domingo, abril 10, 2005

Clínicas de Verão: Entrevista aos organizadores

Pelo quinto ano consecutivo, Luis Duarte e Carlos Pires (treinador e guarda-redes do CDPA, respectivamente) realizam as Clínicas de Verão.
Um óptimo projecto para as férias dos mais novos que alia o desporto à diversão promovendo o Hóquei em patins conjuntamente com outras modalidades. É de felicitar esta iniciativa já que colmata a fraca aposta de muitos clubes na formação dos jovens atletas.
O HóqueiPT apoia este projecto e foi falar com os organizadores.




HóqueiPt: O que são as Clínicas de Verão?

Carlos Pires e Luis Duarte: As Clínicas de Verão são um conjunto de actividades desportivas e lúdicas em que previlegiamos o Hóquei em Patins. As Clínicas de Verão permitem incentivar os jovens que participam nos estágios, com duração de uma semana cada, à prática desportiva e aperfeiçoamento de diversas técnicas e tácticas em todas as actividades.

HPt: Como surgiu a ideia?

CP/LD: As Clínicas de Verão de Hóquei em Patins “nasceram” no ano de 2001, com o principal objectivo de criar para jovens variadas actividades durante o período de férias escolares e desportivas. Esta ideia foi criada por nós dada a grande ligação à modalidade de Hóquei em Patins ao longo dos anos como jogadores e treinadores bem como a nossa formação Académica no curso de Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona de Lisboa.

HPt: A quem se dirigem e quais os objectivos principais das Clínicas?

CP/LD: São dirigidas a todos os atletas federados (Infantis, Iniciados, Juvenis e Femininos) e destina-se também a crianças e jovens não federados dos 4 aos 17 anos e têm como objectivos a melhoria das capacidades físicas dos jovens, ocupação dos seus tempos livres, desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionar a crianças não federadas uma nova experiência variada e motivante. Todos eles visam contribuir para o seu desenvolvimento integral aplicando o conhecimento inerente a outras modalidades.

Proporcionamos também um enorme e saudável convívio entre diversos atletas e pais dos diferentes clubes construindo com as suas diferentes ideias e pontos de vista uma saudável competição nos escalões de formação e a necessidade de ter o Hóquei em Patins aliado a outras modalidades em tempo de férias.

HPt: O que é que oferecem aos participantes?

CP/LD: A principal actividade é o Hóquei em Patins mas temos outras como o Andebol, Futebol, Badmington, Basebol, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Jogos Tradicionais, Actividades de Praia e Lúdicas e Ateliers de Pintura. No final de cada estágio é realizado um torneio de Hóquei em Patins com os jovens participantes.
Este ano, temos também um colóquio com Ricardo Barreiros e Valter Neves, ambos jogadores de Hóquei do S. L. Benfica, onde todos os atletas participantes nas Clínicas de Verão terão a possibilidade de colocar questões. Temos também muitas surpresas ao longo dos estágios.

HPt: O Hóquei em Patins é a modalidade principal?

CP/LD: É verdade, pela nossa experiência profissional e formação académica temos o Hóquei em Patins como principal modalidade no nosso planeamento das Clínicas. Continuamos a acreditar que o Hóquei em Patins merece estar no top das modalidades devido à sua riqueza de aspectos técnico/tácticos e nada melhor que aumentar nos jovens o seu gosto pela modalidade e o número de praticantes, mesmo em tempo de férias.

HPt: Como tem sido a experiência?

CP/LD: Esta experiência é única e extremamente gratificante para todos os que participam nas actividades. Dela nascem relações de grande amizade que até ali eram de adversários e que resultam de um enorme convívio ao longo das Clínicas, esquecendo os confrontos entre clubes que vão dar lugar a um intercâmbio entre os mesmos.

HPt: Que balanço fazem das edições passadas?

CP/LD: Após 4 anos a realizar Clínicas de Verão, o balanço que fazemos é muito positivo ao longo dos anos. A comprová-lo temos dados significativos como o aumento do número de participantes de ano para ano, o seu manifesto gosto pelas Clínicas e consequente repetência, não só no mesmo ano nas várias semanas como no ano seguinte, a inscrição de cada vez mais amigos, colegas de equipa e clubes.

HPt: E expectativas para as próximas edições?

Temos como grande objectivo a melhoria em todos os aspectos de ano para ano e conseguir uma participação de atletas de outros países. A nível nacional a participação é já de Norte, Centro, Sul e Ilhas. Este ano contamos já com a inscrição de um atleta de Inglaterra e dois de Angola.

Não queremos no entanto terminar sem referir que a continuidade e crescimento deste trabalho só foi possível devido á participação de todos os atletas ao longo dos anos, ao excelente trabalho desenvolvido pelos vários monitores convidados por nós a participar e ajudar neste projecto, a todas as entidades que nos apoiam, no presente e apoiaram no passado, a todos os níveis ( Parede F.C, Federação Portuguesa de Patinagem, Câmara Municipal de Cascais, Allianz, Escola Secundária de Alvide, Associação de Patinagem de Lisboa, Pizza na Brasa, Restaurante “Retiro da Madorna”, Restaurante “The Gigf", Ramazzotti, Dan Cake, Chipita e Rádio GeiceFm de Viana do Castelo) e a todos os pais que a nível particular dão a sua ajuda sem qualquer interesse pessoal que não seja o bem estar dos jovens participantes e a continuidade deste trabalho.

Sem querer esquecer ou passar para segundo plano quem quer que seja não podemos deixar de referir o trabalho incansável de Fernanda Borges (Colaboradora na área alimentar), Cristina e Miguel Albino (Colaboradores nas modalidades de Voleibol e Ténis e na área alimentar), Fátima Caetano (Professora de Educação Física e colaboradora na modalidade de Tiro com Arco) e Pedro Tomé autor da nossa página na Internet.
O nosso agradecimento a todos e neste 5ºAniversário em especial ao recente e importante apoio do HóqueiPt e desta oportunidade de divulgação, nas pessoas de Marina Alves e Paulo Fernandes.

Sem comentários: