quinta-feira, março 23, 2006

Óquei de Barcelos vai lutar por um dos três primeiros lugares

Em entrevista exclusiva ao CÁVADO JORNAL, o treinador do Barcelos quebrou o «blackout» que decretou após a recepção ao FC Porto.
Vítor Silva revela uma forte convicção de que tem uma grande equipa, capaz de, a partir de agora, de lutar pelo título nacional.


Qual foi a razão para ter estado em «blackout»?
A decisão foi tomada para salvaguardar o grupo. Entendemos que havia algumas pessoas que escrevem e falam para alguns órgãos de Comunicação Social de Barcelos que estavam a atacar a equipa com situação que nós não achámos correctas. Entendemos que o desprezo seria a melhor arma naquele momento.

Entende hoje que esse silêncio valeu a pena?
Sem duvida. Os ataques passaram-nos completamente ao lado. Acabamos por saber onde estão os nossos opositores, aquelas pessoas que simplesmente só sabem dizer mal e não conseguem ser feito aquilo que de bom está a ser feito no clube. Agora entendo porque razão o José Querido, com uma grande equipa teve que fazer «blackout» a alguns órgãos de Comunicação Social.

O Barcelos conseguiu o primeiro objectivo da época. Mais cedo do que estava à espera?
Sinceramente, não acreditava que, a quatro jornadas do final da primeira fase, garantíssemos a qualificação nos seis primeiros lugares. A época que o Barcelos está a fazer, depois de ter perdido nomes importantes na estrutura anterior como Pedro Alves, Facundo Salinas e Martin Payero, tem sido muito positiva. Conseguimos fazer uma grande equipa, com jovens cheios de ambição e alguns jogadores que chegaram a ser rejeitados por outros clubes. Tenho muito orgulho por tudo aquilo que os meus jogadores têm feito. Estamos fora da luta complicada que alguns clubes que apostaram forte estão a ter para ficar nos seis primeiros.

Quais são os pontos negativos e positivos que realça nesta primeira fase da prova?
O positivo é sem dúvida, a qualificação a quatro jornadas do fim para os seis primeiros na fase seguinte. O negativo foi a fase menos boa que atravessamos, com uma série de três derrotas e três empates que nos preocupou um pouco. É de referir também que, em relação à época passada, as coisas têm melhorado muito. O grupo é muito unido, sempre imbuído no mesmo espírito e no objectivo. Mesmo quando existiram aqueles ataques desenfreados daqueles que pensam que são especialistas em todas as modalidades, o grupo percebeu que a resposta seria dada dentro do campo.

Admite, a partir de agora, renovar os objectivos do Barcelos até final deste Campeonato?
Outros patamares já eram postos no grupo de trabalho e que não eram passados cá para fora. A partir do momento em que conseguimos o primeiro objectivo, a grande prioridade é melhorar o quarto lugar da época passada. Vamos pensar no terceiro, segundo, ou no primeiro, se isso for possível. Temos que trabalhar para isso, é preciso também que a sorte nos acompanhe, que as lesões não apareçam – e recordo, por exemplo que o Tó Silva, o nosso melhor marcador, já não joga há quatro jornadas, por estar lesionado. Assumo publicamente que o Barcelos vai lutar por conquistar um dos três primeiros lugares da classificação final, o que daria acesso a uma participação na Liga dos Campeões, se, financeiramente o OC Barcelos, na altura, o conseguir.

Está a referir que vai lutar pelo título nacional?
Enquanto matematicamente for possível, e se nos deixarem, em todos os jogos, o Barcelos vai lutar pela vitória. Sabemos que o FC Porto é uma grande equipa. Não é só o actual campeão nacional, o FC Porto é tetracampeão nacional. Temos de ter consciência que o FC Porto é a equipa mais forte e detentora de jogadores que são do melhor que existe no mundo.

KAOS tem sido fantástica
É visível, nesta temporada, que o publico afecto ao Barcelos reconciliou-se com a equipa.
Nota-se que tem havido um crescendo de adeptos em Barcelos, embora os jogadores entendem que mereciam mais gente a apoiá-los. Desde já, gostaria de deixar um agradecimento público à KAOS, a nossa claque, que tem feito um trabalho fantástico. São jovens barcelenses que têm sempre acompanhado a equipa, jovens que já percebem da modalidade. A nós cabe-nos fazer tudo para lhes agradecer com vitórias.

José Augusto recuperou credibilidade em Barcelos
O OC Barcelos vai a eleições esta sexta-feira. Espera que a equipa tenha estabilidade a partir deste processo eleitoral?
Uma eventual instabilidade poderia afectar a equipa. Este plantel e esta equipa estão muito agradecidos a um homem que tem feito um trabalho extraordinário, que é o José Augusto. Se não fosse ele, o Barcelos passaria por uma fase muito grave. Foi com um espírito guerreiro que o José Augusto tem recuperado o clube financeiramente. Não tenho dúvidas de que recuperou a credibilidade para o Barcelos e o grupo reconhece todo o seu esforço. Pedimos que ele se candidate, que consiga formar uma boa equipa directiva, porque todos nós acreditamos muito nele.

Tem a garantia que ele vai continuar?
Temos alguns indicadores de que ele poderá continuar. O grupo de trabalho apela à sua continuidade e deixa promessa de que, no ringue, irá dar tudo para conseguir dar muitas vitórias ao clube.

Fonte: Cávado Jornal (Enviado pelo "Bolas")

Sem comentários: