sexta-feira, janeiro 13, 2006

Barcelos vence dérbi minhoto

Em Famalicão jogou-se esta noite um emotivo dérbi minhoto, ainda que o hóquei praticado não tenha impressionado por aí além. Com uma vitória por 3-5, o Óquei de Barcelos isola-se no comando da classificação, enquanto fica à espera do que faz o Porto contra a Nortecoope.

O pavilhão do Famalicense quase que encheu para assistir ao jogo de abertura de mais uma jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Frente a frente estava a equipa da casa, muito motivada com a vitória da semana passada na Luz, e o Óquei de Barcelos, líder do campeonato em parceria com o FCP e que não queria vacilar nesta renhida luta.
Antes do apito inicial todo o público, jogadores e dirigentes respeitaram, em pé, o minuto de silêncio em memória de Fernando Adrião, falecido há dias vítima de doença prolongada.
O jogo foi, do princípio ao fim, muito morno. O Barcelos foi sempre a equipa mais inteligente em ringue, não dando hipóteses de sonhar aos da casa. Foi com naturalidade que se chegou ao 0-2, atenuado por um golo dos da casa mesmo em cima do intervalo. Na segunda parte o filme repetiu-se, com o Barcelos a marcar três golos de rajada que praticamente sentenciaram a partida. O máximo que o Famalicense conseguiu foi reduzir para 3-5 porque depois disso deixou de haver hóquei. O OCB queria conservar a bola em seu poder para deixar os minutos passar, o FAC apenas apostava nos remates de muito, muito longe que raramente levavam perigo para a baliza de João Pereira.
O jogo acabaria, fatalmente, com cenas tristes entre os jogadores de ambas as equipas. Com 12 segundos para o final, Joel Coelho sofre falta dura na tabela (a maior vítima da virilidade excessiva dos jogadores da casa durante toda a partida) e durante alguns instantes gera-se a confusão entre os intervenientes directos na partida. Com tudo mais calmo, os árbitros da partida fizeram o que havia a fazer, não compactuando com actos de violência perpetrados pelos jogadores de ambas as equipas. No meio da confusão é difícil distinguir quem faz o quê, a equipa de arbitragem optou por expulsar dois jogadores de cada equipa.
A jornada segue amanhã com os restantes jogos, perspectivando-se bons jogos em Oliveira de Azeméis onde se desloca o Benfica, na visita do Porto à Maia e em mais um dérbi minhoto (Braga - Juv. Viana).

Sem comentários: