quinta-feira, dezembro 29, 2005

Balanço de 2005

2005 foi um ano com pouco Hóquei em Patins. Até na TV.
As selecções de juniores e juvenis foram quem salvou a honra do convento vencendo os respectivos campeonatos da Europa.
A selecção principal de seniores ficou com o 3º lugar de um Mundial disputado numa terra onde a tradição do hóquei é... nula. Se a intenção em levar este importante certame para os Estados Unidos era boa, o resultado foi catastrófico, e apenas os jogos da selecção nacional conseguiam ter algum publico resultado da grande comunidade de portugueses na região.
Nos femininos, tanto a selecção principal como a de Sub-19 ficaram-se por um 2º lugar. Se a classificação dos Sub-19 se pode considerar uma boa classificação, já a da selecção principal ficou aquém do esperado, quer por jogarem em casa, quer por terem perdido no ultimo jogo o primeiro lugar.


Nas competições europeias...
Mais uma vez, foi o Barcelona a levar a melhor na Liga dos Campeões, vencendo na final o FC.Porto por 3-2, tendo o Follonica, que eliminou o Benfica nas meias finais, vencido a taça Cers.
As equipas portuguesas estão com fome de títulos há muito tempo. O último conquistado foi na Liga dos Campeões na época 90/91 vencida pelo OC.Barcelos e em 1999/2000 na Taça CERS conquistada pelo Paço D’Arcos.


Em termos nacionais, e isso é que interessa, o FC.Porto demonstrou mais uma vez a sua superioridade vencendo campeonato e a taça de Portugal, tendo no Benfica o seu principal adversário.
No feminino, foi o CD.Nortecoope que mais uma vez levou tudo para casa, tendo como maior rival a equipa do ACR.Gulpilhares.


Mas o que se tem visto presentemente é uma queda vertiginosa da nossa modalidade. Em vez de ouvirmos falar dos clubes pelas melhores razões, ouvimos falar de crises, falta de dinheiro, salários em atraso, cada vez menos publico a ver os jogos, espectáculos pobres em emoção e ricos em casos.


Para onde caminha esta modalidade, será que ninguém quer tomar conta dela?
Ninguém a leva a bom porto?


Ainda me lembro de há alguns anos atrás se falar na criação de uma liga profissional. Mas se nesta altura os clubes não tem condições para aguentar os planteis será que seria com a criação de uma liga profissional que as coisas melhoravam?
Vejamos o que passa no futebol. Equipas da segunda liga andam a desaparecer aos poucos.
Apostem na modalidade! Os clubes têm de começar a viver dentro das capacidade e não pensar em pagar o que não podem.


Já fomos, a nível nacional, considerada a modalidade número um a nível das modalidades de pavilhão…e agora onde estamos???? Volei e Futsal já nos passaram a frente, e a continuar assim mais modalidades nos vão deixar para trás.
Já nem direito a transmissões televisivas temos. Este ano o que vimos foi muito pouco e cada vez estamos a ver menos jogos na TV.
Não deixem morrer a modalidade que, ainda, é o desporto que mais títulos internacionais dá para Portugal.


Espero sinceramente que 2006 traga uma nova cara à modalidade. Novos títulos internacionais, e acima de tudo, uma nova vida para voltarmos a ter espectáculos dentro dos rinques.


Um bom 2006 para todos!!!!!

Sem comentários: