sexta-feira, fevereiro 04, 2005

Entrevista com Carlos Graça, Presidente do CERH

1ª - Como está o Hóquei a nivel mundial?
O Hóquei mundial, estagnou ! Esta é, infelizmente a realidade actual.
No âmbito europeu os países praticantes são os mesmos de alguns anos a esta parte, já que alguns países com grande historial na modalidade, tais como a Holanda e a Bélgica, raramente são vistos em competições europeias de clubes ou de selecções nacionais.
Quanto a novos países temos a Áustria e a Suécia, que com algumas interrupções vão aparecendo nas competições da Europa.
A nível mundial os últimos campeonatos do escalão “B”, tiveram uma redução no numero de países participantes e a nível de qualidade, não se verificou evolução já que, são sempre os mesmos os países que sobem ao grupo “A”, para no ano imediato voltarem ao grupo “B”.
Dadas as recentes mudanças de liderança, no Comité Europeu, no Comité Internacional, com a eleição do alemão Harro Strucksberg e a próxima eleição de Sabatino Aracu para a presidencia da FIRS - Federação Internacional , em substituição do catalão Isidro Oliveras, estou confiante que a patinagem e o Hóquei em Patins em particular vão “mexer” e que algumas novidades surgirão no futuro imediato.

2ª- O que falta para termos o Hóquei como modalidade olimpica?Acha que o desnivel entre as 4 principais selecções mundiais e as outras pode afastar o Hóquei dos Jogos Olimpicos?
A problemática - Hóquei em Patins vs. Modalidade Olímpica – não é, na minha opinião fácil de resolver.
Os Jogos Olímpicos, são também um negócio, onde no final o lucro tem de existir.
Condicionado por este facto, entre outros, a selecção de modalidades a incluir nos Jogos, têm tendência a reduzir o numero de praticantes, pelo que cada vez mais vemos as modalidades colectivas serem preteridas em favor das individuais.Porque o numero de selecções que disputam os Jogos é limitado, o problema desnível de qualidade entre Selecções, no meu ponto de vista não será factor considerado por quem tem que decidir, que modalidades entram nos Jogos.

3ª- Sei que está é uma pergunta pertinente, mas, qual a sua opinião sobre a tentativa da Selecção da Catalunha entrar no Mundial de San José?
A iniciativa catalã, teve origem política e foi mal conduzida deste o seu início.
As influências políticas, condicionaram as decisões, que não foram as mais correctas e que resultaram numa complicação enorme, com alguns embaraços à mistura.
Toda esta discussão poderiam ter sido evitada, se a leitura mais atenta dos regulamentos em vigor tivesse sido melhor interpretada.

4ª- o que acha das novas regras testadas no ultimo jogo entre a Selecção da Catalunha e a do Resto do Mundo?
O teste das regras que se verificou no final do ano passado, foi uma iniciativa da Federação da Catalunha, da qual apenas tomei conhecimento pelos Média, pelo que desconheço a existência de conclusões sobre a experiência.

5ª - Como vê a modalidade em Portugal?
O Hóquei em Patins português tem mantido os parâmetros de qualidade com que, desde à muito se apresenta por esse mundo “hoquista”.
As minhas funções europeias não me concedem muito tempo livre para acompanhar mais de perto o hóquei em patins nacional, pelo que gostaria de não comentar este tema.
O que posso acrescentar acerca do hóquei português é que ele continua a ser muito respeitado no exterior e que regularmente colaboramos com países europeus em desenvolvimento na modalidade, enviando técnicos portugueses para efectuarem nesses países acções, de âmbito técnico-táctico e também de arbitragem, sector no qual também continuamos a apresentar os mais elevados níveis de qualidade.

Já agora pedia uma mensagem aos frequentadores deste blog. E uma palavra sobre este projecto.
A aparição de fóruns sobre a modalidade onde se podem expressar opiniões e fazer comentários, é factor importante e que por vezes resulta em “coisas” positivas de onde eventualmente se poderão extrair ideias.
Sou um seguidor muito recente dos blogs e só a necessidade de estar “em dia” com o que se passa no hóquei, me levou a diariamente frequentar estes sites.
Devo dizer que me pareceu uma atitude muito correcta a junção de vontades recentemente efectivada com este blog. A união de esforços, no mesmo sentido, só poderá resultar numa melhor qualidade de informação.
Por este facto o meus parabéns e para bem da nossa modalidade continuem e disponham sempre do CERH.

Um abraço para todos os frequentadores e um convite para navegarem no site do Comité, http://www.cerh.info/, onde poderão encontrar sempre informação actualizada em o tudo o que se passa na Europa do Hóquei em Patins.

Sem comentários: