terça-feira, maio 24, 2005

Sporting baralha as contas

DESISTÊNCIA DOS LEÕES LEVANTA IMBRÓGLIO
A desistência do Sporting do Campeonato Nacional da I Divisão levantou um problema de ordem administrativa no que diz respeito à pontuação e consequente classificação das restantes equipas. É que, levando à letra o que está estabelecido no artigo 13.º do Regulamento de Provas e Competições da Federação de Patinagem de Portugal, todos os resultados obtidos até esse momento não são levados em consideração e, como o artigo não se refere às fases incluídas no sistema competitivo em curso, a classificação final da 1.ª fase do campeonato teria uma ordenação ligeiramente diferente mas suficiente para subverter a verdade desportiva, isto porque os regulamentos federativos, que não prevêem situações deste tipo, não foram actualizados.Na verdade, o Gulpilhares, que participa no Grupo B, passaria assim a integrar o Grupo A, por troca com a Nortecoope. É que, em igualdade pontual, a formação do Gulpilhares tem vantagem sobre o conjunto da Maia, em virtude de somar uma vitória e um empate no confronto directo.Perante este cenário, o Gulpilhares já tomou uma posição. Caso a FPP, no seu entender, não cumpra o que está regulamentado, fará todos os jogos sob protesto até final da campeonato. "Já confirmámos junto da federação o protesto do primeiro jogo [n.d.r. frente ao Cambra]. Sentimo-nos prejudicados por toda esta situação", disse-nos o presidente do Gulpilhares, Adriano Silva.


À espera


A Nortecoope, por seu turno, aguarda serenamente pela evolução do caso. "Não temos nada a ver com a situação. Não é nada connosco e não considero existir uma 'guerra' contra nós", referiu o presidente Joaquim Faria que enviou um recado à FPP. "A federação, quando os clubes não têm credibilidade, não deveria inscrevê-los. Devia exigir uma caução para a eventualidade de virem a desistir."Entretanto, Félix Carvalho, vice-presidente da FPP e responsável do Comité Nacional de Hóquei em Patins vai hoje, na reunião federativa, apresentar uma proposta sobre o caso. "A desistência do Sporting só vai afectar o Grupo B. É esta a proposta que irei apresentar à direcção. Se fôssemos mexer na prova toda, este ano não haveria campeão e, para a próxima época, não se disputaria a I Divisão", afirmou Félix Carvalho.


Félix Carvalho: «Só afecta o Grupo B»


Félix Carvalho, vice-presidente da FPP e responsável do Comité Nacional de Hóquei em Patins vai hoje, na reunião federativa, apresentar uma proposta sobre o caso das clasiificações. "A desistência do Sporting só vai afectar o Grupo B. É esta a proposta que irei apresentar à Direcção. Se fossemos mexer na prova toda, este ano não haveria campeão e, para a próxima época, não se disputaria a I Divisão", afirmou ao nosso jornal Félix Carvalho.


Fonte:Jornal Record

Sem comentários: