quinta-feira, maio 26, 2005

Afinal quem tramou os jogadores do Sporting?

Os jogadores do Sporting estão indignados e, acima de tudo, tristes com a extinção da equipa sénior no clube. Todos eles marcaram presença numa conferência de imprensa que decorreu ontem no Pavilhão da Parede, local que acolheu a maioria dos jogos da equipa ao longo da época.

Os atletas "leoninos" não conseguem compreender como é que o clube tomou uma decisão destas de um dia para o outro e frisam que mereciam outro tipo de comportamento. Defendem que o Sporting tomou a decisão mais fácil e estranham que os responsáveis do clube e da Associação de Hóquei em Patins do Sporting não entrem em contacto com eles, para pelo menos explicarem a decisão. Atónitos ficaram também com o facto de o dinheiro dos dois patrocinadores - Somague e Grupo Ferpinta - ter terminado tão cedo e questionam-se para onde terão ido as verbas. Mas o que lhes custa mais é mesmo a desistência do campeonato, a cinco jornadas no fim. "Não é digno de um clube com a grandeza do Sporting", ouviu-se várias vezes.

O ex-treinador Miguel Bento também não foi poupado e sempre que o seu nome surgiu na conversa notaram-se esgares e sorrisos irónicos nas caras dos jogadores.

A inexistência de uma Associação de Jogadores de Hóquei em Patins deixa os atletas completamente desprotegidos nesta e em situações similares. O guarda-redes José Carlos reconhece o facto e lamenta que a ideia nunca tenha seguido para a frente.

Miguel Bento é um dos responsáveis pela Associação de Hóquei em Patins do Sporting. O ex-técnico dos "leões" diz que a mesma "não teve quaisquer responsabilidades na extinção da modalidade no clube". Quanto às acusações dos jogadores, preferiu não comentá-las, já que disse não ter conhecimento do que foi dito.

Responsáveis ligados às modalidades do Sporting contactados por O JOGO declinaram tecer comentários sobre o caso, defendendo que o hóquei em patins era uma modalidade que funcionava à parte do clube.

ANDRÉ CRUZ MARTINS, in O Jogo
José Carlos: "Somos pessoas e temos dignidade"

"Estamos aqui para transmitir a nossa indignação com o que aconteceu. Estamos tristes e surpresos com a decisão do Sporting. A Direcção foi célere para acabar com a modalidade, mas não para resolver os problemas financeiros que se arrastam há sete meses. Merecíamos outro tipo de atitude. Somos pessoas e temos dignidade. Sacrificámo-nos pelas nossas famílias e não queremos pensar que foi um esforço inglório. A Associação e o Sporting não nos dizem nada, e se assim continuar, teremos de tratar da nossa vida. Recurso aos tribunais? Não sei, talvez seja uma solução..."

Filipe Gaidão: "Miguel Bento mentiu-nos"

"Gostávamos de saber para onde foi o dinheiro dos patrocinadores. Teoricamente chegava para a época inteira... Miguel Bento prejudicou a vida de 12 ou 13 atletas, seccionistas, mecânicos e enfermeiros. Mentiu-nos e omitiu-nos coisas importantes. No Benfica, aconteceu uma situação semelhante, mas os sócios impediram que a modalidade acabasse. Vê-se agora onde o Benfica está e constata-se que tem um projecto com pernas para andar."

Pedro Pestana: "Vamos continuar a treinar"

"É uma falta de respeito para um grupo de trabalho que com seis meses de salários em atraso treinou à noite em locais diferentes e que deu tudo nos jogos e nos treinos. É um enorme desgosto para mim desistir de um campeonato a cinco jornadas do fim. Vamos continuar a treinar, porque amamos a modalidade e há aqui jogadores que vão participar no Campeonato do Mundo na Califórnia."

Sem comentários: