares
Zone Sul
Sábado, 12 de Fevereiro de 2005
16 Horas - GDR. "Os Lobinhos" - HC.Mealhada
16 Horas - AA. Alcobacense CD. - AF.Arazede
16 Horas - CD.Boliqueime - GD.Sesimbra
18 Horas - HC.Turquel - CD.Portosantense
Resultados de ontem
UD.Oliveirense 3-1 OC.Barcelos
Ac.Espinho 1-0 SL.Benfica
Classificação:
1. FC Porto, 55 pontos
2. Oliveirense, 45
3.SL.Benfica, 36
4. Juventude Viana,34
5. OC.Barcelos, 30/
6. Gulpilhares, 28
7. Portosantense, 26
8. Sporting/Somague, 25
9. Nortecoope, 251
10. Cambra, 19
11. Paço de Arcos, 17
12. AA Espinho, 14
13. HC Sintra, 11
14. Riba De Ave, 8
quarta-feira, fevereiro 09, 2005
Pedro Alves em destaque nos Troféus "O Minhoto"
Após ter regressado há pouco tempo à competição, após longo afastamento por lesão, Pedro Alves vê ainda este prémio como um forte estímulo para continuar. “Este prémio é mais um incentivo para que possa continuar a trabalhar com a mesma dignidade que tive até hoje e continuar a tentar conquistar títulos, porque foi assim que fui habituado na competição, quer nos clubes onde joguei quer na selecção nacional…”disse.
Esta iniciativa tem como principais objectivos a valorização e reconhecimento público de desportistas, associações, treinadores, árbitros e dirigentes desportivos da região Minho.
Este ano foram atribuídos 28 prémios em varias categorias, incluindo o hóquei em patins.
Lembre-se que os hoquistas já distinguidos com “O Minhoto” foram os seguintes:
Em 1997, Luís Viana, em 98, Guilherme Silva, em 99, Domingos Carvalho, em 2000, Paulo Matos, em 01, Sérgio Silva, em 02, Luís Filipe, em 03, Jorge Maceda e agora em 2004, Pedro Alves.
Na categoria de Melhor Arbitro, também já foram distinguidos alguns árbitros de hóquei em patins, em 1998, Luís Rei, em 99, Rego Lamela e em 2001 António Rocha .
Com: Pedro Xavier
Cristiano vai treinar a Itália
Fonte:Jornal Abola, Edição de 9 de Fevereiro de 2005
"Europeus" fecham a jornada
Vai ser uma Oliveirense ferida no seu orgulho aquela que esta noite entrará em ringue, após copiosa derrota, no sábado passado, frente ao Igualada (8-0). Apesar deste resultado não comprometer definitivamente as aspirações dos pupilos de António Vale na prova, o facto é que a veterana equipa de Azeméis tudo fará para inverter a má imagem deixada na Catalunha. Todavia, de Barcelos viaja uma equipa que tem estado longe das boas exibições, mas que se apresentará certamente mais motivada após a primeira vitória alcançada na Liga dos Campeões (3-2 ao Salerno, de Itália) e, sobretudo, com o regresso do capitão Pedro Alves, autor do golo decisivo frente aos transalpinos. O jogo tem início marcado para as 21h.
O surpreendente Benfica (a avaliar pela prestação no primeiro jogo dos quartos-de-final da Taça CERS...) desloca-se até Espinho, onde tentará cimentar a sua posição na tabela classificativa e assegurar, o quanto antes, a presença na Poule A. Também na ilha do Porto Santo a emoção promete estar ao rubro, uma vez que a equilibrada e aguerrida formação do Cambra tentará travar a onda de optimismo dos insulares após a fantástica vitória, fora de portas, frente aos italianos do Roller Novara (4-7).
segunda-feira, fevereiro 07, 2005
Direito De Resposta
Nos comentários do Post com o título "Juventude de Viana ultrapassa arbitragem mal intencionada", "Alguém" assinou alguns comentários com as iniciais TMB insinuando tratar-se do jogador Tiago Barbosa. O próprio jogador, Tiago Barbosa, esclarece que não foi o autor dos comentários e mostra-se indignado com tal atitude maldosa.
Como já devem saber, qualquer um pode assinar os comentários com o nome que quiser e como é notório houve maldade do "desconhecido" que se escondeu por trás de umas iniciais. O HoqueiPt podia apagar os comentários mas como nunca o fez também não irá ser agora. Preferimos esclarecer o assunto.
Lamento que a má indole e a cobardia deste indíviduo tenha, de certa forma, usado este blog para prejudicar o jogador em questão e, espero sinceramente que o dito TMB enfie a carapuça e nunca mais nos visite. Pessoas assim... não obrigado!
Aqui fica a rectificação e espero que todos compreendam a situação e não se "estiquem" com mais "guerrinhas verbais".
Saudações,
Marina Alves, André Sousa e Paulo Mariotti - HoqueiPt
domingo, fevereiro 06, 2005
Juventude de Viana ultrapassa arbitragem mal intencionada…
"Foi uma Juventude de Viana muito bem organizada e batalhadora, aquela que se apresentou no passado sábado no Pavilhão da Parede em Lisboa para defrontar o Sporting, pelo que os três pontos arrecadados pelos orientados de Fernando Fallé foram inteiramente merecidos e justos, em encontro referente à 19 ª jornada do Nacional da I Divisão de hóquei em patins.Os jogadores da Juventude, conseguiram sempre anular os pontos fortes dos Sportinguistas e a habilidosa e miserável arbitragem de Domingos Carvalho e Jerónimo Moura do Porto.A primeira parte foi completamente dominada pelos minhotos, que mais rápidos e bem organizados defensivamente, chegaram com facilmente aos 3-0. Primeiro marcou Rodrigo Sousa, depois Tiago Barbosa dois jogador ex. Sporting.Com os Leões a procurarem reduzir, foi a Juventude que ampliou por intermédio de Pedro Ascenção.Embora o Sporting tivesse procurado o golo, a Juventude de Viana poderia ter saído para o intervalo com o resultado mais desnivelado, não fosse a falta de eficácia dos vianenses e a grande exibição do guarda-redes José Carlos. O Sporting ainda reduziu antes do intervalo por Luís Filipe primeiro, depois por intermédio da dupla, (Domingos Carvalho e Jerónimo Moura do Porto) que ofereceram um golo irregular ao Sporting, Luís Filipe rematou para a baliza, mas após o sinal do cronómetro e do apito dos árbitros a assinalar o final da primeira parte, decisão inqualificável, ao validarem um golo aos leões que legalmente nunca existiu. Aliás, este foi um dos muitos erros da dupla de arbitragem, a qual somou um conjunto de (más) decisões que prejudicaram sempre a equipa de Fallé.
Na segunda parte o Sporting empurrado pela dupla de arbitragem, que permitiu tudo menos praticar hóquei, lá chegou à igualdade (3-3), a quatro minutos do final por Paulo Almeida, até que Tiago Barbosa, na conversão de uma grande penalidade (bem assinalada, só faltou no decorrer do encontro, os árbitros terem marcado mais algumas favoráveis aos vianenses) oferecer o triunfo à Juventude, com toda a justiça. A Juventude de Viana que tinha acordado de um pesadelo depois da derrota com o Gulpilhares, quase se mete noutro agora por culpa de dois “apitadores” que se juntaram no fim-de-semana, para dar um passeio na capital…é necessário reflectir, essencialmente quem nomeia os árbitros…"
sábado, fevereiro 05, 2005
Alguns Resultados...
18 Horas - Sporting/Somague -3 /Juventude de Viana- 4
18 Horas - ACR.Gulpilhares -3 /CD.Paço D'Arcos - 0
POR HORAS...CRISTIANO PEREIRA SELECCIONADOR DE ITÁLIA
RICARDO PEREIRA PÁRA SEIS SEMANAS
O avançado Ricardo Pereira, ex-Benfica, e actualmente ao serviço dos espanhóis do Desportivo de Réus, foi operado a uma pubalgia e vai ter de estar sem competir, no mínimo, seis semanas. A cirurgia correu bem e o internacional luso está já a recuperar.
sexta-feira, fevereiro 04, 2005
Carlos Pires distinguido pelo Instituto de Desporto de Portugal
Segundo o Jornal Diário da Madeira , O actual guarda- redes do Paço de Arcos, ”Carlos Pires no Porto Santo fez um trabalho ao nível da formação digno de realce, tal como todos os outros da lista, só que numa situação distinta de outros nomes consagrados do treino que ganharam o seu estatuto noutro âmbito e com outras condições.”
Entrevista com Carlos Graça, Presidente do CERH
O Hóquei mundial, estagnou ! Esta é, infelizmente a realidade actual.
No âmbito europeu os países praticantes são os mesmos de alguns anos a esta parte, já que alguns países com grande historial na modalidade, tais como a Holanda e a Bélgica, raramente são vistos em competições europeias de clubes ou de selecções nacionais.
Quanto a novos países temos a Áustria e a Suécia, que com algumas interrupções vão aparecendo nas competições da Europa.
A nível mundial os últimos campeonatos do escalão “B”, tiveram uma redução no numero de países participantes e a nível de qualidade, não se verificou evolução já que, são sempre os mesmos os países que sobem ao grupo “A”, para no ano imediato voltarem ao grupo “B”.
Dadas as recentes mudanças de liderança, no Comité Europeu, no Comité Internacional, com a eleição do alemão Harro Strucksberg e a próxima eleição de Sabatino Aracu para a presidencia da FIRS - Federação Internacional , em substituição do catalão Isidro Oliveras, estou confiante que a patinagem e o Hóquei em Patins em particular vão “mexer” e que algumas novidades surgirão no futuro imediato.
2ª- O que falta para termos o Hóquei como modalidade olimpica?Acha que o desnivel entre as 4 principais selecções mundiais e as outras pode afastar o Hóquei dos Jogos Olimpicos?
A problemática - Hóquei em Patins vs. Modalidade Olímpica – não é, na minha opinião fácil de resolver.
Os Jogos Olímpicos, são também um negócio, onde no final o lucro tem de existir.
Condicionado por este facto, entre outros, a selecção de modalidades a incluir nos Jogos, têm tendência a reduzir o numero de praticantes, pelo que cada vez mais vemos as modalidades colectivas serem preteridas em favor das individuais.Porque o numero de selecções que disputam os Jogos é limitado, o problema desnível de qualidade entre Selecções, no meu ponto de vista não será factor considerado por quem tem que decidir, que modalidades entram nos Jogos.
3ª- Sei que está é uma pergunta pertinente, mas, qual a sua opinião sobre a tentativa da Selecção da Catalunha entrar no Mundial de San José?
A iniciativa catalã, teve origem política e foi mal conduzida deste o seu início.
As influências políticas, condicionaram as decisões, que não foram as mais correctas e que resultaram numa complicação enorme, com alguns embaraços à mistura.
Toda esta discussão poderiam ter sido evitada, se a leitura mais atenta dos regulamentos em vigor tivesse sido melhor interpretada.
4ª- o que acha das novas regras testadas no ultimo jogo entre a Selecção da Catalunha e a do Resto do Mundo?
O teste das regras que se verificou no final do ano passado, foi uma iniciativa da Federação da Catalunha, da qual apenas tomei conhecimento pelos Média, pelo que desconheço a existência de conclusões sobre a experiência.
5ª - Como vê a modalidade em Portugal?
O Hóquei em Patins português tem mantido os parâmetros de qualidade com que, desde à muito se apresenta por esse mundo “hoquista”.
As minhas funções europeias não me concedem muito tempo livre para acompanhar mais de perto o hóquei em patins nacional, pelo que gostaria de não comentar este tema.
O que posso acrescentar acerca do hóquei português é que ele continua a ser muito respeitado no exterior e que regularmente colaboramos com países europeus em desenvolvimento na modalidade, enviando técnicos portugueses para efectuarem nesses países acções, de âmbito técnico-táctico e também de arbitragem, sector no qual também continuamos a apresentar os mais elevados níveis de qualidade.
Já agora pedia uma mensagem aos frequentadores deste blog. E uma palavra sobre este projecto.
A aparição de fóruns sobre a modalidade onde se podem expressar opiniões e fazer comentários, é factor importante e que por vezes resulta em “coisas” positivas de onde eventualmente se poderão extrair ideias.
Sou um seguidor muito recente dos blogs e só a necessidade de estar “em dia” com o que se passa no hóquei, me levou a diariamente frequentar estes sites.
Devo dizer que me pareceu uma atitude muito correcta a junção de vontades recentemente efectivada com este blog. A união de esforços, no mesmo sentido, só poderá resultar numa melhor qualidade de informação.
Por este facto o meus parabéns e para bem da nossa modalidade continuem e disponham sempre do CERH.
Um abraço para todos os frequentadores e um convite para navegarem no site do Comité, http://www.cerh.info/, onde poderão encontrar sempre informação actualizada em o tudo o que se passa na Europa do Hóquei em Patins.
quarta-feira, fevereiro 02, 2005
Campeonatos Distritais de Séniores
Eu sou claramente contra estes campeonatos graças aos fins que eles tem, não servem para rodar jogadores menos utilizados, servem apenas e só para limpar os castigos.
Há quem diga que é para fazer rodara e dar experiencia a jogadores mais novos, mas o que vemos depois é autenticamente jogos de juniores e nem um sénior presente. Se querem rodar jogadores porque não criar um Campeonato Nacional de sub-21, aí sim os jogadores rodavam e podiam muito bem ficar nos clubes e serem chamados quando fosse necessário em vez de se estar a emprestar os jogadores a outros clubes.
Votem e deixem a vossa opinião!!!!!
Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal
19ª Jornada
Sábado, 5 de Fevereiro de 2005
18 Horas -
18 Horas -
18 Horas -
Quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2005
21 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
21 Horas -
Taça de Portugal Masculina
Sábado, 5 de Feveriro de 2005
18 Horas - AD.Oeiras - AE.Fisica D.
Domingo, 6 de Fevereiro de 2005
18 Horas - CS.Maritimo - UDR.Nafarros
Campeonato Nacional Feminino
Zona Norte
Sábado, 5 de Fevereiro de 2005
16 Horas - CH.Carvalhos - Fundação Nortecoope
16 Horas - CP.Alfena - ACR.Gulpilhares
18 Horas - CD.Nortecoope - HC.Marco
Domingo, 6 de Fevereiro de 2006
19 Horas - Maiacoope - HC.Viseu
Zona Sul
Sábado, 5 de Fevereiro de 2005
15 Horas - GD.Sesimbra - AA.Alcobacense CD.
15H30M - CD.Portosantese - CD.Boliqueime
16 Horas - HC.Turquel - GDR. "Os Lobinhos"
20 Horas - AF.Arazede - HC.Mealhada
Taça de Portugal Feminina
Terça-Feira, 8 de Fevereiro de 2005
16 Horas - Maiacoope - GD.Sesimbra
16 Horas - AA.Alcobacense CD. - ACR.Gulpilhares
GDR. "Os Lobinhos" - CD.Portosantense (sem data definida)
16 Horas - CH.Carvalhos - CD.Nortecoope
16 Horas - HC.Mealhada - Ac.Espinho
16 Horas - Ac.Coimbra - HC.Marco
17 Horas - CD.Boliqueime - AF.Arazede
18 Horas - Fundação Nortecoope - UD.Vilafranquense
Competições Europeias
Liga do Campeões
Sábado, 5 de Fevereiro de 2005
Grupo A
19H30M - Igualada HC - UD.Oliveirense
20H15M - RSC.Uttigen - FC.Barcelona
Grupo B
21 Horas -OC.Barcelos - Roller Salerno
16H30M - Reus Deportiu - FC.Porto
Taça CERS
Sábado, 5 de Fevereiro de 2005
21 Horas - Roller Novara - CD.Portosantense
21 Horas - Hockey Prato - CE.Noia (Canal 33 TV Espanhola)
21 Horas - Bassano Hockey - HC.Breganze
Domingo, 6 de Fevereiro de 2005
17 Horas - SL.Benfica - Follonica