domingo, janeiro 30, 2005

Um poleiro curto para tanto galo

Á entrada para esta 18ª jornada perfilavam-se com 22 pontos três equipas que ambicionavam o lugar acima, o último que dará acesso à poule A. Gulpilhares, Nortecoope e Portosantense tinham de olhar para cima na tabela classificativa para encontrar os seus adversários mas isso não foi obstáculo. A equipa de Porto Santo foi à Luz vencer o Benfica, 3º classificado e invencivel à treze jornadas por 3-1, o Gulpilhares foi a Viana do Castelo derrotar o Juventude, 4º classificado, por 4-3 e a Nortecoope, em confronto directo com o "arrendatário" do 6º lugar, o Sporting venceu por 5-3. O trio dos 22 passa agora a ser o quarteto dos 25...
Em Riba d'Ave os extremos encontraram-se e, sem surpresa, o Porto venceu (por claros 9-3) e é cada vez mais o incontestável lider da classificação. Até porque esta semana a Oliveirense averbou o seu segundo empate consecutivo, desta feita em Paço de Arcos que assim consegue um importante ponto na luta pela fuga aos lugares de despromoção. No entanto, depois de na jornada anterior ter subido à tona da linha de água, a clara vitória do Académico de Cambra sobre o Sintra (5-0) empurrou os da Linha novamente para os indesejáveis lugares do fundo da tabela, onde Sintra, Riba d'Ave e o Espinho, derrotado tangencialmente em Barcelos (4-3), continuam a marcar passo. Os barcelenses conseguiram assim o regresso às vitórias e juntaram-lhe o prazer de roubar pontos às três equipas directamente à sua frente.
Na próxima jornada, novamente marcada pelos adiamentos devidos às competições europeias, será quase certo que o quarteto dos 25 pontos se dissolverá. Gulpilhares, Portosantense e Sporting jogam em casa, encontrando respectivamente um Paço de Arcos sedento de pontos, um Académico de Cambra que procura fugir definitivamente dos lugares do fundo e um Juventude de Viana que procurará redimir-se da derrota em casa e reencontrar o caminho das vitórias. A tarefa mais ingrata sobra para a Nortecoope. Não chegava jogar longe do seu público, ainda tinha de ser em Fânzeres...
O jogo grande da jornada terá como palco Oliveira de Azemeis. Óquei de Barcelos e Oliveirense procuram emergir de um momento menos bom com o favoritismo a recair na equipa da casa. Á espreita de um deslize dos veteranos de Oliveira de Azemeis está o Benfica que na deslocação a Espinho não contará certamente com facilidades mas em que não deixa de ser favorito.
Em Sintra, Riba d'Ave e Hockey Club farão apelo a toda a sua generosidade e tentarão por todos os meios presentear o adversário... com uma laterna vermelha.

Sem comentários: