sábado, outubro 01, 2005

O primeiro clássico da temporada

Benfica e FC Porto encontram-se hoje, às 18 horas, no pavilhão Açoreana Seguros, na Luz, para disputar a primeira mão da Supertaça 2005/06.

Os tetracampeões deslocam-se a Lisboa com a intenção de tentar recuperar um troféu que já não ganham desde 1999 enquanto que, por seu turno, os vicecampeões, que já não vencem a Supertaça desde 2002, farão tudo para contrariar as ambições dos azuis e brancos. Aquelas que se revelaram no ano passado as duas melhores equipas do campeonato abrem assim a temporada 2005/06, já que este é o primeiro jogo oficial da época, cujo campeonato arranca no próximo dia 8.
Há cerca de um ano, o FC Porto perdia a Supertaça com o Barcelos, cuja decisão aconteceu em tempo de prolongamento. Com 12 troféus conquistados, os portistas procuram o 13º, ao mesmo tempo que o Benfica tentará somar sete.
Curiosamente, Benfica e FC Porto mantiveram a equipa da última temporada, reforçando-se apenas com um jogador - enquanto o FC Porto contratou o avançado Jorge Silva (saiu Caio), o Benfica foi buscar o defesa-medio Carlos Martins (saiu Alan Karan). Em situação muito idêntica, os dois "grandes" estão a postos para o primeiro clássico de 2005/06, com a segunda mão desta prova agendada para o dia 5, desta vez, no pavilhão Municipal de Fânzeres (18h00).

Franklim Pais (Treinador do FC Porto)
"Objectivo é vencer"

Franklim Pais, treinador do FC Porto, viaja até à Luz com um único objectivo - ganhar. "Queremos vencer um troféu que já não conseguimos ganhar há alguns anos. a última vez que ganhámos foi em 1999 e foi com o Benfica", atirou o técnico, avançando: "Claro que o Benfica terá as mesmas ambições, mas o FC Porto vai à Luz como vai para todos os jogos, com o objectivo de vencer". Sendo este o jogo que abre a época, Franklim Pais sublinhou: "As equipas ainda não estão ao seu melhor nível, mas penso que será um encontro equilibrado".
Se ganhar na Luz, Franklim Pais não assegura o troféu, visto que a Supertaça é discutida em dois jogos (casa/fora). Numa alusão aos moldes de disputa da prova, Franklim Pais aproveitou para defender: "Há vários anos que venho dizendo que não concordo com este esquema. A Supertaça devia ser disputada noutros moldes - apenas um jogo em campo neutro".

Paulo Garrido (Treinador do Benfica)
"Jogo de tripla"


Ganhar é também a palavra de ordem na Luz. Paulo Garrido, treinador do Benfica, disse isso mesmo: "O Benfica fez alguns testes no torneio do Pico e penso que estamos a cem por cento. Os jogos com o FC Porto são sempre equilibrados e este não vai fugir à regra. São duas equipas que se conhecem bem e são sempre questões individuais e de concentração que podem definir o resultado, pelo que este é um jogo de tripla, mas, em casa, o Benfica só pode pensar em vencer".
Vencer na Luz não é suficiente para garantir ao Benfica a sétima Supertaça do seu palmarés. Terá ainda de o fazer em Fânzeres. Tal como o treinador do FC Porto, Paulo Garrido defende um só jogo: "Esta é uma questão já muito debatida. Todos se queixam que a época é muito longa, pelo que a Supertaça devia ser discutida num jogo só. Por causa da Supertaça, o Benfica fará numa semana três jogos, pois de seguida começa o campeonato com o Barcelos. O FC Porto acontecerá a mesma coisa. Eu defendo um jogo em campo neutro".

Fonte: ojogo.pt

Sem comentários: