segunda-feira, julho 11, 2005

Filipe Santos amargurado com ausência dos convocados

Duas vezes campeão do Mundo, outras tantas vezes vencedor do Campeonato da Europa, Filipe Santos é necessariamente o grande ausente da Selecção Nacional que hoje inicia em Coimbra a fase final da preparação para o Mundial dos Estados Unidos. Depois de 12 anos ao serviço da equipa de seniores, o defesa-médio não faz parte da escolha do seleccionador José Querido. O silêncio sobre esta ausência é agora quebrado: "Não estava à espera, fiquei de facto surpreendido com o facto de não ter seleccionado", afirmou a O JOGO. Mas nem é tanto o passado de sucesso nas selecções que o leva agora a sentir-se amargurado. "A época que terminou foi fantástica para mim, ganhei títulos, fui sempre titular na equipa campeã nacional, vencedora da Taça de Portugal e finalista da Liga dos Campeões", refere para apontar factos que tornariam normal mais uma chamada à Selecção. A verdade é que a convocatória obrigou-o a abortar um plano perfeito: "Todos sabiam que tinha a ideia de acabar ao nível da Selecção após o Campeonato do Mundo". A forma idealizada tornou-se impossível de realizar, pelo que foi o Europeu de 2004 que assinalou o ponto final que começou com a chamada à Selecção de Juvenis em 1989.
Referindo várias vezes que encontra valor suficiente em todos os 12 convocados para que mereçam estar nas escolhas de José Querido, Filipe Santos não esconde todavia que se sente de alguma forma vítima de ingratidão: "Nem um telefonema, em especial do presidente da Federação, pessoa que conheço desde os meus 14 anos, para pelos menos agradecer os anos que dediquei à selecção". Ainda assim, o jogador do FC Porto mostra-se pouco surpreendido: "Logicamente sabia que isto podia-me acontecer pois já fizeram o mesmo a outros, enquanto que alguns, merecidamente, até troféus de despedida receberam". Magoado pela diferença de tratamento, esclarece: "Ficaria sempre triste por não ser convocado, mas não sentiria esta ingratidão".
Mas se do presidente Fernando Claro esperava um telefonema, com a atitude do seleccionador José Querido não se mostra surpreendido: "Sabia que ele não daria a cara pela minha ausência já que provavelmente não é ele o responsável por esta convocatória, já que esteve quase toda a época ausente do país". O facto de ser treinador de uma equipa da OK Liga espanhola é, na opinião de Filipe Santos, inconciliável com a tarefa de seleccionador de Portugal: "Poucos jogos deram na televisão e os que foram transmitidos eram do FC Porto e num canal por cabo. Quando teve a oportunidade de ver ao vivo quatro das melhores equipas, na final-four da Taça de Portugal, estava a participar num torneio em Espanha como treinador de uma equipa All Stars de uma marca de equipamento", afirma, recordando que o anterior seleccionador fora sempre criticado por ver poucos jogos, enquanto agora tudo parece envolto em silêncio...
Sem entender esta ausência, o ex-capitão da Selecção desabafa: "Por vezes parece que há pessoas que não gostam de ver jogadores do FC Porto na Selecção. Espero que a lista final não inclua apenas um jogador da melhor equipa nacional...".

Fonte:Jornal OJogo

Sem comentários: